B

B.U.T. (Break Up Time)

Tempo de ruptura do filme lacrimal. É o teste utilizado para verificar a estabilidade do filme lacrimal, normalmente se rompe entre os 15 e os 40 segundos.

Barreiras Hemato-Oculares

O globo ocular é provido de um sistema restritivo de permeabilidade, isto é, nele existem barreiras entre o sangue e os fluidos oculares. As barreiras são diferentes para os segmentos anterior e posterior.

Biometria

Mede o comprimento do eixo axial do globo ocular, no sentido ântero-posterior. É utilizada para o cálculo do poder da lente intraocular numa cirurgia de catarata.

Biomicroscopia

Exame ocular do paciente através de um microscópio óptico com aumentos variáveis do tamanho da imagem.

Blefarite

Inflamação aguda ou crônica, conhecida popularmente como “caspas dos cílios”, que ocorre na epiderme do bordo livre palpebral, na linha dos cílios. É frequente e recidivante.

Blefarocalásia

Excesso de pele na região da pálpebra superior. Tem caráter hereditário, ocorrendo após episódios de edema palpebral na infância.

Blefaroespasmo

Presença de espasmos nas pálpebras.

Blefarofimose

Má formação que acomete o desenvolvimento das pálpebras, caracterizando-se pelo estreitamento da abertura dos olhos, ptose (pálpebras caídas) e epicanto invertido (pele da pálpebra inferior voltada para cima).

Blefaroplastia

Cirurgia plástica que consiste na remoção do excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras, tanto na inferior quanto na superior, ou a correção de ambas.

Bloqueio pupilar

Ocorre quando a pupila bloqueia a passagem do humor aquoso, criando uma pressão diferencial suficiente para empurrar a íris para frente.

Buftalmia

Ou hidroftalmia, malformação congênita caracterizada por uma distensão do globo ocular, devida ao aumento da pressão intraocular.

Buraco Estenopeico

O furo/buraco estenopeico é usado no exame de refração ocular, nas armações de prova ou no Greens, para verificar se o olho examinado oferece possibilidade de melhora na acuidade visual.

Vamos agendar
a sua consulta?