F

Facoemulsificação

Método utilizado em cirurgia de catarata que consiste em realizar uma incisão na córnea de cerca de 3 mm para fragmentar e aspirar o cristalino doente que ocasiona as dificuldades em enxergar do paciente. Esse cristalino será posteriormente substituído por uma lente intraocular.

Facoemulsificador

Aparelho utilizado na cirurgia de facoemulsificação para fragmentar e aspirar o cristalino opacificado, ou opaco. Fisicamente é comparável a uma caneta com uma ponta que emite ondas de ultrassom.

Facoesclerose

Turvação do cristalino (ver catarata).

Falsa Membrana Conjuntival

Placas branco-amareladas, que correspondem a densificações da secreção conjuntival (C. adenovírus, gonococos). São retiradas sem causar hemorragias.

Fenômeno de Bell

Sinal que pode indicar paralisia facial periférica. Ao exame, é observado o movimento do globo ocular para cima e para fora quando o indivíduo afetado tenta fechar forçadamente a pálpebra.

Fenômeno de Mizuo

São três as formas de cegueira noturna estacionária: cegueira noturna congênita estacionária, fundus albipunctatus e doença de Oguchi. A doença de Oguchi forma rara, congênita, autossômica e recessiva, caracterizada por uma peculiar descoloração acinzentada ou verde-amarelada do fundo do olho, que reverte à normalidade após uma prolongada adaptação ao escuro (fenômeno de Mizuo-Nakamura).

Fibroplasia Retrocristalina

A retinopatia da prematuridade doença vascular proliferativa que ocorre na retina do recém nascido prematuro, sendo uma das complicações do recém-nascido de muito baixo peso. O pré-termo nasce com a retina parcialmente avascular e o processo de vascularização vai progredindo condicionado pela hipóxia local. Esse mecanismo de proliferação anômala destinado a suprir as necessidades dos… leia mais »

Filme Lacrimal

Filme complexo, organizado em três camadas sobrepostas e que tem estas funções: – nutrição – lubrificação e limpeza – proteção e função refrativa

Filtros

Modificações que são feitas nas lentes ou “vidros” dos óculos, lentes de contato e lentes intraoculares, que constituem barreiras à penetração, do olho de radiações nocivas, como ultravioleta e infravermelho.

Fixação Excêntrica

A fixação ato sensorial e motor, que permite ao olho fixar sobre o objeto fixado. Na fixação excêntrica, o olho desviado não fixa sobre a fóvea, mas sobre um ponto excêntrico.

Fluoresceína

Corante utilizado para visualizar lesões da derme e córnea e conjuntiva bulbar.

Foria

O mesmo que desvio latente.

Fosfeno

Sensação de quando vemos luzes e estrelas quando esfregamos os olhos. Pode aparecer como sintoma nos casos de descolamento de retina.

Fossetas Colobomatosas

Resultam do deficiente encerramento da fenda embrionária. Localizam-se habitualmente na zona temporo-inferior do disco óptico. Tamanho variável. Preenchidas por tecido glial, fibras nervosas e epitélio pigmentado. Estão associadas a anomalias do tamanho do disco do nervo óptico.

Fotofobia

Sensibilidade excessiva à claridade e à luz solar. Ocorre quando as células fotossensíveis da retina não aceitam o excesso de luz e provocam desconforto. A fotofobia pode acontecer devido a uma manifestação de algum problema ocular ocasionado por doenças inflamatórias, infecciosas, congênitas, cicatrizes e alergias.

Fototransdução

Engloba o conjunto de etapas que vão desde a detecção do fóton de luz até ao início da resposta sensorial. Consiste na transformação de energia física em energia metabólica.

Frontofocômetro

Instrumento óptico usado para medir o poder dióptrico esférico, poder cilíndrico e os seus eixos, e o poder prismático quando presente. Usado em óculos e em lentes de contato.

Fundo de Saco Conjuntival

Corresponde à reflexão da conjuntiva bulbar.

Vamos agendar
a sua consulta?