L

Lagoftalmo

Incapacidade de fechar os olhos voluntariamente. É ocasionada por algum problema que esteja afetando o músculo orbicular, levando à impossibilidade de oclusão da fenda pálpebra.

Lágrima

Líquido produzido pelas glândulas lacrimais, que se encontram na parte interna de cada olho. A função da lágrima é lubrificar os olhos e protegê-los contra substâncias estranhas e infecções.

Lei de Hering

Na Lei de Hering no movimento binocular, o estímulo ao músculo de um olho se transmite igual e simultaneamente a seu correspondente no outro olho.

Lente

Em óptica, as lentes são denominadas dispositivos ópticos que funcionam pela refração da luz. No olho humano, o cristalino funciona como uma lente, participando dos meios refrativos do olho.

Lente de 3 Espelhos de Goldmann

Lente utilizada para exames de aplicação: biomicroscopia de fundo de olho e gonioscopia.

Lente Intraocular

Lente que se coloca dentro do globo ocular, cirurgicamente em casos de: – cirurgias de catarata (pseudofacia); – cirurgias com miopia elevada, mantendo o cristalino no lugar, ou não.

Lentes de Contato

Pequenas lentes que usamos diante da córnea. Podem ser usadas com três finalidades: 1. Correção óptica: substituição ou complementação em combinação com os óculos ou como complementação em relação às lentes intraoculares; 2. Terapêutica: para diminuir a exposição da córnea, facilitar sua cicatrização e cobrir a pupila (oclusão); 3. Cosmética: para mudar a cor dos olhos, disfarçar as alterações do segmento anterior.

Lentes Progressivas

São lentes multifocais sem sombra de linha visível a separar a correção para longe e a correção para perto e sem salto na imagem.

Lenticone

Defeito congênito do cristalino, que apresenta anteriormente uma proeminência cônica. Muitas vezes associado à Síndrome de Alport.

Lentiglobo

Caso em que ocorre um aumento na curvatura anterior e posterior (uma deformidade mais ou menos esférica) do cristalino.

Leucoma Corneano

Perda da transparência da córnea (opacificação).

Leucotriquia

Embranquecimento dos cabelos. Pelos também podem ser eventualmente acometidos, incluindo sobrancelhas, cílios e pelos pubianos.

Ligamentos Palpebrais

Responsáveis pela firme aderência das pálpebras às margens da órbita. Dividem-se em medial e lateral.

Limbo Esclerocorneano

Pode-se dizer que se trata de uma zona de transição entre a córnea e a esclera. Contém estruturas encarregadas da drenagem do humor aquoso.

Linha Sampaolesi

Observa-se aumento da pigmentação da malha trabecular e linha Schwalbe (linha Sampaolesi), características do glaucoma pseudo exfoliativo.

Linhas de Arlt

Em alguns casos de conjuntivite, podemos observar o tracoma, que é uma afecção inflamatória crônica da conjuntiva e da córnea. Um tipo de ceratoconjuntivite crônica recidivante que, em decorrência de infecções repetidas, leva à formação de cicatrizes na conjuntiva e pálpebra. Na fase crônica há formação de cicatrizes lineares horizontais no tarso superior, as linhas de Arlt.

Lipemia Retinalis

Condição na qual as arteríolas e as vênulas são de coloração similar (entre o amarelo-alaranjado e o branco).

Lipoptose

A blefaroplastia é uma intervenção que visa embelezar os olhos, removendo o excesso de pele, especialmente nos casos onde observa-se gordura nas pálpebras inferiores. Quando se apresenta nas pálpebras inferiores, é chamada de lipoptose.

Luar Pupilar

O teste do reflexo vermelho, também chamado “luar pupilar”.

Vamos agendar
a sua consulta?