T

Tarsite

Inflamação do tarso da pálpebra.

Tarso

Uma faixa densa de tecido conectivo presente nas pálpebras superiores e inferiores do olho humano.

Telecanthus

Distância aumentada em qualquer canto do olho, onde as pálpebras se encontram.

Teste de Hess-Lancaster

Ou teste Lancaster. Exame oftalmológico feito frequentemente no caso de diplopia. Serve para diagnosticar paralisia ou lesão do olho em músculo/nervo. Também serve para determinar a localização e extensão da paralisia. Faz-se um registro gráfico dos movimentos oculares em diferentes posições do olhar.

Teste de Schirmer

Utiliza fitas padronizadas de papel filtro. São colocadas sem anestesia tópica, na pálpebra inferior. Se o umedecimento do papel for inferior ou igual a 5 mm em 5 min de exposição em 2 testes sucessivos, o diagnóstico de olho seco por deficiência do componente aquoso da lágrima é confirmado.

Teste do Reflexo Vermelho de Bruckner

Realizado para comparar o brilho do reflexo retiniano nas pupilas com um oftalmoscópio direto. Também podemos usar a técnica de “photoscreening”. O teste positivo revela olhos ambliopigênicos na população infantil, ou seja: ametropias, anisometropias, estrabismos e cataratas.

Topolyzer

Equipamento concebido especificamente para perceber irregularidades na superfície corneana e informar o laser no momento do tratamento para que este – além de corrigir o grau – também regularize a superfície óptica da córnea, que tem grande participação na formação de imagens nítidas. O Topolyzer é muito utilizado na regularização de córneas com ceratocone, pós-cirurgias de miopia com bisturi de diamante, também chamadas de ceratotomia radial ou em pacientes que foram operados com outras tecnologias a laser e tenham queixas na qualidade da visão diurna ou noturna.

Tracoma

Ceratoconjuntivite crônica recidivante que, em decorrência de infecções repetidas, produz cicatrizes na conjuntiva palpebral, podendo levar à formação de entrópio (pálpebra com a margem virada para dentro do olho) e triquíase (cílios invertidos tocando o olho). As lesões resultantes deste atrito podem levar a sérias alterações da córnea.

Tricomegália

Ou hipertricose. Anomalia dos cílios, quer em termos de número, quer em termos de comprimento.

Triquíase

Condição em que os cílios crescem com um desvio para dentro do olho. Um dos sintomas mais evidentes no quadro de triquíase é a sensação de areia nos olhos causada pelo atrito entre os cílios, córnea e conjuntiva.

Tropia

O mesmo que estrabismo; é um desvio manifesto de um olho da posição normal quando ambos os olhos estão abertos e descobertos.

Vamos agendar
a sua consulta?