Pinguécula: mancha amarela na parte branca do olho

10 de novembro de 2017

Alguns pacientes queixam-se do surgimento de uma mancha amarela na parte branca do olho (região conhecida por Esclera). Essa alteração é conhecida por Pinguécula e trata-se de uma alteração benigna da Conjuntiva, uma fina camada de tecido que recobre a porção da Esclera. Em algumas situações, uma parte da Conjuntiva torna-se mais espessa e eleva-se, surgindo a mancha amarela característica da Pinguécula. É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Pinguécula

O que causa a Pinguécula?

A exposição solar é o mais conhecido fator de risco para o surgimento das manchas amarelas na área branca do olho características da Pinguécula. Por isso, essa alteração é mais frequentemente observada em pessoas que têm exposição solar frequente sem o uso de óculos de sol com proteção ultravioleta adequados.

A alteração costuma surgir principalmente em indivíduos de meia-idade, mas pode aparecer já na fase da infância ou adolescência se a exposição solar for frequente e por longo tempo. Quanto maior a exposição solar sem o uso de óculos de sol, maiores as chances de a Pinguécula surgir. Ela surge mais frequentemente na porção branca do olho próxima do nariz, mas também pode afetar a região lateral da parte branca do olho.

Além disso, outro fator que conhecidamente contribui para o surgimento da alteração é o olho seco.

É importante notar que a Pinguécula é diferente do Pterígio, uma lesão que também surge na parte branca do olho, porém com causa e tratamento diferentes.

Sintomas

O principal sintoma da Pinguécula é a mancha amarela na região branca do olho, obviamente. Porém, como esta lesão é ocasionada pelo aumento da espessura da camada Conjuntiva, o filme lacrimal, produzido pelas glândulas lacrimais, pode não se espalhar de maneira adequada pelos olhos. Isso pode ocasionar o surgimento de sintomas característicos do olho seco, como vermelhidão ocular, sensação de queimação e/ou coceira, visão borrada e sensação de corpo estranho.

Qual é o tratamento da Pinguécula?

Como o principal fator associado ao surgimento dessa mancha amarela é a exposição solar, é importante utilizar um óculos de sol com proteção ultravioleta adequada. Ele deve ser usado mesmo em dias nublados, pois algumas faixas de raios ultravioleta (especialmente o UVB) podem penetrar e atravessar as nuvens, atingindo nosso olhos. Os óculos de sol são importantes tanto para o tratamento como para a prevenção do surgimento das manchas amarelas.

Em casos leves e com a presença de sintomas de olho seco (já citados acima), colírios lubrificantes podem ser o suficiente para tratar os sintomas de maneira adequada. Em alguns casos, o uso de lentes de contato esclerais também podem ajudar, à medida que protegem a região dos efeitos do olho seco e, em parte, dos raios ultravioleta que atingem o local.

Em casos agudos, a Pinguécula pode se inflamar, ficando bastante vermelha, inclusive ao seu redor. Nestes casos, também podem ser prescritos colírios a base de antiinflamatórios e/ou corticoides, capazes de reduzir a inflamação. A cirurgia de remoção da lesão também pode ser realizada em pacientes que não obtêm alívio com outras medidas ou por questões cosméticas.

A Pinguécula é grave?

A mancha amarela característica da Pinguécula é uma lesão benigna, que não tem relação com câncer ou tumores. O crescimento da mancha costuma ser bastante lento e sofrer influência da exposição solar. Porém, por causar desconforto e sintomas de olho seco, pode levar a processos inflamatórios mais exacerbados. Além disso, a Pinguécula pode ser confundida com outras manchas ou lesões oculares que podem merecer um tratamento e atenção maiores.

Se você apresenta essa alteração ocular ou o surgimento de qualquer outro tipo de mancha amarela ou de outra cor na parte branca do olho ou em outras porções do globo ocular, é importante procurar um oftalmologista.

O IOC está localizado em Curitiba e oferece uma equipe de experientes oftalmologistas prontos para lhe atender. Basta agendar sua consulta através do formulário abaixo e entraremos em contato para confirmá-la. Estamos aguardando pela sua visita.

Vamos agendar
a sua consulta?