Cirurgia ocular refrativa a laser

LASIK: cirurgia refrativa ocular a laser

Cirurgia de correção ocular a laser

O LASIK

O procedimento LASIK (laser-assisted in situ keratomileusis) é a mais popular cirurgia refrativa ocular a laser no mundo, utilizado para tratar os chamados Erros de Refração, que incluem a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia.

A cirurgia refrativa a laser é realizada com o auxílio da anestesia por gotas de colírio, sendo portanto indolor e pode ser realizada ambulatorialmente. O procedimento é muito rápido: o tempo de aplicação do laser é de apenas dois segundos para cada grau tratado. O paciente permanece na sala por um tempo médio de oito minutos para tratar os dois olhos, tempo utilizado também para ajustes e calibrações de cada tratamento. Não havendo contraindicações, o tratamento é realizado nos dois olhos, no mesmo dia.

No IOC, a cirurgia LASIK é feita com a utilização da tecnologia de confecção do flap (aba fina) e do Excimer Laser WaveLight Allegretto Eye-Q. Rotineiramente, tratamos pacientes com alto grau ou casos mais complexos com essa mesma técnica.

Procedimento

A cirurgia ocular a laser através do LASIK é realizada em duas etapas: a confecção do flap e a aplicação do laser.

Cirurgia ocular refrativa a laser

A criação do Flap

O flap (uma aba extremamente fina de tecido da córnea, inferior a 100 micra ou 0,1 mm de espessura) faz parte do primeiro estágio da cirurgia de Lasik e é criado utilizando um dispositivo sofisticado e preciso chamado microcerátomo. O procedimento leva alguns segundos e o paciente terá a sensação de pressão e escurecimento temporário da visão.

A aplicação do Laser

Após o flap ser confeccionado, ele é levantado temporariamente para que o laser possa incidir sobre o olho. A aplicação do laser leva poucos segundos e é completamente controlada por computador, quanto à sua velocidade e à sua precisão. O paciente apenas precisa fixar o olhar na luz verde acima dos seus olhos, conforme a indicação do cirurgião no momento do procedimento.

Criação do Flap LASIK

Indicações e contra-indicações da cirurgia ocular a laser

A cirurgia LASIK está indicada para pacientes acima de 18 ou 21 anos, de acordo com cada caso. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário que o grau esteja estável antes de se submeter ao procedimento. Hoje, sabemos que a Miopia, por exemplo, progride menos nas pessoas operadas, comparadas com as que não realizam a cirurgia.

A cirurgia refrativa está contraindicada nos pacientes portadores de Diabetes descompensada, doenças autoimunes (como doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa ou doença de Wegener), doenças degenerativas e imunodeprimidos, bem como nas gestantes e lactantes (temporariamente).

Para realizar o procedimento, também é necessário não ter, além do erro de refração, problemas como Glaucoma, Catarata, Ceratocone, infecções oculares e olho seco grave, como ocorre na Síndrome de Sjögren.

Em alguns casos específicos, a cirurgia PRK (também conhecida por Cirurgia de Superfície ou Transepitelial de Superfície) pode ser mais adequada, especialmente nos pacientes com uma espessura corneana muito fina, alteração esta detectada nos exames pré-operatórios.

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório de cirurgia refrativa que utiliza a técnica LASIK é bastante simples. Após a correção do grau e o reposicionamento do flap criado anteriormente, uma lente protetora é colocada sobre o olho para auxiliar na recuperação. Essa lente é removida no primeiro dia de pós-operatório. Não será necessário o uso de nenhum curativo tampão.

O desconforto costuma ser mínimo e durar pouco tempo. Você pode começar a perceber uma melhora na visão logo no mesmo dia e, em geral, já poderá voltar a desempenhar suas atividades normais no dia seguinte à cirurgia.

Vantagens

  • A cirurgia mais realizada no mundo.
  • Resultados excelentes e altamente previsíveis.
  • Mínimo desconforto no pós-operatório.
  • Rápida reabilitação visual.
  • Possibilidade de tratamento de graus elevados.

Cirurgia personalizada para as necessidades de cada paciente

Não existem dois olhos iguais. Nem mesmo na mesma pessoa. Por isso, a cirurgia de correção de grau a laser pelo LASIK é única para cada paciente. No IOC, você passará por uma consulta pré-operatória detalhada para investigar sua saúde, detectar as alterações oftalmológicas das quais você é portador e avaliar seu histórico familiar, bem como pesquisar a existência de possíveis contraindicações ao procedimento.

Alguns pacientes possuem um Astigmatismo num eixo diferente do exame da Topografia, comparado com o dos óculos. Estes pacientes têm um grande benefício na cirurgia personalizada utilizando a moderna técnica Contoura, levando 30% dos pacientes operados por esta técnica a superarem até mesmo a visão que possuíam com os óculos, antes da cirurgia.

Além disso, uma avaliação pré-operatória cuidadosa incluirá exames de acuidade visual e de refração, topografia corneana, mapeamento de retina, pupilometria e paquimetria (medição da espessura da córnea) com o uso de dispositivos altamente avançados.

Assim, podemos desenvolver o tratamento que lhe recompensará com os melhores resultados. Se você tem interesse em realizar uma cirurgia ocular refrativa a laser, agende sua consulta e venha conhecer nossa equipe. Estamos aguardando por você!

A cirurgia ocular refrativa a laser LASIK tem o objetivo de corrigir os defeitos da refração: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e inclusive a Presbiopia com o laser.

Conheça outros Procedimentos do IOC:

Vamos agendar
a sua consulta?