Teste de boa visão: veja se a sua está em dia

6 de Maio de 2016

Atitudes simples podem revelar se sua visão está em dia. Há alguns testes de boa visão que podem ser realizados em casa, no entanto, nenhum deles substitui a visita ao oftalmologista. Para demonstrar algumas ações que podem ser feitas em casa, é preciso que você tenha uma impressora e algum tempo para pesquisar algumas ferramentas na internet.

Teste de Snellen

O teste de Snellen é o mais comum e com certeza você já o fez. No consultório dos oftalmologistas ele está presente há muito tempo. Busque na internet a imagem da tabela e imprima. Fixe a tabela em uma parede, longe de janelas e outras coisas que possam atrapalhar. Meça um metro e meio a partir do chão e cole a tabela. Posicione uma cadeira a três metros dessa parede e inicie seu teste. Peça para um amigo acompanhar e anotar seus resultados. O teste de boa visão de Snellen deve ser feito com óculos, caso a pessoa já os utilize. Tape um dos olhos e leia as letras. Seu amigo ficará responsável por anotar a última linha lida corretamente. O outro olho deve ser testado do mesmo modo.

Se a pessoa conseguiu ler até a oitava linha sem erros, a visão está em boas condições, caso não passe da quarta linha, é bom consultar o oftalmologista.

Teste de Amsler

O teste de Amsler idealmente deve ser acompanhado por um oftalmologista, mas nada impede que você o faça sozinho. Você irá olhar num figura quadriculada, igual a de um antigo caderno de aritmética, com um ponto preto no centro, colocada à 30 cm de distancia de seus olhos. Fixando no ponto preto se você notar que alguma das linhas esta mais fina, torta ou interrompida, procure seu oftalmologista para um check up de retina. Pesquise a figura da tabela na internet e imprima. Coloque seus óculos e segure o papel de 30 centímetros a 45 centímetros de distância de seus olhos. Cubra um dos olhos e com o outro foque no ponto central da tabela. Observe se as linhas parecem sofrer alterações, ficam embaçadas, dão a impressão de movimento ou se tornam tortas ou escuras. Repita com o outro olho.

Caso você tenha notado alguma alteração, procure ajuda especializada imediatamente.

Teste simples para a visão de perto

Um teste de boa visão que somos submetidos diariamente é a leitura de letras miúdas em jornais, livros e contratos. Posicione o papel com aproximadamente 30 centímetros de distância dos olhos e tente ler normalmente, sem forçar a visão. Se você não teve dificuldade nenhuma, sua visão está perfeita. Se se sentiu forçando a vista, é melhor procurar auxílio. Você deve estar precisando de óculos de perto.

A mesma indicação serve para aquelas pessoas que sentem dores de cabeça depois de um dia todo de leitura ou um longo período em frente ao computador.

Teste de boa visão em bebês

Os problemas oftalmológicos que diagnosticados o mais cedo possível têm mais chances de serem reduzidos e até curados. A recuperação da saúde dos olhos em crianças é muito mais rápida que em adultos e elas tendem a responder a tratamentos de modo muito mais efetivo. Há casos que já possível notar mudanças em 30 dias de tratamento, dependendo do caso e da indicação médica. O pediatra já faz na sala de perto um exame oftalmológico superficial, para notar algum problema já evidente. Se a criança não é filha de pais com graus de óculos muito elevados, nem com algum problema oftalmológico conhecido, desde que a criança não demonstre dificuldades, ou traga objetos muito próximo dos olhos, sua primeira consulta pode ser aos 4 anos de idade. Qualquer diferença entre os olhos, de cor, tamanho, brilho, paralelismo, o oftalmologista deve ser procurado. Diferenças notadas nos reflexos das fotografias, assim como desvios também precisam ser consultados.

Se há casos de estrabismo e outros problemas oftalmológicos na família, a indicação é para que levem o bebê para a consulta com um especialista o mais cedo possível. No entanto, a prevenção para outras crianças que não apresentam histórico familiar também é de extrema importância. Criar uma rotina de exames desde bebê pode ajudar na saúde dos olhos dos pequenos, prevenindo diversas doenças.

Se, por ventura, você tirou uma foto de seu bebê e notou uma luz vermelha em um dos olhos, procure orientação em um oftalmologista imediatamente. Esse pode ser o indício de alguma alteração.

Vale ressaltar que nenhuma das opções de teste de boa visão sugeridos aqui tem validade como um exame feito em um consultório, por isso, é preciso procurar especialistas no assunto. Você já consultou o oftalmologista? Não perca mais tempo e procure os profissionais corretos.

Vamos agendar
a sua consulta?