Erros de Refração

Hipermetropia, Miopia, Astigmatismo e Presbiopia

Formas de Tratamento

Uso de óculos para longe, para perto ou multifocais.
Uso de lentes de contato gelatinosas, rígidas ou tóricas.
Correção da visão por cirurgia refrativa com o Allegretto Eye-Q Laser

Nos Erros de Refração (também conhecidos como Ametropias ou Vícios de Refração), há um problema em focar os feixes de luz na retina, por algum distúrbio no formato do globo ocular, na córnea ou no cristalino. Os Erros de Refração incluem:

  • A Presbiopia;
  • A Hipermetropia;
  • A Miopia;
  • O Astigmatismo.

Vamos conhecer cada uma dessas alterações visuais?

A Presbiopia

Essa condição está associada com o processo de envelhecimento natural dos olhos. Dentro dos nossos olhos, temos duas lentes: a primeira, chamada córnea e uma mais interna: o cristalino. Quando passamos a olhar de perto para longe (ou vice-versa), o cristalino precisa adaptar seu formato para que a refração dos feixes de luz ocorra corretamente na retina e uma visão nítida possa ser formada. Esse processo é chamado de acomodação do cristalino e depende de músculos ciliares, que aumentam ou diminuem a tensão do cristalino quando necessário.

Saiba mais: o Cristalino também é o local do olho onde ocorre a Catarata.

Com o passar dos anos, o processo de acomodação perde seu poder: os músculos ciliares não têm mais a capacidade de se contrair com sua total eficiência. Assim, sempre que enxergamos algo de perto, sua visão torna-se embaçada pela dificuldade de adaptação do cristalino.

Nós temos um artigo completo no site do IOC sobre a Presbiopia, onde você pode aprender mais sobre a doença e o que o IOC pode fazer por você no diagnóstico, tratamento e acompanhamento desse problema.

A Hipermetropia

HipermetropiaTambém conhecida como Hiperopia, a Hipermetropia é a condição em que os feixes de luz, após sofrerem o processo de refração, convergem atrás da retina.

Assim como na Presbiopia, o paciente hipermétrope tem dificuldade para enxergar de perto, enquanto que os objetos ao longe mantêm-se nítidos.

O mecanismo para surgimento da Hipermetropia inclui um globo ocular mais curto que o normal e/ou alterações do formato da córnea.

A Miopia

MiopiaDistúrbio contrário à Hipermetropia, a Miopia é caracterizada pelo processo de convergência dos raios de luz ocorrendo antes de atingir a retina.

Neste caso, o portador de Miopia apresenta visão embaçada para objetos à distância, mantendo a visão normal para objetos próximos.

No caso da Miopia, o globo ocular costuma estar mais longo que o normal, o que impede que a refração ocorra corretamente, a nível da retina.

O Astigmatismo

No Astigmatismo, em contraste à Miopia e à Hipermetropia, existe distorção e visão borrada em todas as distâncias.

O Astigmatismo é um erro de refração no qual o olho não converge a luz de maneira uniforme na retina. O resultado é uma imagem formada em vários focos da retina de modo desproporcional, com os raios de luz se encontrando em eixos diferentes.

Isso pode acontecer por um distúrbio na curvatura da córnea (Astigmatismo Corneano) ou do cristalino (Astigmatismo Lenticular).

Outros sintomas

Quando existentes, os Erros de Refração podem ocasionar ainda outros sintomas além da visão embaçada: é a chamada Astenopia, nome dado à sensação de desconforto na visão que pode incluir sintomas de dor e/ou cansaço ocular, dores de cabeça e, em certos casos, vermelhidão ocular, lacrimejamento e diplopia (visão dupla).

A Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo podem causar, na infância, a chamada Ambliopia ou “olho preguiçoso”, especialmente quando o grau em um dos olhos é muito diferente do outro. Assim, cada olho envia duas imagens muito diferentes ao cérebro e este acaba anulando um dos olhos, prezando pelas imagens enviadas apenas pelo outro. Quanto mais cedo instituído o tratamento, maiores as chances de sucesso.

Tratamento dos Erros de Refração

O tratamento destes diversos erros de refração pode ser feito através do uso de óculos, de lentes de contato ou da Cirurgia Refrativa a Laser.

A cirurgia ocular refrativa a laser LASIK tem o objetivo de corrigir os defeitos da refração: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e inclusive a Presbiopia com o laser.

No IOC, você tem à disposição uma avançada tecnologia para diagnóstico, avaliação e tratamento dos distúrbios de refração. Após sua chegada na clínica, você passará por um processo de avaliação pelos nossa equipe, que irá detectar qual o seu erro (ou erros) de refração, a intensidade do processo e a alteração ocular que deve ser corrigida.

 

Conheça outros Tratamentos IOC:

Vamos agendar
a sua consulta?