Visão embaçada ou turva é preocupante a ponto de procurar um médico?

7 de novembro de 2016

 

Visão Turva ou Embaçada pode ser problema de visão ou neurológico

Apresentar visão embaçada ou turva em algumas situações determinadas e esporádicas pode ser considerado normal. Quando ficamos expostos por muito tempo a telas de computador ou outras atividades que nos prendem a atenção por muito tempo, pode ressecar os olhos, causando a sensação de visão turva. Nesses casos, apenas o uso de um colírio ou encerrar a atividade já faz com que a visão volte ao normal. Porém, em outros casos, onde a visão embaçada se faz presente com frequência, é preciso visitar um médico, afinal, esse pode ser um dos primeiros sintomas de diversas doenças dos olhos.

Problemas mais comuns

Entre as condições que afetam a visão e são consideradas as mais comuns, pois a maioria da população mundial as apresenta, estão os Erros de Refração como a Hipermetropia, a Miopia e o Astigmatismo.

A Hipermetropia, que se caracteriza pela dificuldade de enxergar objetos próximos, pode causar visão embaçada pelo esforço que a pessoa faz ao tentar focar. Em trabalhos que exigem mais concentração, como leitura e outros que pedem atenção em detalhes minuciosos, podem trazer como sintoma a visão embaçada.

O mesmo acontece na Miopia, quando a pessoa tenta ver objetos distantes e acaba forçando os olhos para focalizar os objetos que não consegue enxergar bem devido sua condição.

No Astigmatismo, essa condição de visão embaçada se faz presente sempre e é uma das características do problema. Em geral, os pacientes começam o dia bem e ao decorrer do dia, passam a experimentar essa impressão.

Para todas essas condições, no entanto, a solução é simples. O uso de lentes corretivas pode dar fim a todas as queixas ou uma Cirurgia Ocular a Laser para corrigir de forma definitiva estes problemas.

Visão embaçada: sinal de alerta

Em outros casos, a visão embaçada pode ser um sinal que algo grave está dando os primeiros sinais. Uma das condições mais preocupantes e que pode apresentar como sintoma a visão embaçada de modo repentino é o Glaucoma. Nesse caso, o paciente tem uma súbita alteração na pressão ocular e o nervo ótico começa a falhar. É preciso procurar ajuda médica imediata. O glaucoma fora de controle pode levar a cegueira irreversível.

A Retinopatia Diabética, outro problema que também leva à cegueira, pode apresentar momentos em que a visão embaçada se faz presente. Não há uma rotina ou horário específico. Pode haver também manchas na visão ou falta de nitidez. Essa doença está diretamente ligada aos Diabetes, por isso, além de fazer o controle das taxas glicêmicas, é preciso fazer exames com o oftalmologista periodicamente.

A Catarata também é outra doença que pode ter como sintoma a visão embaçada. O embaçamento causado pela Catarata na visão, muitas vezes, não é sentido pelo fato da sua progressão ser lenta e simultaneamente acometer os dois olhos. Muitas vezes, mudanças nos hábitos de sair ou dirigir à noite podem ser um dos sinais de baixa qualidade da visão ou visão embaçada. O tratamento cirúrgico da Catarata restitui a qualidade de visão, trazendo ainda como vantagem a possibilidade de deixar de usar óculos para a enorme maioria das funções do dia-a-dia.

Razões não oftalmológicas

A visão embaçada, por si só, pode ser sintoma de diversos outros problemas que passam longe de ter como razão causas oftalmológicas. Causas neurológicas, como tumor cerebral e ataques isquêmicos que podem anteceder o acidente vascular cerebral (AVC) devem ser logo investigadas. Até quadros mais leves como uma queda repentina de pressão podem trazer a visão embaçada como sintoma. É preciso ficar atento as demais queixas que o paciente apresenta e buscar ajuda médica.

Agende uma consulta no IOC através do formulário abaixo e poderemos te ajudar com o processo de diagnóstico, tratamento e acompanhamento de qualquer condição oftalmológica.

Vamos agendar
a sua consulta?