12/1/2022

Saúde dos olhos: como melhorar?

No items found.

A boa alimentação e a prática de exercícios físicos são elementos fundamentais para nossa saúde em geral, além de contribuírem para a saúde dos olhos. À medida que nosso corpo vai envelhecendo, fica naturalmente mais difícil para nosso organismo conseguir repor as células com a mesma eficácia de antigamente. Com isso, é normal que a nossa saúde ocular seja afetada.Como inúmeros problemas, a prevenção é sempre o melhor remédio. Assim, preparamos algumas dicas de como manter a saúde dos olhos, antes que sejam necessárias intervenções médicas. Acompanhe com a gente!

Descubra se você possui risco de doenças oculares

Esteja ciente do histórico de saúde da sua família. Você ou alguém de sua família sofre de Diabetes ou tem um histórico de Pressão Alta? Você tem mais de 65 anos? Qualquer um desses traços aumenta o risco de doenças e afetam os olhos. Exames oftalmológicos regulares são particularmente importantes, porque um diagnóstico precoce pode limitar qualquer perda de visão e ajudar a preservar sua saúde dos olhos.

Faça exames médicos regulares para verificar o diabetes e pressão alta

Quando não devidamente tratada, algumas doenças podem causar problemas oculares. Em particular o Diabetes e a pressão arterial elevada podem levar ao prejuízo da visão por conta de problemas como a Retinopatia Diabética e Retinopatia Hipertensiva, bem como a predisposição ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), que também pode causar perda da visão

Observe os sintomas de alteração em sua visão

Se você começar a notar mudanças em sua visão, consulte o seu oftalmologista. Sinais como como coceira, olho seco, olho vermelho e edema de pálpebras são comuns, mas quando persistem requerem uma visita ao oftalmologista. Os sinais que apresentam queda da visão, percepção de flashes de luzes, manchas escuras ou visão dupla já são sinais que requerem imediata visita ao oftalmologista porque muito frequentemente indicam quadros graves como uma crise de Glaucoma e, quanto mais rápido são tratados, maior a chance de se evitar a perda irreversível de visão. Os olhos muito raramente doem, mas quando isso acontece é porque podem estar inflamados, por traumas recentes ou pelo aumento da Pressão Intraocular, um dos problemas relacionados ao Glaucoma. O Glaucoma de Ângulo Fechado, em particular, pode cursar com dor ocular importante que pode inclusive desencadear náuseas e vômitos. Qualquer um destes importantes sintomas requer uma consulta imediata.

Proteja os olhos da luz UV prejudicial

Para manter a saúde dos olhos, sempre que precisar sair ao ar livre durante o dia, procure usar bons óculos de sol, que protejam seus olhos dos nocivos raios ultravioletas. Isso poderá ajudar a reduzir o risco de Catarata, pinguécula e Degeneração Macular.

Tenha uma dieta saudável e equilibrada

Estudos sugerem que os antioxidantes reduzem o aparecimento de Degeneração Macular e podem eventualmente retardar o surgimento da Catarata. Os antioxidantes estão presentes em vários alimentos, mas estão especialmente concentrados em algumas frutas, vegetais verdes, verde escuro e coloridos. Peixes como a sardinha e o salmão são ricos em ácidos graxos que possuem ômega-3, antioxidantes que previnem também a Degeneração Macular.

Visite regularmente seu oftalmologista para manter a saúde dos olhos

De maneira geral, pacientes sem história prévia de doenças oculares ou sintomas se beneficiam de uma consulta oftalmológica anual. Para outros pacientes, esse acompanhamento pode ser necessário de maneira mais frequente.Exames oftalmológicos também podem encontrar doenças oculares como o Glaucoma de Ângulo Aberto, uma doença que costuma ser silenciosa. Assim, é muito importante encontrar essas doenças no início, quando elas ainda serão fáceis de tratar.Não deixe de seguir estas importantes dicas para manter a sua saúde dos olhos em dia. Se você precisa de uma consulta oftalmológica, o IOC tem à disposição uma experiente equipe de oftalmologistas para te atender, com tecnologia de ponta. Em caso de sinais de doenças urgentes dos olhos, você tem ainda à disposição o IOC Agile, um pronto-atendimento oftalmológico no coração de Curitiba. Basta comparecer sem a necessidade do agendamento de consulta. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 08h-21h e aos sábados até as 13h. Em caso de alterações menos urgentes, realize o agendamento da sua consulta pelo formulário abaixo e entraremos em contato em breve para confirmá-la.

Artigos relacionados