Quais são as mudanças na visão após a cirurgia da catarata?

No items found.
Mudanças na visão após cirurgia de catarata

Para ser possível enxergar, o olho conta com duas lentes. A Córnea (lente mais externa) e o Cristalino, uma lente mais interna. Ambas as lentes realizam o processo de refração dos raios de luz, que atingem a Retina, no fundo de olho, gerando o estímulo que será captado pelo nervo óptico e levado até nosso cérebro para interpretar o que estamos enxergando. A Catarata, por sua vez, refere-se a uma condição em que a lente do Cristalino vai se tornando mais opaca, de modo a ficar esbranquiçada.Isso acaba por impedir a entrada de luz de maneira normal em nosso olho, o que faz com que a visão se torne mais turva. Como é um problema progressivo, a cirurgia de catarata precisa ser realizada o quanto antes para garantir a retomada da visão. Para que a operação seja um sucesso, conhecer os seus resultados de maneira prévia é fundamental. Por isso, veja a seguir quais são as mudanças esperadas na visão após uma cirurgia desse tipo.[arve url="https://www.youtube.com/watch?v=sfe4TBJ1igA" title="Cirurgia de Catarata e Lentes Intraoculares" description="A Catarata é a opacitifcação do Cristalino que ocorre, na maior parte das vezes, em decorrência da idade. A cirurgia de Catarata realiza a remoção do Cristalino acometido e substituição por uma Lente Intraocular." maxwidth="700" /]

O contraste da visão aumenta após a cirurgia de Catarata

Após realizar a cirurgia de Catarata, é muito comum que o contraste da visão aumente. Isso significa não apenas que você conseguirá enxergar melhor as imagens, mas também haverá um aumento significativo do brilho e das cores na sua visão.A cirurgia, portanto, muda a forma como você enxergará o mundo. Dependendo do caso, você pode se acostumar a enxergar as cores de maneira desbotada e com menos qualidade. Após a operação, isso muda e é possível perceber as imagens de maneira mais intensa.

Há uma melhora na visão de longe

O ganho de contraste de visão é especialmente importante para que seja possível enxergar distâncias um pouco maiores. A opacificação do cristalino tende a dificultar a percepção de objetos de maneira quase completa a partir de certas distâncias devido à falta de entrada de luz.Com a cirurgia de catarata, por outro lado, é possível aumentar a precisão visual à distância, o que colabora para quem precisa dirigir, por exemplo.

A visão noturna é incrementada

É comum entre pacientes que sofrem com a opacificação do Cristalino a necessidade de conviver com o ofuscamento das luzes, o que acaba por atrapalhar a visão noturna, especialmente. A cirurgia de catarata, portanto, não leva apenas a uma melhora de visão durante o dia, mas também no período da noite.Isso é especialmente importante para quem precisa trabalhar em alguma atividade noturna.

A necessidade de usar óculos pode ser diminuída

A eficácia da cirurgia de Catarata garante que quase 90% das cirurgias resultem em até meio grau diferente do planejado. Com isso, a necessidade de usar óculos da maioria dos pacientes é diminuída e, em vários casos, completamente eliminada.Em geral, há uma redução tanto no grau dos óculos como também na sua necessidade do seu uso. Se o paciente ainda precisar utilizá-lo, muito provavelmente precisará fazê-lo em situações pontuais e não mais de forma contínua. A redução do uso de óculos ou do grau é ainda mais intensa e significativa para a visão de longe.

Casos de pintores famosos após a cirurgia de Catarata

Pintores famosos também sentiram as mudanças na visão após a cirurgia de catarata.Vejamos o exemplo do genial Claude Monet, o famoso pintor francês impressionista. Monet possuía Catarata nos dois olhos, chegando a se submeter a uma cirurgia de catarata perto do final da sua vida.O artista só pintava em determinadas horas do dia, porque nas restantes, a luz o incomodava ao ponto de não permitir que ele trabalhasse. Nos pacientes com Catarata, essa é uma das limitações que mais reduzem a qualidade de vida. Depois da cirurgia de catarata, esse problema deixa de existir.A alteração da percepção das cores com a evolução da doença era visível na sua obra: brancos, verdes e azuis foram sendo, gradualmente, substituídos por amarelos e roxos na sua pintura. O impacto na obra do artista foi imenso e permite entender como a percepção das cores pode influenciar várias facetas da vida.Mary Cassatt, uma das mais consagradas pintoras impressionistas do século passado, acabou abandonando a sua magnífica produção por conta da Catarata. A sua visão era afetada em virtude da alteração das cores, o que tornava o seu trabalho penoso. Perto do final a sua vida, Cassat chegou a se referir à Catarata: “Eu aguardo com horror a escuridão completa”.As mudanças após a cirurgia de catarata incluem o ganho de contraste na visão e a melhora da percepção de objetos mais distantes. Além disso, a visão noturna é favorecida e o uso de óculos é diminuído, podendo até mesmo ser eliminado. Para que os resultados sejam alcançados, entretanto, é preciso receber a orientação de especialistas para a cirurgia.Agende sua consulta no IOC pelo formulário abaixo e venha conhecer a equipe e tecnologia que temos à disposição para detectar, graduar e realizar o tratamento da sua Catarata ou de quaisquer outros problemas oculares.

Artigos relacionados