12/1/2022

Cirurgia da Presbiopia por laser é eficiente?

No items found.

Presbiopia é o nome técnico dado à “vista cansada”. Essa condição tem origem no envelhecimento natural do cristalino e o paciente perde a capacidade de foco de objetos de perto. Os sintomas são vários e englobam dificuldade em enxergar de perto em condições de baixa luminosidade, focar letras ou objetos pequenos, entre outros. Uma das soluções existentes para o tratamento da doença é a cirurgia da presbiopia por laser. A cirurgia da presbiopia por laser é um procedimento rápido, indolor e não necessita de internação. Pode ser feita nos dois olhos durante o mesmo procedimento e permite a correção simultânea de visão de perto e de longe. Existem ainda muitas dúvidas em relação cirurgia da presbiopia por laser, uma vez que nem todos os médicos oferecem o serviço ou dão essa opção ao paciente. Uma solução paliativa para esse problema é o uso de óculos ou lentes de contato, considerando o incômodo e a dependência que estes impõem.Muitos pacientes, por medo ou desinformação, preferem não considerar a possibilidade de intervenção cirúrgica e continuam tendo os incômodos associados à utilização de auxiliares de visão. Confira já as respostas a algumas questões relacionadas à cirurgia da presbiopia por laser. Não deixe que restem dúvidas em relação às vantagens do procedimento.

1. Por que poucos médicos realizam a cirurgia da presbiopia por laser?

O método envolve a utilização de tecnologia específica e de formação adequada à realização do procedimento. O processo já está disponível no mercado há alguns anos, contudo, a infraestrutura necessária para oferecer o serviço com a máxima qualidade, requer um investimento considerável. Existe um desconhecimento muito amplo sobre a correção da presbiopia pelo laser. Nem todos os aparelhos de laser possuem a tecnologia necessária para a modificação da curvatura da córnea que aumenta a profundidade de foco e permite a visão de perto. Muitos médicos, mesmo possuindo esses equipamentos, acabam não utilizando porque demandam mais exames, mais tempo de orientação dos pacientes, mais retornos ao consultório e, principalmente, muito mais cálculos para a execução de um planejamento cirúrgico adequado. Essas aparentes dificuldades são facilitadas pela falsa comodidade de se implantar uma lente intra-ocular em pacientes cada vez mais jovens, mesmo ainda sem catarata, para resolver o problema da presbiopia.O investimento de uma cirurgia ocular a laser para correção da presbiopia é menor do que o implante de lentes intra-ocular realizado numa cirurgia de catarata, e se aproxima do custo da troca de dois pares de óculos com lentes multifocais. Uma informação de qualidade e um estudo das despesas relativas ao uso de óculos multifocais ou lentes durante vários anos, ajudaria a entender as vantagens da cirurgia da presbiopia por laser.

2. Por quanto tempo a cirurgia da presbiopia por laser será efetiva para a minha visão de perto?

A presbiopia inicia após os 40 anos e progride até os 60 anos com aumento progressivo do grau para perto. Com o passar dos anos e o aumento do grau, uma nova aplicação do laser pode se fazer necessária quando a visão de perto perder sua eficiência. Durante todos esses anos, um ou dois retratamentos podem se fazer necessários, dependo do grau e da idade do paciente. Os retratamentos são ainda mais simples que a primeira cirurgia.

3. Vou conseguir ler, trabalhar no computador, dirigir e assistir TV?

Sim, a cirurgia da presbiopia por laser permite uma visão de muito conforto e eficiência para a visão de perto, intermediária e longe, permitindo também uma ótima visão para dirigir a noite.Uma das grandes vantagens da cirurgia da presbiopia por laser é que o paciente fica apto a realizar atividades normais no dia seguinte ao procedimento. Existem exceções, mas a regra é essa. É importante que nos primeiros três dias após a cirurgia, os cuidados sejam redobrados. Contudo, é possível ler, trabalhar no computador, dirigir e assistir TV no primeiro dia após o procedimento.

4. Posso ficar cego com a cirurgia da presbiopia por laser?

Não. A cirurgia ocular a laser alcançou níveis muito altos de segurança e é hoje a cirurgia mais realizada em todo o mundo.Todas as complicações reportadas na literatura foram raras, surgiram apenas no primeiro ano após o procedimento e puderam, na grande maioria, ser tratadas.

5. A qualidade da minha visão pode piorar?

A eficiência da visão de perto é aumentada por também se induzir uma pequena miopia num dos olhos, causando neste olho um leve desfoque da visão de longe, que é naturalmente compensada pela visão dos dois olhos.Os olhos manterão 100% de visão, sem perda da definição de contraste. Foram reportados alguns episódios de resíduo de grau tratado, mas esses eventos podem ser corrigidos alguns meses após a cirurgia.

6. Fazendo a cirurgia da presbiopia por laser eu vou precisar de óculos?

Menos de 3% de todos os pacientes que fazem esse tratamento irão precisar de óculos. Os poucos que sentem necessidade do seu uso farão somente para duas situações: ler demoradamente sem interrupção - o que não acontece normalmente no ambiente de trabalho, porque a leitura é normalmente interrompida pelo uso do computador, do celular ou de uma conversa com alguém - ou dirigir à noite em estradas com chuva ou neblina. Para todas as outras atividades este tratamento é eficiente.

7. A cirurgia da presbiopia por laser pode ser realizada para pessoas de todas a profissões?

Sim, não existe profissão que não possa ser exercida por quem já realizou essa cirurgia, incluindo médicos, dentistas, pilotos de aeronave, etc.Se você pretende alcançar uma visão com a mesma qualidade de outrora, procure ajuda especializada e considere a possibilidade de uma cirurgia da presbiopia por laser.Dúvidas? Deixe o seu comentário. Para ler mais conteúdo, acesse nosso blog!

Artigos relacionados