Cirurgia de Astigmatismo e Miopia é segura? Como ela é feita?

No items found.

Tanto a Miopia quanto o Astigmatismo são considerados Erros de Refração, juntamente com a Hipermetropia e a Presbiopia. Pacientes portadores destas alterações da visão têm à disposição procedimentos de correção cirúrgica a laser extremamente rápidos, precisos, seguros e indolores. Aqui, vamos falar especificamente sobre a Cirurgia de Miopia e Astigmatismo: quais são as modalidades cirúrgicas disponíveis e qual sua segurança?

Pessoa candidata à cirurgia de miopia e astigmatismo

O que é a Miopia e o Astigmatismo?

A Miopia é a dificuldade para enxergar objetos de longe, devido ao formato do olho ser mais alongado. Isto faz com que o ponto de foco das imagens feito pela convergência dos raios de luz aconteça antes da Retina, criando uma imagem desfocada.Já o Astigmatismo é uma alteração da Refração onde o desfoque das imagens não acontece num único ponto, sendo espalhado por um eixo ou meridiano. O resultado é a visão embaçada em todas as distâncias. Isso ocorre por distúrbios na Córnea ou no Cristalino, as duas lentes naturais dos nossos olhos.

Para quem a cirurgia é indicada?

A cirurgia é passível de ser realizada em todo paciente acima de 18 anos que apresente nos exames pré-operatórios as características de normalidade para este procedimento. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter o grau estável antes de realizar a Cirurgia de Astigmatismo e Miopia. Os casos de Miopia progressiva (que alteram o grau após a Cirurgia Refrativa) são raríssimos: nas milhares de cirurgias já realizadas no IOC, raríssimos foram os casos contraindicados por Miopia progressiva.Saiba mais: tudo sobre Cirurgia Refrativa Ocular a LaserExistem algumas contraindicações a este procedimento: pacientes gestantes ou lactantes (temporariamente), portadores de doença autoimune não controlada (como a Doença de Crohn, a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Wegener), portadores de doenças degenerativas e imunodeprimidos.Apenas através de uma cuidadosa avaliação pré-operatória que incluem uma série de exames oftalmológicos é que poderemos indicar a melhor modalidade de tratamento para o seu caso.

Meu grau de Miopia é muito alto. Mesmo assim posso operar?

O IOC tem à disposição as modalidades mais avançadas de tecnologia a laser disponíveis para Cirurgias de Miopia e Astigmatismo, o que permite que mesmo graus elevados possam ser tratados com segurança e eficácia.Desde o início de 2018, o IOC oferece o VisuMax SMILE, a terceira geração de Cirurgia Refrativa Ocular, capaz de realizar a correção do grau através de uma Córnea intacta. Isso permite que graus maiores (até 12 graus de Miopia) possam ser operados, numa cirurgia minimamente invasiva, sem flap, sem dor, sem comparações, permitindo um retorno mais rápido a todas as modalidades esportivas.Além disso, nós oferecemos a técnica Contoura: uma modalidade do LASIK guiado por Topografia de Córnea. Com isso, sutis imperfeições oculares que são melhoradas, mas não corrigidas com adição de Astigmatismo no grau nos óculos, poderão ser corrigidas no momento da Cirurgia a Laser.Este pseudo-Astigmatismo pode ser identificado numa criteriosa análise pré-operatória e corrigido durante a cirurgia, melhorando a visão alcançada pelos óculos em 40% das pessoas operadas por esta técnica.Assim, se você tem interesse em realizar a Cirurgia de Miopia e Astigmatismo, terá à disposição o que há de melhor em Cirurgia Refrativa no Laser Center do IOC.

A cirurgia é realmente segura? Como ela é feita e como é o pós-operatório?

A Cirurgia de Miopia e Astigmatismo é realizada em regime ambulatorial, sem necessidade de internamento prévio. Você chegará em torno de 30 minutos antes do procedimento na clínica. Ao entrar na sala cirúrgica, você será posicionado no local da cirurgia e será aplicada uma anestesia por gotas de colírio.O procedimento é totalmente indolor e a aplicação do laser é muito rápida (de aproximadamente 2 segundos para cada grau tratado), e o tempo de permanência na sala de laser é de 8 minutos para tratar os dois olhos.Logo após o procedimento, você já poderá notar a melhora da Miopia e do Astigmatismo, pois poderá ver o seu nome na escala cirúrgica e ver os ponteiros de um relógio de parede sem dificuldade.No pós-operatório, um leve desconforto (com sensação de areia nos olhos, presença de halos ao redor de luzes e um pouco de vermelhidão ocular) que passam nas primeiras horas, ou até o dia seguinte.Será indicado o uso de colírios antibióticos e antiinflamatórios, necessários para evitar as raríssimas complicações de infecção ocular pós-operatória e problemas com a cicatrização.Você será acompanhado de perto pela nossa equipe após o procedimento, com uma consulta pós-operatória no primeiro dia, seguida de uma consulta semanal, após 1 mês e após 3 meses. Novas consultas poderão ser realizadas a critério do médico oftalmologista que esteja lhe acompanhando.Agende sua consulta através do telefone abaixo e venha conhecer o que o IOC tem a lhe oferecer. Você passará por uma avaliação cuidadosa e poderá entender quais as técnicas cirúrgicas que temos à sua disposição e o que podemos fazer por você. Estamos esperando por você.

Artigos relacionados