Cirurgia de Catarata: o procedimento é definitivo? Quais os riscos?

No items found.
Cirurgia de Catarata

A Cirurgia de Catarata é o procedimento cirúrgico mais realizado pelos oftalmologistas, segundo a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR). De acordo com a entidade, a técnica foi uma das que mais evoluiu nos últimos 30 anos. Por isso, se antes havia algum receio quanto ao procedimento, hoje, é possível dizer que a Cirurgia de Catarata é uma das mais seguras e com menor risco de complicações no pós-operatório. Neste artigo, entenda um pouco mais sobre a evolução do método e seus benefícios.

É possível voltar a enxergar sem óculos após o procedimento?

O maior desafio atual da cirurgia de Catarata não é mais a sua realização com anestesia de gotas de colírios, não dar mais pontos, realizar o procedimento em 8 minutos e dar alta uma hora depois sem curativos. Seu maior desafio é deixar o paciente sem óculos, ou deixá-lo dependente deles o menos possível.A Cirurgia de Catarata restaura a visão, trazendo a nitidez perdida pela opacidade do Cristalino. O Cristalino é uma lente natural o olho. Quando opacificado pelo processo de envelhecimento, pode ser substituído por uma Lente Intraocular com grau, que tem o objetivo de deixar o paciente sem óculos, ou menos dependente destes.Existem vários modelos de Lentes Intraoculares, algumas especificamente desenvolvidas para permitir uma visão eficiente em todas as distâncias. Porém, nem todos os pacientes ficam mais satisfeitos com isto: alguns precisam de uma melhor visão para perto (como um ourives por exemplo) e outros para longe (como um desportista de tiro). Cabe ao médico e a sua equipe escolher a melhor Lente Intraocular para suas necessidades.A cirurgia ocular a laser também é uma alternativa para corrigir algum grau residual que possa existir após a Cirurgia da Catarata.

Quais são os riscos?

O procedimento é rápido e seguro. A Cirurgia de Catarata permite que o paciente tenha alta no mesmo dia e possa retomar suas atividades normais em no máximo uma semana. É evidente que, como em qualquer procedimento cirúrgico, alguns cuidados devam ser tomados no período de recuperação. As principais recomendações médicas são não fazer esforço ou atividade física rigorosa nos primeiros dias e seguir à risca os horários dos colírios e outros cuidados que o Oftalmologista recomendar. Tomando esses cuidados no pós-operatório, é possível ter uma recuperação sem sustos.Infecções acontecem em 0,5% dos casos. Mesmo com este pequeno percentual de casos afetados, é preciso tomar os devidos cuidados, manter uma boa rotina de higiene e manter o acompanhamento adequado com o médico responsável nos dias subsequentes à cirurgia. Em caso da existência dessa complicação, somente o seu Oftalmologista poderá realizar o diagnóstico e sugerir a intervenção com antibióticos e outros colírios para que o quadro seja controlado.No caso desta eventualidade, seguir as orientações de informar ao médico e a equipe os sinais que sempre acompanham este quadro é fundamental para interromper este problema já no início, evitando qualquer complicação ou seqüela.

Há quem fique cego após a Cirurgia de Catarata?

O risco de se ficar cego após um procedimento como este é praticamente nulo. Escolhendo bons profissionais e seguindo suas recomendações, não há meios de que alguma coisa saia tão errada que possa levar à cegueira como consequência. Em países onde a pesquisa nesse campo ainda é incipiente e não existem protocolos adequados de tratamento, é comum ouvir esse tipo de relato. Porém, em centros de pesquisa e referência, essa possibilidade é praticamente erradicada.

A Catarata pode voltar após a Cirurgia?

Uma vez eliminada, a Catarata não retorna. O único prejuízo à visão que o paciente pode sentir, geralmente anos após a cirurgia da catarata, é um novo embaçamento da visão. Esse embaçamento ocorre por uma opacificação natural da membrana que apoia a Lente Intraocular, conhecida por cápsula posterior. Esse problema acontece uma única vez e é facilmente resolvida com a aplicação de um disparo de laser feito no consultório, em apenas alguns segundos, voltando a trazer a nitidez da visão.O IOC é referência no tratamento de Catarata e já realizou mais de 20 mil cirurgias para correção desse problema durante sua existência. Temos profissionais especialistas em Catarata prontos para acompanhar o seu diagnóstico, tratamento e acompanhamento pós-operatório e tecnologia de ponta para realizar sua avaliação. Agende sua consulta pelo formulário abaixo e venha conhecer o que temos a oferecer! Estamos aguardando a sua visita.

Artigos relacionados