Cirurgia ocular a laser: é possível superar a visão 20/20?

Atualizado em: 3 de maio de 2018

Visão 20/20 e cirurgia ocular a laser

A visão 20/20 é uma medida determinada pela agência americana de regulação FDA (Food and Drug Administration) – que equivaleria à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) brasileira – para se dizer que um indivíduo tem a visão perfeita.

Essa medida é reconhecida pelo chamado Teste de Snellen, comumente feito em consultórios, que consiste em colocar o paciente frente a um painel com letras que diminuem gradativamente.

Também tida como parâmetro oficial no Brasil, a visão 20/20 determina que, para ser considerado portador de uma boa visão, o paciente deve ser capaz de enxergar a uma distância de 6 metros da tabela de leitura. Quando a pessoa tem uma visão perfeita de 20/20, isso significa que ela consegue ler a vinte pés ou seis metros uma letra que tem o tamanho do ângulo de um minuto. A pessoa que tem a visão menos perfeita, por exemplo 20/30 ou 20/40, não consegue ler a letra da última linha, ou da antepenúltima e assim por diante.

Porém, há meios de superar a  visão 20/20. Este é um dos benefícios da cirurgia ocular a laser.

A Visão 20/20 pode ser superada?

Nem todos os olhos foram criados perfeitos. Além do grau, outras pequenas imperfeições do formato da córnea podem também ser corrigidas durante uma cirurgia personalizada.

Já existem alguns tipos de cirurgia personalizada no Brasil. As técnicas aplicadas nesse tipo de cirurgia possibilitam o tratamento de pacientes com diversos tipos e graus de erros de refração. Desenvolvida para criar cálculos especiais a partir dos parâmetros de cada paciente, esse tipo de cirurgia ocular a laser é um dos modos mais modernos e garantidos métodos capazes de eliminar o que impede o paciente de ter uma visão mais nítida.

O laser age na curvatura da córnea (camada transparente mais externa do olho, que tem a função de uma lente convergente), alterando a asfericidade corneana de acordo com as características dos olhos de cada paciente. Essa modificação permite que a córnea seja esculpida milimetricamente, fazendo com que as imperfeições e os erros de refração sejam corrigidos.

Parte das pessoas submetidas a esse tipo de cirurgia pode ter uma melhora superior à visão 20/20 após o procedimento.

Você está apto para uma cirurgia refrativa?

Não basta querer deixar de usar os óculos para se submeter a uma cirurgia nos olhos. Antes de pensar nessa possibilidade é preciso saber como está a sua saúde ocular. Por isso, antes de realizar a cirurgia ocular a laser, o acompanhamento médico é imprescindível. Através da consulta oftalmológica, você será submetido(a) a exames que conseguem detalhar o que é preciso ou não para que a cirurgia atenda às suas necessidades.

Nesse período que antecede o procedimento cirúrgico, o médico oftalmologista vai conseguir determinar: a real necessidade de uma cirurgia, qual tipo de laser será utilizado e poderá inclusive prever parte dos resultados finais. Procurar profissionais qualificados e que ofereçam as melhores indicações para você é apenas o primeiro passo e você encontra tudo isso no IOC.

Quanto tempo dura o procedimento e quais os riscos?

A cirurgia ocular a laser é o procedimento cirúrgico mais realizado no mundo atual. Dependendo do tipo de procedimento escolhido, a cirurgia pode ser realizada em poucos minutos. Além disso, o paciente pode ter os dois olhos operados no mesmo dia, em casos determinados. O pós-operatório da cirurgia refrativa também é bastante simples. Os cuidados a serem tomados são todos passados pelo médico e, geralmente, em uma semana você já poderá retomar suas atividades normais.

Quer conhecer a cirurgia ocular a laser e o que ela pode fazer por você? Agende sua consulta no IOC pelo formulário abaixo e venha realizar sua avaliação conosco!



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
Conectando...
Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
:
:
:
Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
:
:
Esta sessão de chat foi finalizada