12/1/2022

Pós-operatório de Cirurgia Refrativa LASIK: como é a recuperação?

No items found.

A técnica LASIK de Cirurgia Refrativa é a modalidade mais realizada no mundo inteiro. Muitos pacientes que são candidatos a este tipo de procedimento de correção de grau (portadores de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia) desejam entender como é dado o processo de recuperação após a cirurgia. É sobre isso que vamos falar neste artigo.

Recuperação Cirurgia LASIK

Como é feita a cirurgia?

A Cirurgia Refrativa LASIK é uma modalidade operatória em duas etapas:

  1. Primeiro, será realizada a confecção do flap, uma fina aba ou “tampa” externa da Córnea é criada. Isso é necessário porque a correção do grau deve ser feita nas porções mais internas da Córnea (chamadas de estroma) e não na porção superficial (epitélio). O flap é realizado com o auxílio de um aparelho conhecido por microcerátomo e também pelo laser de Femtossegundo.
  2. Na segunda etapa da cirurgia, o laser será aplicado sobre a Córnea, sendo o número de disparos proporcional ao grau a ser corrigido. Em média, são necessários 2 segundos para a correção de cada grau. Somados todos os procedimentos de rotina, em média 8 minutos é o tempo de permanência na sala para a correção dos dois olhos.

O procedimento todo não leva mais do que 10 minutos, desde a sua entrada até a saída da sala de cirurgia.A anestesia necessária na cirurgia LASIK é alcançada somente por conta de gotas de colírio.Como é o pós-operatório imediato?Você já poderá perceber a melhora na visão imediatamente após a cirurgia. Você já poderá ver os ponteiros do relógio e o seu nome na escala cirúrgica mesmo com a presença de uma névoa natural ao tratamento, que melhora nas horas seguintes, e praticamente desaparece no dia posterior.

Como é a recuperação da Cirurgia Refrativa LASIK no primeiro dia?

No dia seguinte à cirurgia, a grande maioria dos pacientes consegue vir para a consulta de retorno dirigindo. Porém, o uso do computador e da televisão deve ser moderado, com aumento progressivo nos dias seguintes ao tratamento.No primeiro dia após a cirurgia, você deverá voltar ao consultório oftalmológico para a remoção da lente de contato terapêutica.Nas primeiras horas após o tratamento, uma leve sensação de corpo estranho pode ser notada, melhorando no decorrer do dia. Raramente os olhos ficam vermelhos, mas quando acontece normalizam em poucos dias.

Como decorrem os próximos dias?

A enorme maioria dos pacientes tem mais de 90% da visão recobrada no primeiro dia, porém segue melhorando nas primeiras semanas. Pacientes operados de presbiopia sentem melhora da visão até nos 3 primeiros meses.Atividades esportivas sem impacto físico ou contato com água podem voltar a ser realizadas dentro de 1 a 2 semanas de pós-operatório. Já atividades como natação, hidroginástica, lutas, futebol, vôlei e basquete estão liberados a partir de 30 dias.

Como saber se o LASIK é a modalidade ideal para mim?

A partir de 2018, o IOC oferece o Laser Center: um andar inteiro da clínica exclusiva para avaliação e acompanhamento de pacientes candidatos à cirurgia refrativa. Através de uma equipe treinada de atendentes, técnicas e médicos oftalmologistas, poderemos avaliar o seu caso e indicar o melhor tipo de tratamento, seja ela o LASIK, o PRK, o Contoura ou o VisuMax SMILE.Através do Laser Center, você também será acompanhado de perto durante a recuperação após Cirurgia Refrativa LASIK.Agende sua consulta através do formulário abaixo e venha conhecer o que o IOC tem à disposição. Estamos aguardando por você.

Artigos relacionados