12/1/2022

Como e por que a Cirurgia de Catarata poderá me deixar sem óculos?

No items found.

A Catarata é o nome dado à uma doença que leva à opacificação do Cristalino, uma das duas lentes naturais dos nossos olhos, juntamente com a Córnea. Na Cirurgia de Catarata, o Cristalino opacificado com o passar da idade é removido cirurgicamente e, no seu lugar, uma Lente Intraocular artificial com grau é implantada.[arve url="https://www.youtube.com/watch?v=sfe4TBJ1igA" title="Cirurgia de Catarata e Lentes Intraoculares" description="A Catarata é a opacitifcação do Cristalino que ocorre, na maior parte das vezes, em decorrência da idade. A cirurgia de Catarata realiza a remoção do Cristalino acometido e substituição por uma Lente Intraocular." maxwidth="700" /]Mesmo que você use óculos, ao remover sua catarata, o grande objetivo e desafio desse tratamento é deixa-lo sem óculos, ou pelo menos diminuir a necessidade e a dependência do seu uso. Para isso, várias medidas são feitas durante os exames pré-operatórios, para que se chegue ao grau ideal da Lente Intraocular o mais próximo possível da correção óptica necessária ao seu olho. Vamos entender mais sobre isso?

Qual a chance de eu não precisar mais usar óculos fazendo a Cirurgia de Catarata?

Os centros de Cirurgia de Catarata mais avançados do mundo deixam 86% dos olhos operados com uma variação de até meio grau do planejado. Os outros 14% ficarão com um grau superior a este. Essa variação que impede que se alcance 100% dos olhos operados no grau planejado vem da dificuldade técnica da atual tecnologia medir de forma precisa a curvatura interna da Córnea.Em resumo, as chances do paciente operado necessitar usar óculos após a cirurgia é muito pequena.

Mesmo com pouco grau, eu vou precisar usar óculos após a Cirurgia de Catarata?

Em algumas situações, o uso de óculos para algumas atividades pode ser a solução mais simples para esse problema, mas nem sempre eles serão necessários. Quando essa diferença de grau é encontrada na primeira cirurgia, o cirurgião pode optar por escolher, para o segundo olho, uma nova Lente Intraocular com um grau que neutralize a diferença encontrada na cirurgia do primeiro olho, prática universalmente utilizada, levando-se em conta que a imagem é formada pela visão dos dois olhos. Uma segunda opção disponível é utilizar a cirurgia ocular a laser LASIK para a correção de algum grau residual resultante de uma Cirurgia de Catarata.Por fim, há ainda a opção de um implante secundário (colocado junto com o primeiro) ou da troca da Lente Intraocular colocada anteriormente por outra com um grau mais adequado.Raríssimos são os casos dos pacientes que se sentem incomodados com algum grau residual para necessitarem da troca da Lente Intraocular após a Cirurgia de Catarata.

Tipos de Lentes Intraoculares para cada paciente

As Lentes Intraoculares são divididas em três modalidades:

  • Monofocais: permitem uma boa visão para uma distância pré-escolhida: de perto ou de longe. A alternância de uma lente para perto num olho e longe no outro é chamada de Monovisão, e funciona muito bem. Os óculos quase sempre serão necessários.
  • Multifocais: possuem na mesma lente o grau de perto, intermediário e de longe. Por ser mais versátil e abrangente quanto às distâncias atendidas, agradam muitas pessoas que buscam esta característica. Será pequena a necessidade de uso de óculos.
  • Bifocais: Lentes Intraoculares com estas características também estão disponíveis, oferecendo uma melhor visão para perto ou longe, conforme as necessidades do usuário.
  • Trifocais: esta tecnologia de lentes Intraoculares é a mais recente e vem atendendo um grande número de pessoas, porque permitem uma melhor cobertura das distâncias de perto, intermediária e longe, com conforto e qualidade.

Portanto, a Cirurgia de Catarata hoje tem muitas opções de modelos de Lentes Intraoculares e várias técnicas que podem ser utilizadas para reduzir o uso de óculos no pós-operatório. Nenhuma das lentes disponíveis é capaz de restaurar a visão de perto e de longe, com a mesma qualidade e eficiência que a natureza reservou ao nosso Cristalino natural. Porém, a atual tecnologia das Lentes Intraoculares e dos exames pré-operatórios, aliada ao critério de escolha de um bom oftalmologista com base nas informações que você irá fornecer sobre os seus hábitos, hobbies, esportes e preferências, irão ajudá-lo a escolher a melhor Lente Intraocular para as suas necessidades específicas.O IOC tem à disposição uma equipe de experientes profissionais e uma grande tecnologia para realizar o diagnóstico, tratamento e acompanhamento da Catarata. Realize o agendamento de consulta através do formulário abaixo e iremos entrar em contato com você em breve. Estamos aguardando pela sua visita!

Artigos relacionados