12/1/2022

Como saber se pago um preço justo por uma lente intra-ocular (LIO)?

No items found.
Preço das Lentes Intraoculares (LIO)

As Lentes Intraoculares são a solução cirúrgica para muitos pacientes que têm dificuldade em enxergar. Implantadas pelo médico oftalmologista, elas ajudam a corrigir a Catarata ou Erros de Refração (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia). Se você está considerando implantar uma Lente Intraocular, é importante se manter informado. Saiba quais são os pontos importantes a serem considerados, entenda como guiar a sua decisão e a perceber se você pagará um preço justo.[arve url="https://www.youtube.com/watch?v=sfe4TBJ1igA" title="Cirurgia de Catarata e Lentes Intraoculares" description="A Catarata é a opacitifcação do Cristalino que ocorre, na maior parte das vezes, em decorrência da idade. A cirurgia de Catarata realiza a remoção do Cristalino acometido e substituição por uma Lente Intraocular." maxwidth="700" /]

Para quais situações devo considerar uma lente intra-ocular?

Existem dois tipos de lentes que podem ser implantadas nos olhos. O primeiro tipo substitui o Cristalino (a lente interna do olho que se torna opaco em função da Catarata). Já o segundo tipo de Lente Intraocular (lente fácica) é aquele posicionado à frente do Cristalino, tornando-se uma terceira lente no olho (além do Cristalino e da Córnea, a lente mais externa). Nesse caso, é possível corrigir Miopia, Hipermetropia e até o Astigmatismo, principalmente para pacientes que têm graus elevados e Córneas Finas ou irregulares.

Qual é o papel do médico na tomada de decisão?

O implante de uma Lente Intraocular é um procedimento cirúrgico. Por isso, decidir por fazê-lo deve ser baseado em informações de qualidade, tanto em relação ao procedimento como em relação à sua saúde. Para ajudá-lo, o médico oftalmologista irá solicitar exames que comprovem o diagnóstico e orientem sobre qual é o melhor procedimento. Nessa fase, é fundamental que o médico inspire confiança e você se sinta à vontade para solucionar suas dúvidas. Juntos, vocês chegarão na melhor solução para o seu caso.Existe uma gama grande de tipos de Lentes Intraoculares:

Lentes Monofocais

São as mais econômicas, porém corrigem a visão somente para perto ou para longe. Existe uma maneira prática encontrada para esse tipo de lentes, que é de corrigir a visão de um olho para longe e do outro para perto, permitindo que a fusão da imagem dos dois olhos permita uma visão muito satisfatória e deixando o paciente pouco dependente de óculos após a cirurgia.

Lentes Multifocais

São Lentes Intraoculares que possuem de forma concêntrica graus para atender à visão de perto, intermediária e longe. Elas podem ser escolhidas de forma a atender melhor a visão de perto ou de longe, dependendo da idade, atividades profissionais e de lazer de cada paciente. São lentes mais caras, mas podem evitar o uso de óculos após a cirurgia. Se mostram menos efetivas em condições de baixa luminosidade.

Lentes Trifocais

As novas lentes trifocais são as mais caras atualmente disponíveis. Trazem uma grande satisfação aos pacientes e apresentam a melhor tecnologia desenvolvida até o momento para proporcionar uma melhor visão em todas as distâncias. Porém, pacientes que possuem um pupila muito pequena não são os melhores candidatos para este procedimento.

Lentes Tóricas

São aquelas lentes intraoculares desenvolvidas para corrigir também os graus existentes de Astigmatismo. Existem lentes tóricas monofocais e multifocais.

Usar lentes Artisan faz diferença?

As Artisan são as lentes fácicas, ou seja, lentes que podem ser implantadas sem a remoção do Cristalino. Feita para atender pacientes que ainda não possuem Catarata, não podem fazer a cirurgia a laser e desejam deixar de usar óculos. Muito usada em todo o mundo, têm baixos índices de complicações pós-cirúrgicas, além de promoverem excelentes resultados aos pacientes. Por ser um material implantado dentro do olho, a qualidade da lente é um dos pontos mais importantes a serem considerados.Tornam o procedimento reversível, ou seja, elas podem ser removidas posteriormente sem perdas para o paciente. Além disso, têm precisão e boa qualidade de correção visual.

Se são lentes, por que não manter os óculos?

Durante as consultas médicas, é de suma importância que você e o seu oftalmologista estejam na mesma página quanto às expectativas em relação aos resultados. A maioria dos pacientes que se submetem a cirurgias oculares desejam voltar a enxergar com nitidez sem depender dos óculos.O melhor investimento na aquisição de uma lente intra-ocular é aquele que é feito buscando atender a demanda específica de cada paciente. Uma entrevista com o seu oftalmologista irá determinar suas necessidades, aspirações, atividades profissionais e de laser, hábitos, necessidade de viajar e dirigir à noite, inclusive, levando em consideração sua estatura. Modernos exames e medidas irão determinar também o grau ideal do implante a ser utilizado. Lentes mais sofisticadas e mais caras, podem ter depois um ganho indireto com futuros investimentos em óculos após a cirurgia.Se esse ainda não é motivo suficiente, pense pela perspectiva prática. Os óculos e as lentes de contato exigem cuidados e manutenção constantes. Apesar de os pequenos hábitos serem automáticos na rotina, por exemplo a higienização das lentes, ainda existem atividades que se tornam mais difíceis para quem usa óculos.A cirurgia ocular a laser é uma excelente alternativa para as pessoas com menos de 60 anos que ainda não possuem Catarata. Essa técnica oferece a vantagem de ser realizada simultaneamente em ambos os olhos, de não ser uma cirurgia intra-ocular, e de poder retardar uma cirurgia de Catarata em muitos anos. Oferece excelente visão para perto e longe, tendo a vantagem de ser um investimento de menor custo.[arve url="https://www.youtube.com/watch?v=xP8ELXebivY" title="Cirurgia ocular refrativa a laser LASIK: conheça a técnica" description="A cirurgia ocular refrativa a laser LASIK tem o objetivo de corrigir os defeitos da refração: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e inclusive a Presbiopia com o laser." /]A técnica da cirurgia ocular a laser que corrige também a Presbiopia demanda uma tecnologia especial e não é executada por muitos oftalmologistas, em função dos investimentos necessários em tempo e tecnologia.Nesses casos, a lente intra-ocular é a solução segura para que pacientes com doenças refrativas possam se livrar dos óculos. No geral, a cirurgia oftalmológica é uma solução rápida e segura. Não parece um preço alto para retomar sua qualidade de vida e acuidade visual, não acha?Se você está pensando em implantar a lente intra-ocular, entre em contato com o IOC e agende sua consulta para saber o que podemos fazer por você. Basta preencher ligar para nós através do telefone (41) 3322-2020.

Artigos relacionados