12/1/2022

Como ter boa visão na frente do monitor o dia todo

No items found.

Se você trabalha em frente ao computador o dia todo, é possível que a sua visão se torne embaçada depois de um longo período de trabalho. Isto é devido a uma condição conhecida como Síndrome de Visão Computacional, descrita pela respeitada Clínica Mayo, dos EUA: relatando fadiga ocular, visão embaçada e dores de cabeça, resultado do grande tempo a frente da tela. A boa notícia é que a SVC não é permanente e há muitas coisas que você pode fazer para ajudar a preveni-la. No post de hoje preparamos dicas especiais para te mostrar como ter boa visão, mesmo ficando muito tempo em frente ao monitor. Confira!

1. Use a iluminação adequada

A fadiga ocular, muitas vezes é causada pela iluminação excessiva, seja a partir da luz solar que entra através das janelas, ou mesmo da iluminação interior. Para você usar de melhor forma um computador, a iluminação ambiente deve estar de forma a deixá-lo confortável.Reduza a luz exterior, controlando a entrada de luz pela abertura de cortinas, persianas ou venezianas, e se possível, coloque o monitor do computador de modo que a janela fique ao lado, ao invés de estar na frente ou atrás dele.Muitos usuários costumam sentir uma melhora nos olhos quando evitam trabalhar sob luzes fluorescentes muito intensas. Assim, procure reduzir o número de lâmpadas fluorescentes instaladas acima de sua área de trabalho, se você estiver incomodado com a iluminação do local.

2. Atualize seu monitor

Hoje em dia são poucos os que ainda não foram substituídos, mas se esse for seu caso, troque seu monitor estilo tubo (chamado de tubo de raios catódicos) por um display de cristal líquido de tela plana (LCD).As telas de LCD são menos agressivas sobre os olhos e, geralmente, têm superfície antirreflexo. Já as telas do monitor de tudo, pode causar uma "tremulação" notável das imagens, que é uma das principais causas de tensão nos olhos. Mesmo que essa oscilação seja imperceptível, ela ainda pode contribuir para o cansaço visual e a fadiga durante o trabalho no computador.Finalmente, escolha um monitor relativamente grande. Para os desktops, selecione um monitor com tamanho de pelo menos 19”, assim você forçará menos a vista e isso te auxilará a como ter boa visão.

3. Pisque mais vezes

Embora seja estranho o fato de ter que falar nisso, mas muitas vezes quem trabalha no computador fica tão entretido que “esquece de piscar”. Ao trabalhar em um computador, as pessoas piscam com menos frequência - cerca de um terço a menos do que fazem normalmente. Piscar é muito importante quando se trabalha em um computador, pois essa ação umedece os olhos para evitar a secura e irritação.As lágrimas que umedecem o globo ocular tem um tempo natural de evaporação, e são constantemente distribuídas sobre a superfície do olho a cada piscada. Diminuir a freqüência de piscar deixa o olho mais seco, causando ardência. Uma vez que arda a primeira vez pela insuficiente lubrificação, irá continuar a arder mesmo que a frequência das piscadas aumentem. Ambientes que usam ar condicionado e calefação favorecem ainda mais o aparecimento dos sintomas de olho seco, o que pode aumentar ainda mais a rapidez que suas lágrimas evaporam, colocando você em maior risco de problemas.Muitas vezes os sintomas de olho seco só são aliviados com o uso de colírios de lágrimas artificiais, e nestes casos eles são uma boa ajuda. Porem muitas pessoas acham que usando colírios estão "cuidando" melhor dos seus olhos, o que não é verdade. O melhor colírio é a própria lágrima. Por isto, o ideal é sempre que o oftalmologista prescreva o colírio quando necessário.

4. Fazer um exame oftalmológico é a melhor forma de ter boa visão

Ter uma rotina de exame oftalmológico completo é a coisa mais importante que você pode fazer para prevenir ou tratar problemas de visão por causa do computador.De acordo com especialistas da área, os usuários de computador devem fazer um exame oftalmológico antes de começar a trabalhar em um computador e ao menos uma vez por ano depois disso, para controlar a qualidade da visão.Durante o exame, não se esqueça de informar ao seu médico quantas vezes você usa o computador no trabalho e em casa, e de quantas horas em média fica em frente ao monitor.Siga essas dicas e mantenha sempre um bom controle da saúde dos olhos com o acompanhamento de um oftalmologista, afinal esta é a melhor forma de aprender a como ter boa visão.Deixe um comentário sobre sua rotina em frente ao computador. Mande-nos também suas dúvidas.

Artigos relacionados