12/1/2022

Descolamento do Vítreo

No items found.
Descolamento de Vítreo

O Vítreo, também conhecido por Humor Vítreo ou Corpo Vítreo, é um gel transparente que preenche toda a cavidade posterior do olho, preenchendo o espaço do globo ocular que fica atrás do Cristalino. Ele e o humor aquoso são os líquidos que dão tônus ao globo ocular, deixando a “bolinha” do olho sempre cheia. É uma substância gelatinosa, constituída por 98% de água e 2% de sais minerais dissolvidos, além de uma pequena quantidade de fibras e células.

O que é o Descolamento do Vítreo?

O Vítreo se adere em alguns pontos da Retina, o que o ajuda a se manter em posição. É natural, com o passar dos anos, que ele se descole da Retina total ou parcialmente, causando sintomas perceptíveis na visão, que com frequência trazem preocupação ao paciente, chamando a atenção pela novidade e pelo início súbito. Sempre que presentes os sintomas do Descolamento de Vítreo, o paciente deve ser examinado sem demora, idealmente com as pupilas dilatadas. Na maioria das vezes o paciente não apresenta nenhuma complicação pelo Descolamento do Vítreo, mas a Retina precisa ser examinada porque em alguns casos o Vítreo, ao se descolar, pode tracionar a Retina, causando sua ruptura e criando um buraco que é uma futura porta para um Descolamento de Retina. Note que o Descolamento de Vítreo e o Descolamento de Retina são duas entidades distintas, de gravidade também diferentes.Quando o Vítreo perde o seu contato natural com a Retina por algum motivo, estamos diante de um Descolamento do Vítreo.Essa alteração não deve ser confundida com o Descolamento de Retina, uma alteração em que as duas porções da Retina (a camada epitelial pigmentar e a camada neurossensorial) se separam. Apesar disso, as causas e sintomas de ambos os problemas podem ser semelhantes. Além disso, o Descolamento do Vítreo pode ocasionar o surgimento do Descolamento de Retina, uma condição mais grave.

Quais são os sintomas?

  • Presença de manchas na frente da visão, de início súbito;
  • O aumento súbito de Moscas Volantes (elementos que flutuam na visão, com formato de pontos ou bastões). Estas manchas são vistas com maior nitidez quando se olha para um fundo ou parede clara;
  • Flashes ou faíscas de luz que não existiam e se apresentam no campo de visão mesmo com os olhos fechados.

Quais as causas do Descolamento Vítreo?

Com o avançar da idade, a composição do Vítreo sofre alterações, tornando-se mais líquido (condição conhecida por sinérese vítrea). Essas e outras modificações facilitam o surgimento de um Descolamento Vítreo à medida que o olho envelhece.Pacientes portadores de Miopia, especialmente os de alto grau (acima de 6 Dioptrias) têm risco aumentado de Descolamento do Vítreo, pelo fato de o olho ser maior e mais alongado, e a quantidade de Vítreo não ser suficiente para preencher toda a cavidade do olho.As causas do problema incluem:

  • Idade;
  • Miopia
  • Traumas oculares;
  • Inflamações oculares como Uveíte ou Coriorretinite;
  • Como complicação da cirurgia de Catarata ou outras cirurgias intraoculares.
  • Portadores de degeneração lattice da Retina;

Como é realizado o tratamento?

A enorme maioria dos Descolamentos do Vítreo não precisam de tratamento, mas precisam muito de uma consulta para fazer o diagnóstico correto e avaliar a presença de alterações na Retina que mereçam tratamento. Na maioria das vezes, as manchas e Moscas Volantes que muito incomodam num primeiro momento saem naturalmente do eixo da visão central, ficando presentes ainda, mas na visão periférica. Em alguns casos estas manchas permanecem na visão central, atrapalhando a leitura e outros afazeres. Nestas condições, uma remoção cirúrgica de todo o Vítreo (através da Vitrectomia) pode ser considerada.A enorme maioria dos Descolamentos do Vítreo não precisam de tratamento, mas precisam muito de uma consulta para fazer o diagnóstico correto e avaliar a presença de alterações na Retina que mereçam tratamento. Na maioria das vezes as manchas e Moscas Volantes que muito incomodam num primeiro momento, saem naturalmente do eixo da visão central, ficando presentes ainda, mas na visão periférica. Em alguns casos estas manchas permanecem na visão central atrapalhando a leitura e outros afazeres. Nestas condições uma remoção cirúrgica de todo o Vítreo pode ser considerada.A escolha do tratamento mais eficaz vai depender de uma série de condições analisadas pelo seu Oftalmologista.A principal preocupação é a ocorrência de um Descolamento de Retina por conta do Descolamento Vítreo. Por isso, durante o diagnóstico dessa alteração, qualquer tipo de rasgaduras visualizadas na Retina devem ser corrigidas através de terapia a laser ou por outras técnicas conhecidas como Retinopexia.Em algumas situações o Vítreo, ao se deslocar da Retina, pode causar uma rotura de um vaso que leva a uma Hemorragia Vítrea. A presença de sangue no Vítreo pode interferir muito com a visão,dependendo da quantidade que se espalhou. Uma Fotocoagulação a Laser pode ser necessária, e em casos mais intensos uma Vitrectomia posterior necessita ser feita para a remoção de todo o Vítreo.Nestes casos, o nosso organismo não consegue realizar a limpeza do Vìtreo turvo sozinho. Assim, a Vitrectomia (que substitui o Humor Vítreo turvo por um líquido transparente) pode ser indicada.Em casos onde um Descolamento de Retina está associado, essa alteração também será corrigida, através de técnicas a laser, com o auxílio de gás, Vitrectomia ou implantes de silicone conhecidos por Introflexão Escleral.Se você está diante de quaisquer sintomas de Descolamento de Vítreo ou de Retina, como o aumento súbito de Moscas Volantes, é imprescindível buscar o atendimento oftalmológico mais próximo.Os moradores de Curitiba agora têm à disposição o IOC Agile, um centro oftalmológico no coração da cidade, atendendo de segunda a sexta das 08h-18h e aos sábados das 08-13h, pronto para diagnosticar e tratar seu problema da melhor maneira possível. Não é preciso agendar consulta: basta comparecer na Rua Brigadeiro Franco, nº 2848, com estacionamento no local.

Artigos relacionados