12/1/2022

4 doenças nos olhos que você precisa evitar

No items found.

Maus hábitos, processos alérgicos, uso prolongado de certos tipos de medicamento e outros fatores podem fazer com que você desencadeie doenças nos olhos. A prevenção é fundamental e pode evitar que você seja exposto à alguma dessas doenças. Saiba o que fazer no dia-a-dia para afastar esse risco e conheça um pouco mais sobre algumas das doenças nos olhos que podem ser evitadas!

Ceratocone

O Ceratocone é uma doença ocular bilateral e progressiva que afeta o formato (com aspecto de cone) levando a um afinamento progressivo da córnea. Segundo o National Eye Institute dos EUA, a incidência do Ceratocone é de 1:2000, ou seja uma em cada 2000 americanos desenvolverá a doença. Outras regiões do mundo pode ser maior, 1:500.Algumas causas são conhecidas do Ceratocone, a transmissão genética, possíveis causas hormonais e alergias com conjuntivites alérgicas. As alergias podem ser pioradas por agentes externos, como pole de plantas, poeiras, pelos, lã, levando as pessoas, principalmente os adolescentes a coçar os olhos freqüentemente com força. A coceira fragiliza a córnea facilitando sua deformação.

Úlcera de córnea

Se não tratada imediatamente, a Úlcera de Córnea pode comprometer outras estruturas dos olhos e até causar cegueira. Essa doença se manifesta lentamente e é causada por uma ferida na Córnea, ou ainda (menos comum) por bactérias, fungos ou vírus. Ela acomete quem faz mal uso das Lentes de Contato ou quem se expõe ao risco de ter a presença de um corpo estranho nos olhos.Os pacientes que usam lentes de contato devem manter uma rígida rotina de limpeza das lentes, assim como não podem dormir com elas. Uma vez deixados de lado, a falta desses cuidados pode colocar o paciente sob o risco de desenvolver a úlcera de córnea. Seus principais sintomas são vermelhidão, lacrimejamento e dor, secreção mucopurulenta e sensibilidade à luz.

Uveítes

Com sintomas bem parecidos com a conjuntivite, a uveíte é bem mais grave e podem causar a baixa visual e cegueira quando não tratada. Ela é caracterizada por uma inflamação da parte dos olhos que acomete o trato uveal, que é composto por: íris (estrutura que dá cor aos olhos), corpo ciliar e coroide (composto basicamente por vasos sanguíneos). Podem ter causas traumáticas, infecciosas, tumorais e autoimunes. Entre as causas infecciosas, a toxoplasmose é uma das mais comuns. No Brasil, o principalmente causador é causado pelo consumo da carne de porco mal cozida.Além de olhos vermelhos, coceira e dor, o paciente pode apresentar relatos de enxergar pontos pretos, denominadas moscas volantes. Para fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento, é necessário que o profissional faça um exame de fundo de olho para descartar outras doenças nos olhos.

Doenças nos olhos causadas por agentes externos

Há diversos cuidados que devem ser tomados para evitar danos aos olhos e o surgimento de doenças nos olhos. Quem anda de motocicleta ou trabalha com objetos que podem se soltar ou gerar fagulhas, deve sempre utilizar óculos protetores para evitar a exposição dos olhos à agentes externos. Quem trabalha com solda, deve sempre usar os óculos de proteção, porque a frequência da radiação das ondas luminosas "queimam" a córnea sem calor. Os sintomas aparecem cerca de quatro horas depois.Aos atletas, os cuidados devem ser redobrados. Aqueles que praticam esportes como squash ou tênis, estão mais sujeitos aos traumas oculares. O descolamento de retina pode também ser causado por quem tomar uma bolada na cabeça, ou ter algum trauma em uma luta ou um salto de trampolim.Além dessa pequena lista, existem diversas doenças nos olhos que podem ser evitadas. Cuidados mínimos com higiene e proteção podem fazer a diferença quando o assunto é saúde dos olhos. Se você apresenta algum tipo de sintoma dessas doenças oculares que podem ser prevenidas com cuidados adequados, agende sua consulta abaixo e venha conhecer o que o IOC tem a oferecer.

Artigos relacionados