Dor ao movimentar os olhos: conheça as causas e o que fazer

Atualizado em: 23 de janeiro de 2020

A dor nos olhos é um sintoma que pode acompanhar muitas doenças oftalmológicas variadas e já comentamos sobre as diferentes causas de dor ocular neste artigo. Agora, conheça abaixo as diferentes causas de dor ao movimentar os olhos, um sintoma relativamente comum de surgir na população e que na imensa maioria dos casos não indica nada potencialmente grave.

Dor ao movimentar os olhos

Fadiga ocular

A causa mais comum de dor à movimentação ocular está relacionado à simples fadiga ocular. Para realizar os movimentos oculares, nosso globo ocular utiliza músculos específicos, cada um responsável por um tipo de movimento do olho. Assim como qualquer outro músculo esquelético (de movimentação voluntária) do corpo, eles podem fatigar. Quando isso acontece, a dor ao movimentar ambos os olhos costuma surgir.

A fadiga ocular é mais comum em pessoas que trabalham na frente da tela do computador por muito tempo ou para realizar tarefas que necessitem de uso constante dos olhos. Geralmente, os sintomas surgem ao fim da tarde ou à noite, período no qual os olhos já estão cansados pelo esforço realizado durante o dia.

O tratamento é simples: assim como é necessário para qualquer músculo fatigado no corpo, será preciso repouso. Se você trabalha na frente do computador por muito tempo durante o seu dia e está sentindo esse sintoma, procure realizar intervalos de descanso dos seus olhos, consistindo de alguns poucos minutos a cada hora de trabalho.

Erros de Refração

A presença de Erros de Refração (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo ou Presbiopia – Vista Cansada) também podem causar sintomas de dor ao movimentar um ou ambos os olhos. Estes casos também costumam ter relação com a fadiga ocular pois, na existência de problemas refrativos, o esforço da musculatura responsável pelo movimento do globo ocular costuma ser maior.

Nestes casos, o sintoma de dor ocular ao movimento costuma surgir juntamente com a visão embaçada para perto, para longe ou em ambas as distâncias. Se você apresenta esses dois sintomas associados, é interessante procurar um oftalmologista para realizar o diagnóstico do seu Erro de Refração e indicar os possíveis tratamentos, que incluem o uso de óculos, de lentes de contato ou de Cirurgia Refrativa como tratamento definitivo.

Neuropatia Óptica

Na imensa maioria dos casos, a fadiga ocular e os Erros de Refração são as causas de dor ao movimento dos olhos. Em casos mais raros, a do ao movimentar os olhos, quando acompanhada de outros sintomas, pode indicar alterações potencialmente graves e que requerem a busca de um oftalmologista para que sejam diagnosticadas e tratadas precocemente, evitando assim a progressão das doenças.

A neuropatia óptica é o nome dado ao dano ao nervo óptico, e portanto tem várias causas. Na maior parte delas existe envolvimento de um único olho e o paciente só percebe as alterações em cores e na acuidade visual quando o médico oftalmologista pede para cobrir um dos olhos.

As doenças que causam neuropatia óptica pode cursar com o surgimento de dor no olho ao movimento, mas geralmente o principal sintoma envolvido é a perda da acuidade visual, com a diminuição da visão de cores. Em outros casos, a dor ocular é um sintoma que não se encontra presente.

As causas de Neuropatia Óptica incluem a isquemia (redução ou ausência de circulação sanguínea) do nervo óptico, a neurite óptica (inflamação do nervo óptico), além de trauma ao nervo óptico (que pode ocorrer em acidentes automobilísticos ou qualquer trauma na cabeça ou diretamente no globo ocular). A Neurite Óptica é ainda uma das apresentações iniciais mais comuns da Esclerose Múltipla, uma doença desmielinizante e autoimune rara.

A Neuropatia Óptica também pode surgir por deficiências nutricionais específicas, como é o caso de deficiência da Vitamina B12, causada por desnutrição, veganismo sem reposição desta vitamina, anemia perniciosa ou cirurgias bariátricas, sendo a deficiência vitamínica destas duas últimas causada pela má absorção de Vitamina B12 no trato gastrintestinal.

O tratamento com vitamina B12 resolve também outros tipos de dores no olho que não são necessariamente causadas por Neurite Óptica. Vale lembrar que após uma avaliação, a vitamina B12 poderá ser prescrita pelo seu Oftalmologista.

Outra causa de dor ocular é insuficiência de convergência não tratada, avaliada numa consulta oftalmológica. Nestes casos, os olhos não conseguem focar um objeto próximo à ponta do nariz.

O que fazer ao apresentar esse sintoma?

Como as causas de dor ao movimentar os olhos são múltiplas e com tratamentos e gravidades variadas, é importante realizar uma consulta oftalmológica sempre que estiver frente a esse sintoma. Agende uma consulta com um oftalmologista caso você esteja sentindo esse sintoma há bastante tempo. Para ser atendido no IOC, basta realizar o agendamento da consulta no formulário abaixo.

Caso o sintoma de dor ao movimento dos olhos tenha surgido de modo súbito (abrupto), e principalmente se vier acompanhado de outros sintomas como vermelhidão ocular, diminuição da acuidade visual (visão embaçada ou turva) e dor ocular mesmo ao repouso, é importante procurar um oftalmologista rapidamente. Para estes casos, o IOC tem à disposição o IOC Agile, um pronto-atendimento oftalmológico atendendo de segunda a sábado em Curitiba/PR, sem a necessidade de agendamento de consultas. Basta comparecer e você será atendido por profissionais capacitados para realizar a avaliação dos seus sintomas, bem como o diagnóstico e tratamento mais adequados. Estaremos aguardando por você.



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
    Conectando...
    Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
    Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
    :
    :
    :
    Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
    :
    :
    Esta sessão de chat foi finalizada