12/1/2022

Dor nos olhos: o que pode ser?

No items found.

A maior parte das pessoas já se deparou ou irá se deparar com dores constantes nos olhos, ou apenas ao movimentar os olhos.

A dor nos olhos geralmente não é grave e pode ser causada por cansaço ou uso incorreto de óculos, ou lentes de contato.

Porém, em casos específicos, a dor no olho esquerdo ou direito pode ser um sintoma de uma doença ocular subjacente que requer tratamento.

Nesse artigo, vamos esclarecer algumas das doenças e situações que causam dor ocular e visão embaçada ou turva.

Causas de dores nos olhos

Que áreas dos nossos olhos “sentem” dor?

Nossos olhos são órgãos delicados e notáveis, e algumas partes deles são sensíveis à dor. 

A córnea, essa camada fina e transparente que cobre a frente do olho, é repleta de nervos e é altamente sensível.

Qualquer dano ou irritação à córnea pode causar uma sensação dolorosa intensa no globo ocular.

A conjuntiva, membrana que cobre os olhos e as pálpebras, tem muitos nervos sensíveis à dor.
Essas áreas dolorosamente sensíveis nos olhos têm um propósito importante. Elas atuam como um sistema de alerta, ajudando-nos a evitar perigos iminentes e a proteger nossos olhos instintivamente.

A dor nos olhos é incômoda, mas é importante para proteger a saúde dos nossos olhos.

O olho é um órgão extremamente desenvolvido, composto por diferentes tipos de tecidos e células.

A percepção da dor, tanto no olho como no resto do corpo, acontece através do Sistema Nervoso.

Neurônios com propriedades específicas inervam várias regiões dos olhos, tais como:

  • A Córnea (primeira e mais externa lente do nosso olho)
  • A Esclera (parte branca dos olhos)
  • A Conjuntiva (uma fina membrana que recobre a superfície interna das pálpebras e a Córnea).

Tais neurônios capazes de gerar dor quando estimulados são chamados de nociceptores.
O olho dói principalmente em situações de: traumas, cirurgias, crises de Glaucoma ou infecções

Quais as causas de dor ocular?

Diversos tipos de fibras nervosas inervam as várias regiões dos nossos olhos e cada tipo de fibra responde a um estímulo específico.
Assim, temos fibras sensíveis à pressão mecânica, às moléculas liberadas durante um processo inflamatório ou alérgico e às mudanças de temperatura. Quando qualquer uma dessas fibras nervosas estão ativadas, a dor pode surgir.
Leituras demoradas com óculos defasados também pode estar causando dores nos olhos. Além disso, a dor nos olhos tem causas inflamatórias, isquêmicas e até mesmo neoplásicas.
As causas verdadeiramente oftalmológicas incluem:

A Ceratoconjuntivite seca causa desconforto e dor nos olhos. É desencadeada por atividades que diminuem o piscar de olhos, como usar muito o computador ou ler por muito tempo.
O olho seco pode indicar outras doenças, como por exemplo:uma doença reumatológica autoimune conhecida por Síndrome de Sjögren.
O Glaucoma de ângulo fechado pode causar dor nos olhos. Também pode causar dores de cabeça, diminuição da visão, halos coloridos em torno de lâmpadas e redução da visão periférica.
A crise de glaucoma costuma apresentar dor ocular e de cabeça latejante e intensa, podendo vir acompanhada de náuseas ou vômitos.
Esta é uma emergência oftalmológica que deve ser tratada de modo precoce para evitar lesões irreversíveis do nervo óptico e da visão.

Dor no olho pode ter causa neurológica

Além das alterações de origem ocular, a dor nos olhos ou ao seu redor pode ser um sintoma de doenças neurológicas. Nesse caso, existem principalmente 4 possibilidades:

  • Enxaqueca: este tipo de dor de cabeça é uma das principais causas da dor ocular. Além de dor nos olhos, pode causar sensibilidade à luz e necessidade de ficar em um lugar escuro para aliviar o desconforto. Em alguns casos, pode causar náuseas e vômitos.
  • Cefaleia em salvas: este tipo de dor de cabeça pode afetar mais homens do que mulheres, acometendo geralmente adultos jovens. A dor é intensa. Ela dura de 15 minutos a duas horas. Ela pode causar lacrimejamento, coriza nasal e síndrome de Horner.

A síndrome de Horner inclui queda da pálpebra, transpiração reduzida, pupila contraída e olho afundado. Tudo isso ocorre no lado afetado. Porém, nem todos os sintomas devem estar presentes.

  • Neuralgia do trigêmeo: causa dor intensa nos olhos, sensação de queimação ou choque, de forma esporádica. A dor se repete em crises durante o dia, em geral com poucos minutos de duração.
  • Ela pode ter um gatilho por vibração ou contato, como pentear o cabelo, tocar na têmpora, vento frio ou escovar os dentes. A dor pode envolver a região ocular ou outras regiões da face, geralmente em apenas um dos lados do rosto.

Se você tem dor nos olhos e visão embaçada, é importante ir a um pronto-atendimento oftalmológico. Isso é especialmente importante se a dor for forte e se você tiver outros sintomas. O médico poderá descobrir o que está acontecendo.

Conheça o IOC

Você já ouviu falar sobre o Instituto de Oftalmologia de Curitiba (IOC)? Se não, está prestes a descobrir um mundo de possibilidades para uma visão mais nítida e vibrante.
No IOC, não apenas aprimoramos a saúde ocular, mas também elevamos a experiência oftalmológica a um nível totalmente novo.
Somos mais do que um instituto; somos pioneiros em inovação oftalmológica.
Nossos especialistas altamente treinados se dedicam a compreender suas necessidades individuais e criar soluções personalizadas.
Quando você escolhe o IOC, está optando por décadas de experiência combinada com o que há de mais recente em tecnologia.
Toque no botão abaixo e conheça o IOC.

Artigos relacionados