Exame Pentacam ou Tomografia de Córnea: tudo sobre

Atualizado em: 25 de abril de 2019

O exame Pentacam Oculyzer, também conhecido por Tomografia de Córnea ou Tomografia de Segmento Anterior do olho, é um dos exames mais utilizados na prática oftalmológica, sendo fundamental no diagnóstico, avaliação e acompanhamento de uma série de doenças que afetam a Porção Anterior ocular, bem como fornece dados importantíssimos para a avaliação de pacientes candidatos à Cirurgia Refrativa Ocular. Neste artigo, conheça suas inúmeras aplicações e detalhes da técnica.

O que é o Segmento Anterior do olho?

Anatomicamente, podemos dividir o olho humano em duas porções: o Segmento Anterior, composto pelo primeiro terço mais superficial do olho, e o Segmento Posterior, que diz respeito ao terço mais interno do olho. No Segmento Anterior, encontram-se as seguintes estruturas:

  • Córnea
  • Íris
  • Corpos Ciliares
  • Cristalino

Dentro do Segmento Anterior também temos duas câmaras repletas de líquido: a Câmara Anterior (entre a Córnea e a Íris) e a Câmara Posterior (entre a Íris e a face anterior do Vítreo).

Para que serve o Exame Pentacam?

Agora que você já conhece as estruturas oculares presentes no Segmento Anterior ocular, fica fácil entender que o exame de Pentacam ou Tomografia da Córnea é utilizado para visualizar com detalhes incomparáveis essas estruturas anatômicas, sendo capaz de detectar e avaliar uma série de doenças que afetam os componentes dessa região do olho.

O Pentacam é reconhecido como o padrão-ouro da Tomografia do Segmento Anterior do olho, pois os dados coletados neste exame servem de base para realizar diagnósticos precisos e confiáveis, bem como fornecer o melhor tratamento para doenças que afetam a Córnea e outras porções do Segmento Anterior.

O Exame Pentacam é o exame mais importante realizado na avaliação pré-operatória de pacientes candidatos à Cirurgia Refrativa Ocular a Laser, o procedimento utilizado para corrigir os chamados Erros de Refração (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia).

Seu relatório conta com imagens pelo método Scheimpflug, topografia e paquimetria combinadas, que serão utilizadas também na avaliação pós-operatória dos pacientes de Refrativa.

A Cirurgia Refrativa realiza a correção do grau dos pacientes através da incidência do laser na superfície da Córnea, levando em torno de 2 segundos para cada grau corrigido.

Assim, o Pentacam é também chamado de Tomografia de Córnea porque é capaz de avaliar com grande detalhe as estruturas Corneanas e tecidos vizinhos.

Ele é um dos exames mais valiosos no Ceratocone, sendo fundamental no diagnóstico, avaliação da gravidade, progressão da doença e definição do melhor tratamento a ser instituído. Seus dados permitem realizar o diagnóstico da Ectasia de Córnea (Ceratocone) em estágios iniciais.

Por avaliar a Córnea com uma qualidade incomparável, é ainda importante no planejamento dos Transplantes de Córnea. O Pentacam serve também para identificar o Glaucoma por avaliação detalhada do Ângulo Iridocorneano, bem como tem grande utilidade na avaliação da progressão da Catarata e no planejamento pré-operatório da Cirurgia de Catarata.

Como funciona o Pentacam?

No IOC, a Tomografia de Córnea utiliza o equipamento Pentacam Oculyzer de rotina em todos os pacientes que irão se submeter a uma Cirurgia Refrativa. Esse aparelho mede por varredura cerca de 25 mil pontos diferentes na Córnea, faz a Paquimetria da Córnea (medição de sua espessura em todas as regiões) e avalia a curvatura interna da Córnea.

A Tomografia de Córnea também é capaz de avaliar a presença concomitante de outras alterações oculares dignas de nota na escolha da técnica de Cirurgia Refrativa a ser utilizada, como o Ceratocone ou a presença de Glaucoma de Ângulo Fechado.

Ela também pode ser utilizada para avaliar a transparência do Cristalino (perdida no processo conhecido por Catarata), dado de especial importância aos pacientes com Presbiopia (Vista Cansada) que desejam realizar o tratamento a laser.

Como os dados da Tomografia de Córnea serão utilizados na Cirurgia Refrativa?

Antes do procedimento de correção do grau, as informações obtidas pelo Exame Pentacam Oculyzer são avaliadas em conjunto com as obtidas pela Topografia de Córnea (Topolyzer) pela nossa equipe, que conta com a experiência de mais de 20 mil cirurgias refrativas realizadas.

Este exame mostra as mais relevantes informações para uma segura Cirurgia Refrativa por Laser. Dado a grande quantidade de informações disponibilizadas, como a regularidade da Córnea, a presença homogênea ou irregular de Astigmatismo, simetria das curvas, homogeneidade e espessura da Córnea, áreas de elevação ou depressão do tecido corneano na sua superfície interna e externa, comparação da regularidade coreana com uma grande amostragem normal da população, e muitas outras informações, este exame é tido como o mais importante para uma Cirurgia Refrativa segura.

Todo esse acompanhamento pré-operatório, bem como o próprio exame de Tomografia Corneana, são realizados no Laser Center IOC: um andar inteiro da clínica reservado à avaliação dos candidatos a uma Cirurgia Ocular Refrativa a Laser. Você assistirá um vídeo informativo sobre o seu tratamento, assim com participará de uma palestra informando detalhadamente os cuidados e medicamentos a serem usados no pós-operatório. Quaisquer contraindicações ao procedimento serão detectadas e a melhor técnica de Cirurgia Refrativa será escolhida para o seu caso, com dados destes exames.

Além disso, com as informações obtidas pelo exame Pentacam Oculyzer, é construído um modelo 3D do olho, que pode ser analisado pelo cirurgião e posteriormente é transmitido ao laser, orientando-o a fazer mais disparos nas áreas mais elevadas da Córnea e menos nas mais baixa. Isso permite trazer a Córnea, que é uma lente, para um estado de maior regularidade óptica, que se traduz em melhor nitidez para a visão.

Se você precisar realizar um exame de Tomografia de Córnea ou Pentacam, ou ainda se deseja saber se é um candidato à Cirurgia Refrativa para correção de Erros de Refração (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo ou Presbiopia), agende sua consulta através do formulário abaixo e entraremos em contato em breve para confirmar sua visita.



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
    Conectando...
    Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
    Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
    :
    :
    :
    Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
    :
    :
    Esta sessão de chat foi finalizada