Fazer Cirurgia para Vista Cansada vale a pena?

Atualizado em: 26 de setembro de 2017

 

Cirurgia para vista cansada

Se você tem mais de 40 anos ou está chegando próximo dessa idade, é possível que esteja percebendo pequenas mudança na sua visão. A partir dessa idade, mais de 50% da população começa a apresentar os sintomas da chamada Presbiopia ou Vista Cansada. Este é o nome dado à dificuldade que as pessoas têm de enxergar de perto após os 40 anos. Em alguns casos, os primeiros sintomas podem surgir já a partir dos 30 anos. Seu principal sintoma é a dificuldade que a pessoa tem em focar pequenas letras, especialmente durante a leitura. Com isso, surge a necessidade de afastar dos olhos os objetos como livros, jornais, revistas ou mesmo o celular. A dificuldade em enxergar de perto piora ainda mais quando há pouca incidência de luz.

A cirurgia para vista cansada é realizada através de uma cirurgia de correção ocular a laser, capaz de corrigir o problema com mínimo desconforto e um pós-operatório tranquilo. Porém, será que vale a pena realizar esse tipo de procedimento?

A cirurgia ocular refrativa a laser LASIK tem o objetivo de corrigir os defeitos da refração: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e inclusive a Presbiopia com o laser.

Conhecendo a Presbiopia

Não se sinta mal: a Vista Cansada atinge praticamente todas as pessoas na faixa dos 40 anos, mas estabiliza totalmente a partir dos 60 anos.

A boa notícia para você que está sentindo os primeiros sintomas é que é possível corrigir esse problema sem a necessidade do uso de óculos ou lentes. A escolha do tratamento dependerá de muitos fatores, como o seu estilo de vida e sua profissão. Para alguns, os óculos poderão corrigir o problema de forma simples e eficaz. Para outros, o incômodo que os óculos ou as lentes de contato podem causar é grande, afetando a qualidade de vida.

A Cirurgia para Vista Cansada

Atualmente, existe uma ótima alternativa ao uso de óculos ou lentes: também é possível corrigir este problema através da cirurgia para vista cansada a laser. O laser é o mesmo utilizado para corrigir os Erros de Refração: a Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e, também, a Presbiopia.

O IOC conta com uma tecnologia altamente avançada para o tratamento da Vista Cansada através da cirurgia a laser. Nós somos a primeira clínica do Brasil a corrigir a Presbiopia com o WaveLight Allegreto Eye-Q, a partir de 2002. Essa tecnologia nos permite realizar esse tratamento em aproximadamente 8 minutos, desde a entrada na sala de cirurgia até a correção completa da Presbiopia. O pós-operatório traz mínimo desconforto e você já pode realizar suas atividades diárias habituais (inclusive dirigir) no dia seguinte.

Antes que você possa se submeter à cirurgia para vista cansada, é necessário que uma equipe de oftalmologistas experientes realize exames pré-operatórios como a análise da superfície da Córnea através da Topografia. Com esse procedimento, é realizado o mapeamento da Córnea, ajudando o médico a tornar a sua superfície uniforme no momento da cirurgia.

Para quem é indicada a cirurgia?

A cirurgia a laser para Vista Cansada está indicada para todos os pacientes com Presbiopia com algum grau ou refração para longe, que não desejam usar óculos e que estejam com dificuldade de realizar tarefas como maquiar-se, usar o computador e o celular e outras situações em que se faz necessária a visão para perto. Já pacientes que não possuem grau para longe, salvo alguns casos específicos, não são os melhores candidatos.

Pacientes com menos de 40 anos que já apresentam dificuldade para ler de perto, precisam utilizar um óculos para longe. Este mesmo grau permitirá que estes pacientes consigam ler de perto. Ao passar da idade, quando estes óculos não permitirem mais que esses pacientes enxerguem de perto, está iniciando o processo de Presbiopia ou Vista Cansada. No tratamento a laser desta doença, um pouco de Miopia é deixada em um dos olhos, o que potencializa a leitura de perto. O IOC desenvolveu o Nomograma de Assis, um tratamento otimizado para a Presbiopia. Com ele, mesmo pacientes com uma pequena miopia residual podem apresentar uma ótima visão para longe após a correção da dificuldade de enxergar de perto, ocasionada pela Vista Cansada.

A Cirurgia para Vista Cansada compensa muito!

Assim, para finalizar, destacamos que a cirurgia para vista cansada compensa muito para quem não gosta de usar óculos para perto. Existem pessoas que vivem um conflito diário com o uso de óculos e precisam ter mais de um: no carro, no trabalho, em casa, na praia. Perdem, sentam em cima, deixam as lentes embaçarem, sentem a aparência de mais idade, evitam usar na frente de desconhecidos e assim por diante.

Se você se sente incomodado(a) com os óculos e já está com sua Presbiopia estabilizada, não perca mais tempo: agende sua consulta no IOC através do formulário abaixo e venha realizar os exames necessários para encontrar o melhor tipo de cirurgia para Presbiopia. Nossa equipe aguarda por você!



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
Conectando...
Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
:
:
:
Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
:
:
Esta sessão de chat foi finalizada