12/1/2022

4 dicas para fazer um teste de boa visão

No items found.

Um teste de boa visão tem a possibilidade de verificar várias funções distintas em seus olhos. Há testes capazes de lhe informar e medir suas capacidades de reconhecer detalhes, - em grandes ou próximas distâncias - analisar possíveis falhas e defeitos em seu campo de visão e analisar suas capacidades de enxergar diferentes cores.Outros, entretanto, podem verificar se você é sensível ao brilho, se seus olhos trabalham corretamente juntos, fornecendo uma boa percepção de profundidade, entre outros. No post de hoje, vamos mostrar alguns testes mais comuns que podem verificar se sua visão está saudável ou não. Acompanhe!

1. Visão cromática

Existe um distúrbio conhecido como Daltonismo ou “cegueira de cores” que, de modo geral, costuma atacar muito mais os homens do que as mulheres. Estima-se, que em todo o mundo, cerca de 180 milhões de pessoas sofrem desse mal. Existem três tipos diferentes de daltonismo:

Deficiência no reconhecimento de cores

Pacientes que são acometidos com esse mal tendem a ter dificuldades no reconhecimento de algumas cores. Células sensoriais – os cones azuis, verdes e vermelhos – estão presentes em nossa retina, porém, alguns deles às vezes não funcionam muito bem. Esse tipo de distúrbio costuma se apresentar principalmente com a dificuldade em se distinguir entre o vermelho e o verde.

Daltonismo parcial

Aqui algumas células sensoriais simplesmente não estão presentes ou realmente não funcionam. Nesses casos, os pacientes possuem dois tipos de cones apenas que funcionam. Consequentemente, a visão cromática é afetada significativamente. Isso muitas vezes pode ser muito perigoso para os motoristas, pois afeta a habilidade de identificar o vermelho.

Daltonismo completo

Essa disfunção, também conhecida como acromatopsia é muito rara. Pacientes com esse tipo de problema não assimilam qualquer nuance de cor.Oftalmologistas usam três tipos de teste de boa visão diferentes para diagnosticar esse distúrbio: pranchas pseudoisocromáticas, anomaloscópio de Nagel e o teste de Farnsworth.

2. Contraste

Avaliar a sensibilidade ao contraste é mais um teste de boa visão. Quando o contraste está diminuindo fica mais difícil perceber a diferença de uma letra preta num papel branco. Os bordos nítidos se tornam borrados. A causa mais frequente da perda da percepção do contraste é a catarata. O glaucoma também pode diminuir. A boa iluminação facilita a percepção do contraste.

3. Acuidade visual

O olho humano possui dois tipos de visão, a central e a periférica. O teste de boa visão mais comum mede a visão central com a projeção de letras, números ou símbolos para as crianças. Já a visão periférica pode ser medida no exame de campimetria, determinando quanto se enxerga na periferia dos olhos. Algumas doenças comprometem a visão central, como a degeneração macular. A pessoa não consegue mais ler, mas anda enxergando pela visão periférica. Já o glaucoma acomete a visão periférica, permite ler, mas impede a pessoa de caminhar sem esbarrar em objetos.

4. É possível fazer o teste de boa visão online

Alguns sites especializados fornecem um teste de boa visão preliminar, para pacientes que queiram saber como está a qualidade de sua visão. Alguns deles são:

É importante ressaltar que, o teste de boa visão se realiza junto com exames e testes que verificam a saúde do olho, como vimos acima. Dessa forma, apesar desses testes online darem uma orientação a você, eles de forma alguma substituem a orientação do seu médico. Procure um bom oftalmologista e agende uma consulta.Deixe sua dúvida ou sua opinião nos comentários e confira mais dicas no nosso blog!

Artigos relacionados