“Fiz cirurgia de Catarata e não estou enxergando”: o que pode ser?

Atualizado em: 23 de outubro de 2017

A cirurgia de Catarata é uma das mais realizadas no mundo. Muito disso se dá pelo fato de a Catarata ser a causa mais comum de cegueira reversível na população. A tecnologia tornou este procedimento muito seguro, descomplicado, realizado em menos de 10 minutos, não precisando mais de pontos ou curativos e com alta logo a seguir. Além disso, esse tipo de cirurgia raramente causa complicações. Porém, como em qualquer procedimento cirúrgico, elas existem.

Fiz cirurgia de Catarata e não estou enxergando

Nesse artigo, vamos solucionar a dúvida de alguns internautas que se queixam de não estar enxergando depois de fazer a cirurgia de Catarata. Descubra aqui o que pode desencadear esse quadro e como suas diversas causas são acompanhadas e tratadas.

Não enxergar após cirurgia de Catarata é comum?

Hoje, com a tecnologia envolvida na cirurgia de Catarata e a extensa realização do procedimento no mundo todo, sabemos que as complicações são raras. Estima-se que 95% dos pacientes operados de Catarata têm a recuperação da visão para as mesmas condições anteriores ao surgimento da doença e apenas 5% apresentam algum tipo de problema após o procedimento.

A visão logo após a cirurgia de Catarata não é cristalina, e é normal a presença de turvação nos primeiro dias. A melhora da visão já é importante no dia seguinte, mas seguirá melhorando progressivamente. É muito incomum não enxergar após a cirurgia, mas quando isto acontece existe uma causa definida. A mais comum (porém infrequente), é a presença de alguma anomalia na Retina ou no trato do nervo óptico, que muito provavelmente foi diagnosticado antes da cirurgia. Esses problemas, quando puderem, serão tratados. Outras causas também muito infrequentes dizem respeito à cirurgia de Cataratas muito maduras, ou hemorragias em pacientes com problemas de coagulação.

Visão embaçada após a cirurgia

Quando o Cristalino, a lente interna do olho, perde sua transparência, passa a ser chamada de Catarata. O cristalino tem o formato e tamanho de uma lentilha e é envolto por uma membrana transparente, chamada de “saco capsular”. A Catarata é fragmentada e totalmente removida de dentro deste saco capsular por uma pequena ponta de ultrassom, dando lugar à Lente Intraocular.

Com o passar dos anos, este saco capsular pode perder sua transparência, interferindo com a nitidez da visão.

O tratamento é simples: chama-se Capsulotomia Posterior, feito no consultório com uma aplicação de YAG Laser, que irá limpar a opacidade e recobrar a nitidez dos primeiros dias da cirurgia.

Perda da visão após a cirurgia

Abaixo, algumas raras doenças que podem ser responsáveis em diminuir a nitidez da visão após a cirurgia de Catarata:

  • Edema Macular Cistóide: este edema temporário na área central da Retina se tornou ainda mais raro depois que as incisões da cirurgia passaram a ser milimétricas. Acontece em menos de 1% dos pacientes operados de Catarata. Os sintomas incluem a perda visual ou visão embaçada, que costuma surgir em 4 a 6 semanas após a cirurgia, além da diminuição da percepção de cores e contrastes e a chamada metamorfopsia (distorção de linhas retas), como pode ser vista na imagem ao lado.
  • Edema de Córnea: a cirurgia naturalmente causa um pequeno edema (inchaço) de Córnea que deixa a visão embaçada nas primeiras 24 horas. Cirurgias de Cataratas muito maduras podem causar um edema que dure mais tempo para regredir. O principal sintoma também é a visão embaçada e, quando surge, o quadro costuma se resolver em poucos dias, com o passar do processo inflamatório inerente ao trauma cirúrgico.
  • Descolamento de Retina: também é uma complicação rara que pode levar à perda visual após a cirurgia de Catarata. Apenas 0,4% dos operados terão um descolamento da Retina no decorrer de 5 anos e meio após a cirurgia. Os sintomas incluem, além da visão embaçada, o surgimento de flashes de luzes e moscas volantes (manchas escuras que se movem no campo de visão).
  • Endoftalmite: uma temida complicação da Catarata, a infecção intraocular acontece raramente, em aproximadamente 1 em cada 1000 operados, ou seja, em 0,1% dos pacientes que se submetem à cirurgia. A diminuição da nitidez e qualidade da visão que já vinha melhorando, acompanhada de dor, olho vermelho e às vezes inchaço nas pálpebras, são os sinais de que algo não está bem. O início imediato do tratamento é mandatório, por isto o paciente deve procurar pelo seu médico sem perda alguma de tempo. A demora no início do tratamento pode trazer sequelas para a visão.

Cuidados no pós-operatório de Catarata

Complicações na cirurgia de Catarata são muito raras hoje, com as novas tecnologias utilizadas. A pronta intervenção médica e a obediência aos tratamentos e orientações são o fator mais determinante para evitar sequelas na visão. Para reduzir a sua incidência, é importante estar atento às informações que são repassadas desde as avaliações pré-operatórias até as consultas de pós-operatório da cirurgia.

É importante usar os colírios prescritos de maneira adequada e evitar exercícios físicos extenuantes nos primeiros dias que se seguem à cirurgia, assim como seu médico oftalmologista orientará.

Tomando esses cuidados, você evita que complicações que levem à diminuição da visão surjam durante o pós-operatório.

Se você realizou uma cirurgia de Catarata e apresenta quaisquer sintomas de diminuição da qualidade da visão, entre em contato com seu médico oftalmologista para ser reavaliado. O IOC conta com um corpo clínico especializado em Catarata e, ao longo da nossa história, já realizamos mais de 20 mil cirurgias de Catarata. Se você deseja avaliar a sua condição ou precisa de acompanhamento pós-operatório, agende sua consulta pelo formulário abaixo e venha nos fazer uma visita. Estamos esperando por você!



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
    Conectando...
    Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
    Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
    :
    :
    :
    Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
    :
    :
    Esta sessão de chat foi finalizada