Hipermetropia e Astigmatismo juntos: cirurgia a laser

No items found.

Os Erros de Refração incluem as alterações oculares que dificultam a obtenção do foco dos feixes de luz na Retina, o que produz uma imagem sem nitidez. Essas alterações incluem a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia. Na população, uma ocorrência relativamente comum é a existência de Hipermetropia e Astigmatismo juntos.Pelo fato da tecnologia da cirurgia a laser para a Hipermetropia ter sido a última a ser desenvolvida, muitas pessoas acreditam que não exista tratamento por laser para este Erro de Refração. Porém, atualmente, a cirurgia refrativa a laser pode, sim, ser utilizada para o tratamento de ambas as alterações, em simultâneo. Vamos entender um pouco mais sobre como isso funciona?

Hipermetropia e Astigmatismo juntos

Como a Hipermetropia e Astigmatismo podem ocorrer juntos?

A Hipermetropia, cujo principal sintoma é a dificuldade de se enxergar de perto, é uma alteração relacionada ao tamanho do globo ocular. O hipermétrope sem o uso dos óculos consegue, muitas vezes, até dirigir. Sua maior dificuldade é enxergar de perto, trazendo cansaço e dor de cabeça nas leituras demoradas. Nesses pacientes, o formato do olho é mais curto que o de costume. Como consequência, a convergência dos raios de luz, que deveriam ocorrer a nível da Retina, acabam acontecendo atrás desta, formando uma imagem borrada. Alguns pacientes também podem ter alterações da córnea que levam à Hipermetropia.Já o Astigmatismo não está relacionado com o tamanho do globo ocular, mas com alterações na conformação da Córnea (a lente mais externa do olho) ou do Cristalino (a segunda lente ocular, mais interna). Como resultado, a visão borrada no Astigmatismo surge independentemente da distância em que nossos olhos estão focando.Por isso, é possível ter uma alteração no formato da Córnea e/ou Cristalino juntamente com um globo ocular mais curto, coexistindo, então, a Hipermetropia e o Astigmatismo juntos.

Cirurgia de Hipermetropia e Astigmatismo a Laser

No IOC, a correção de grau com o emprego da cirurgia ocular a laser é personalizada e, assim, única para cada paciente. Através de nossa avaliação pré-operatória cuidadosa, será possível detectar, por uma série de exames como a Refração (que mede a presença de grau nos olhos), a Topografia Corneana com o uso do Pentacam Oculyzer (avaliação das alterações de relevo da córenea) e a Paquimetria (avaliação da espessura da Córnea), a coexistência do Astigmatismo e Hipermetropia juntos.Os dados coletados através desses exames são, então, repassados ao excimer laser (no IOC, utilizamos o WaveLight Allegretto Eye-Q), que irá realizar a correção tanto do grau de Hipermetropia como das alterações do Astigmatismo, através da ablação da córnea pelo laser.Muitas vezes, o eixo do Astigmatismo medido na córnea pela Topografia diverge do eixo do Astigmatismo medido nos óculos. Nestes casos, o seu médico poderá lhe sugerir um tratamento personalizado guiado pelos mapas de Topografia, denominado “Countoura”, que poderá lhe propiciar uma visão mais nítida que o tratamento convencional a laser.Se você tem Hipermetropia e Astigmatismo e deseja realizar o procedimento de correção através da cirurgia a laser, agende sua consulta no IOC através do formulário abaixo e venha conhecer nossa equipe e tecnologia à sua disposição. Estamos esperando por você.

Artigos relacionados