12/1/2022

Lentes Trifocais: independência dos óculos após Cirurgia de Catarata

No items found.

A Catarata é o nome dado à opacificação de uma das lentes naturais do olho, o chamado Cristalino. Com essa opacificação, o paciente portador de Catarata passa a sofrer de visão embaçada, geralmente de lenta progressão, a partir dos 50 anos.O único tratamento eficaz para a Catarata é a Cirurgia de Catarata. Quando ela é realizada, o Cristalino opacificado será removido e, em seu lugar, uma Lente Intraocular artificial deverá ser introduzida.

Detalhe das lentes trifocais

Tipos de Lentes Intraoculares

Existem diversas opções de Lentes Intraoculares disponíveis no mercado. As chamadas "Lentes Fácicas" são aquelas introduzidas sem a necessidade de remoção do Cristalino e não são indicadas para Catarata, mas sim para a correção de graus elevados de Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo que não podem se beneficiar de uma cirurgia a laser refrativa.Já as lentes para correção de Catarata são posicionadas em substituição ao Cristalino opacificado.A escolha da melhor lente depende da avaliação do seu oftalmologista que, além de um exame criterioso, deverá investigar:

  • Sua rotina de trabalho;
  • Hábitos de leitura;
  • Esportes que pratica;
  • Outras situações do seu dia-a-dia.

Após essa avaliação, será capaz de sugerir a melhor Lente Intraocular que bem atenda as atividades que você executa.

O plano de saúde cobre minha Lente Intraocular?

Alguns planos de saúde cobrem os custos de qualquer tipo de Lente Intraocular enquanto outros podem cobrir somente parcialmente. Nestes casos, nós teremos sempre uma opção que atenda às suas necessidades médicas e financeiras.

A evolução das Lentes Intraoculares

As Lentes Monofocais foram as primeiras a surgirem no mercado. Elas corrigem a visão de longe ou de perto, e podem ser implantadas uma em cada olho, fazendo uma correção para perto e longe chamada de Monovisão.A partir daí, a evolução das Lentes Intraoculares tem acompanhando a rápida evolução tecnológica da medicina.Materiais flexíveis permitiram que as lentes sejam implantadas por incisões microscópicas de 2.0 mm. Opticamente evoluíram muito em qualidade, entregando uma visão cada vez mais cristalina.Depois copiando-se a perfeição da natureza, permitindo que a visão de perto, intermediária e distante se assemelhassem ao máximo com a do olho humano. Lentes bifocais, multifocais, e agora trifocais foram criadas para permitir uma melhor visão, atenuando as diferenças da visão de um olho sem imperfeições de um olho operado de catarata.A grande dificuldade na evolução da tecnologia das Lentes Intraoculares envolve a tentativa de cobrir as três distâncias de visão (de perto, intermediária e de longe). A Lente Trifocal é a última evolução dessa tecnologia, capaz de cobrir a visão intermediária com melhor qualidade. É a novidade que surge para sanar essas dificuldades na visão intermediária, cada vez mais necessária no mundo tecnológico de hoje.[caption id="attachment_6305" align="aligncenter" width="839"]

Visão Intermediária Lente Trifocal

A visão intermediária é superior às outras lentes com o uso da Lente Trifocal[/caption]

Quais as características e vantagens de uma Lente Trifocal?

A Lente Trifocal para correção de Catarata, como seu próprio nome já sugere, corrige a visão para três distâncias de foco diferentes: a visão de perto, a visão de distância intermediária (comprimento do braço) e a visão de longe.As Lentes Trifocais são a última novidade no mercado de Lentes Intraoculares e começaram a ser disponibilizadas no mercado em 2016 por empresas Alemãs , Americanas, Inglesas, e de outros países da Europa. São, hoje, a melhor opção para correção da Catarata, na imensa maioria dos pacientes, permitindo uma melhor qualidade de vida após o procedimento.Além disso, as Lentes Trifocais mantém uma boa sensibilidade de contrastes e redução dos distúrbios visuais ocasionados pela Catarata, que oferecem uma visão não tão nítida para a visão de distância intermediária e podem resultar na presença de halos ou glares, especialmente ao dirigir à noite.Como tudo que evolui, as Lentes Trifocais permitem, na enorme maioria das pessoas:

  • Mais conforto na visão de distância intermediária;
  • Menos sintomas na visão noturna;
  • Diminuição da incidência de vislumbramento, que é a dispersão causada pelas luzes à noite.

Como você pode ver na imagem abaixo, mesmo para situações com pouca luminosidade, a distância de visão intermediária mantém uma boa qualidade:

Como é feito o implante da Lente Trifocal?

O implante da Lente Trifocal é semelhante ao de qualquer outra Lente Intraocular. O procedimento é realizado pelo oftalmologista e dura menos de 8 minutos. A anestesia é feita por gotas de colírios. Será realizada uma pequena incisão pouco maior do que 2 milímetros na região externa da Córnea, de onde será removido o Cristalino em micropartículas. Então, a lente é implantada pela incisão da Córnea e não necessita de pontos, nem curativos.A alta ocorre 30 minutos após a cirurgia, com retorno muito rápido às atividades cotidianas.Depois disso, a Lente Trifocal será introduzida através do mesmo local de retirada do Cristalino.Médicos e pacientes hoje se mostram muito satisfeitos com mais esta evolução. E o IOC, como sempre, foi um dos pioneiros na implantação deste tipo de lente, que vem se tornando uma preferência mundial.Agende sua consulta abaixo e venha avaliar as possibilidades de lentes para correção da Catarata.

Artigos relacionados