12/1/2022

Males do cigarro: Como o cigarro prejudica a visão

No items found.
Instituto de Oftalmologia Males do cigarro Como o cigarro prejudica a visão

Hoje, é mais do que sabido que o Tabagismo está associado ao desenvolvimento de uma série de doenças respiratórias, cardiovasculares e cancerígenas. Além dessas, você sabia que o cigarro também pode afetar a visão? O cigarro atua como um facilitador da ocorrência de doenças oftalmológicas, já que suas toxinas agem através de mecanismos isquêmicos e oxidativos nos olhos. Além disso, o Tabagismo está ligado ao aumento na frequência de uma série de doenças oculares.Indicadores mostram que fumantes apresentam um risco duas vezes maior de desenvolver Catarata e três vezes maior de apresentar Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), as principais doenças causadoras de cegueira no mundo.

A Catarata e o Tabagismo

A Catarata é uma doença que se desenvolve de forma lenta e progressiva e pode ser ocasionada por diversos fatores, como idade, traumas, diabetes e causas congênitas. A Catarata é o nome dado à opacificação do Cristalino, uma das duas lentes internas do olho, juntamente com a Córnea, mais exterior. Hoje, sabe-se que o Tabagismo pode favorecer o desenvolvimento da doença: uma série de estudos indicam que fumantes têm uma predisposição duas vezes maior de apresentar a Catarata em algum momento de suas vidas.Essa condição é causada pela fumaça do cigarro, que quando inalada altera o metabolismo do Cristalino e faz com que ele fique opaco de forma mais acelerada.A solução é cirúrgica, com a remoção do cristalino e a colocação de uma Lente Intraocular artificial.

Degeneração Macular

Outra doença oftalmológica que pode ser acelerada pelo Tabagismo é a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), também conhecida como Degenerescência Macular, uma das principais causas de perda de visão (muitas vezes irreversível) no paciente idoso.Estudos indicam que fumantes ou indivíduos que fizeram uso de tabaco por um longo período têm de duas a três vezes mais chance de desenvolver essa doença.A Degeneração Macular é caracterizada por lesões variadas na Mácula, a área da Retina responsável pela visão central, prejudicando a visualização de formas, cores, rostos e objetos em geral. A doença apresenta sintomas apenas em um grau mais avançado, com comprometimento da visão central e manutenção da visão periférica. Cessar o Tabagismo é uma importante maneira de diminuir a progressão da doença, quando diagnosticada ou, ainda mais importante, de reduzir as chances de seu surgimento. Ex-tabagistas há mais de 20 anos têm as mesmas chances de não-fumantes de desenvolverem a doença.

Males do cigarro e outros prejuízos oftalmológicos

Além das doenças citadas acima, os males do cigarro também estão relacionados à piora de outras condições oftalmológicas.É notório que a fumaça do cigarro piora consideravelmente quadros de síndrome do olho seco e alergias oculares não só nos fumantes ativos, como nos passivos também. Seus sintomas vão desde uma leve irritação nos olhos até lacrimejamento excessivo, sensação de queimação e prurido.O Ttabagismo também está associado à queda das pálpebras ocasionada pela perda da elasticidade da pele decorrente do envelhecimento precoce, intensificado pelo cigarro. Além de prejuízo estético, a queda das pálpebras causa a diminuição do campo visual, ardência e lacrimejamento.Também existem indícios de que o cigarro pode agravar a Oftalmopatia de Graves, doença relacionada ao Hipertireoidismo na qual um ou os dois olhos se projetam anteriormente nas órbitas.É importante ressaltar que os danos do tabaco podem aparecer mesmo após muitos anos de abstenção e que as doenças oculares relacionadas a ele podem ser incapacitantes e, até mesmo, irreversíveis em alguns casos.Portanto, se você é ou foi fumante durante um período da vida, agende uma consulta oftalmológica a fim de avaliar até que ponto os males do cigarro podem ter prejudicado a sua visão. Quanto mais rápido o diagnóstico, melhores são as opções de tratamento para possíveis problemas oculares. Você pode agendar sua consulta no IOC através do formulário abaixo. Iremos entrar em contato em pouco tempo e estaremos aguardando pela sua visita à nossa clínica!

Artigos relacionados