12/1/2022

Dá para manter autoestima usando óculos?

No items found.

Os óculos podem interferir positiva ou negativamente com a autoestima das pessoas, dependendo da idade, da necessidade, da quantidade de grau e espessura das lentes. As crianças costumam gostar muito de usar os óculos, porque isso as torna diferentes e elas se sentem até especiais, algo parecido com o aparelho nos dentes. Já na adolescência isso muda, e muitas vezes passam a ter vergonha da presença dos mesmos. Os adultos quando chegam aos 40 anos e precisam passar a usar os óculos para enxergar de perto, não se sentem muito vaidosos dessa necessidade porque isso expõe a idade.O acessório também esteve anos ligado ao perfil de pessoa retraída, sem amigos e muito mais afeita aos estudos. As armações pesadas ajudavam a compor o terror do "usar óculos". Com a evolução da indústria de lentes e armações, usar óculos começou a ser visto de outro modo. Com o desenvolvimento de novos materiais mais leves, confortáveis e duráveis, as armações vieram a contribuir com o visual e as lentes, mesmo para graus elevados, deixaram de causar os efeitos de olhos grandes ou muito pequenos. Veja como manter autoestima em dia usando óculos.

Faça deles um aliado para seu look

Agora eles são coloridos, estampados, metalizados ou do modo que você bem imaginar. Quase não há mais limites para o que a criatividade da indústria querer inventar para esse tipo de acessório. Uma vez que você precisa usá-los, faça deles seu aliado. Manter autoestima elevada com alguns truques que podem te favorecer na hora de compor o look é uma das dicas de quem já usa óculos há anos e não abre mão deles. Escolha a armação que mais harmoniza com seu rosto, tom de pele e cabelos. Na loja, a vendedora poderá te dar algumas dicas. Lembre-se sempre que o conforto vem em primeiro lugar. Escolha modelos que deixam seus olhos bem ao centro da lente e que não fique escorregando de seu rosto.

Por trás dessa lente também bate um coração

Nem precisamos da canção para saber que muitas pessoas têm receio em não conseguir um par por conta de estarem escondidas atrás dos óculos. Esse medo, comum em adolescentes, também vem da ideia arraigada no conceito de quem usa óculos não é lá a pessoa mais interessante que se possa conhecer. Com os nerds se tornando mais populares, manter autoestima usando óculos na adolescência se tornou mais fácil. O mesmo vale para adultos que, eventualmente se sentem inseguros em estarem com os óculos.

Para manter autoestima elevada, cirurgia a laser

A moderna cirurgia ocular a laser é uma excelente alternativa ao uso dos óculos. Muitas pessoas que no passado tiveram seu tratamento contraindicado hoje já podem ser operadas com total segurança. É muito comum as pessoas serem surpreendidas e autorizadas a operar tendo no passado ouvido o contrário. Os aparelhos que hoje realizam os exames pré operatórios fornecem informações que antes não estavam disponíveis. Sem contar que a recuperação da visão é muito rápida, permitindo que já se possa dirigir no dia seguinte da cirugia. E tem mais uma vantagem, que te ajuda a manter a autoestima se você gosta do visual dos óculos: você pode continuar usando-os quando quiser mudando as lentes por vidros sem grau.Para saber se você tem indicação para se submeter a essa intervenção é preciso consultar um médico oftalmologista, que te encaminhará para exames que atestem a viabilidade da cirurgia. O procedimento é simples e a pessoa pode retomar as atividades normais em uma semana. Vale ressaltar, no entanto, que a cirurgia só é indicada para pacientes com mais de 18 anos. Para saber mais informações sobre o uso de lentes corretivas e a cirurgia refrativa a laser, acesse nosso blog e leia mais artigos como esse.

Artigos relacionados