12/1/2022

Como manter a boa visão trabalhando com pouca luminosidade

No items found.

Pouca gente sabe, mas as regras para a luminosidade no ambiente de trabalho existem e devem ser seguidas à risca. O órgão responsável por assegurar medidas de segurança para os trabalhadores é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que definiu níveis seguros para diversas atividades. Estar de acordo com essas regras é dever da empresa. Estas, antes de montar seus departamentos, devem consultar um técnico capaz de formular um projeto de iluminação adequado.Variações das condições adequadas de luminosidade, tanto para menos como para mais, podem trazer prejuízos ao trabalhador, em diferentes setores da Economia. Veja como a iluminação ideal ajuda a você manter a boa visão.

O funcionamento dos olhos

Existem semelhanças do funcionamento do olho com o de uma máquina fotográfica: as pupilas dilatam e contraem dependendo da luminosidade do ambiente, assim como o fotógrafo abre ou fecha o seu obturador para regular a entrada de luz pelas lentes da máquina.

Luminosidade correta traz conforto

Trabalhar num ambiente de iluminação ideal trás conforto para os olhos, bem como evita que façamos um maior esforço para enxergar e ter uma boa visão. A iluminação adequada permitindo que se possa trabalhar por horas a fio sem sentir cansaço, irritação nos olhos ou vermelhidão, que influenciam inclusive no humor, no surgimento de tensão muscular nos ombros e até dores nas costas.

Boa visão em primeiro lugar

Se não for possível iluminar o ambiente, tente outras técnicas para manter sua boa visão. Aqui vão algumas dicas:

  1. Procure não forçar os olhos para enxergar o que você não consegue.
  2. Aumente, se possível, as letras dos textos e sites.
  3. Regule o monitor e sempre que possível deixe as luzes do ambiente acesas.
  4. Lembre-se que ao procurar a melhor luminosidade, ela também deve estar confortável para você.
  5. Se você sente logo nos primeiros minutos que a iluminação não está adequada, faça novas mudanças.
  6. Se houver uma janela com luz natural, procure posicionar sua mesa de modo que a luz contribua com seu trabalho.
  7. Fuja de contrastes nas telas e reflexos. Esse tipo de efeito pode prejudicar a boa visão, além de te atrapalhar no dia-a-dia.

Se você apresenta algum sintoma de problemas na visão ou deseja realizar um acompanhamento oftalmológico de qualidade, agende sua consulta no IOC através do formulário abaixo. Entraremos em contato em breve para confirmar sua consulta e estaremos esperando pela sua visita.

Artigos relacionados