Miopia alta: quais os cuidados? Existe tratamento definitivo?

Atualizado em: 23 de janeiro de 2020

A Miopia é o nome que damos à dificuldade para enxergar objetos de longe. Em torno de 30% da população apresenta esse distúrbio, e a maior parte destas pessoas apresenta apenas pequenos graus de Miopia. Porém, existe um grupo chamado de portadores de Miopia alta, que é considerada quando o grau é maior que -6.00 D (“6 graus de Miopia”).

E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Conheça quais os cuidados que deve tomar se você é portador de altos graus de Miopia e se o tratamento com Cirurgia Ocular a Laser é possível nestes casos.

O que acontece com o olho na alta Miopia?

A Miopia é causada porque os olhos são mais longos (como se fosse uma bola achatada) ou porque a Córnea é mais curva (a Córnea é a primeira lente do olho).

Existe um fator genético na formação da Miopia, mas ela também pode ser aumentada com a leitura em ambientes pouco iluminados, assim como o frequente hábito atual do uso de telas, principalmente de smartphones e tablets.

A causa da alta miopia é desconhecida, mas a frequência é maior quando um ou os pais são portadores.

Quais os cuidados que devo tomar?

Como na Miopia o comprimento do olho é maior, é como se todas as estruturas oculares fossem mais “esticadas”. E o mesmo acontece com a Retina. Por isso, o portador de Miopia alta tem risco maior de desenvolver Descolamento de Retina. Os principais sintomas de um Descolamento de Retina são:

  • Perda ou piora súbita da visão;
  • Flashes ou faíscas de luz (fotopsia);
  • Aumento súbito de moscas volantes (pontos ou outras formas flutuando na visão, como se fossem “sujeirinhas”).

Leia nosso artigo completo sobre o assunto para entender melhor.

Além do Descolamento de Retina, portadores de Miopia alta têm um risco maior de desenvolver Catarata e Glaucoma, dentre outros problemas.

Por conta disso, se você tem altos graus de Miopia, a sua consulta oftalmológica de rotina deve ser mais frequente. Você deve dar especial atenção ao surgimento de sintomas oculares como visão embaçada ou dor ocular, e deve procurar o seu oftalmologista ou um centro oftalmológico como o IOC Agile em Curitiba.

Portadores de Miopia de alto grau podem fazer Cirurgia Refrativa a Laser?

A avaliação de qualquer candidato a uma cirurgia candidato a uma Cirurgia Ocular a Laser leva em conta, entre outros fatores: o grau, a espessura, a regularidade e a curvatura da Córnea.

Um equilíbrio entre estes valores é que irá determinar se um paciente pode ser operado. Não raro, um paciente com Córnea Fina pode ser operado e um outro com a Córnea de espessura normal e o mesmo grau, não.

PRK, LASIK e SMILE são as técnicas e tecnologias disponíveis para a correção da alta Miopia. O IOC, em primeira mão, trouxe para o sul do Brasil um novo laser que agora permite operar pacientes alto míopes que não podiam ser operados por outras técnicas.

Esta técnica é o SMILE, que corrige o grau sobre a superfície da Córnea intacta, criando uma lentícula com o grau do paciente. Esta lentícula é então removida por uma micro-incisão de apenas 3 mm na superfície da Córnea.

Isso acontece abaixo do terço superficial da Córnea, que é o arcabouço de maior resistência do tecido corneano, preservando melhor a integridade da sua estrutura. Além disso, causa um menor aplanamento corneano comparado com outras técnicas cirúrgicas, permitindo que a cirurgia possa ser realizada em muitos pacientes portadores de Miopia elevada que tiveram sua cirurgia contraindicada no passado.

Venha para o IOC e descubra se esta nova e pioneira tecnologia se aplica ao seu caso.

Saiba se você é um candidato à Cirurgia Ocular a Laser na Avaliação Expressa do IOC Laser Center

Se você deseja saber se pode realizar uma Cirurgia Refrativa a Laser e receber um orçamento deste tratamento, pode agendar uma Avaliação Expressa no IOC. A avaliação expressa é mais ágil que uma consulta normal, por dispensar a necessidade de senhas na recepção, liberação de guias e abertura de um prontuário tradicional.

Se você não precisa de uma receita de óculos ou de cópia dos seus exames e só quer saber se é um candidato a este tratamento e qual o seu investimento para isto, agende uma avaliação expressa e nós iremos resolver suas dúvidas.

Basta agendar através do telefone (41) 3322-2020Estaremos aguardando por você!



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Dúvidas? Converse conosco ao vivo
    Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
    Conectando...
    Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
    Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
    :
    :
    :
    Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
    :
    :
    Esta sessão de chat foi finalizada