12/1/2022

Cirurgia de Miopia dói? Desvende os mitos desse procedimento

No items found.

Para as pessoas que têm lutado com problemas de visão como a Miopia durante toda a vida, a ideia de ser capaz de ver claramente sem o uso de óculos ou lentes de contato pode parecer um sonho tornando-se realidade. Mas a realidade de se submeter à cirurgia ocular a laser pode ser um pouco intimidante. Para ajudar a esclarecer os mitos e trazer a verdade sobre a Cirurgia de Miopia, preparamos um compilado das principais dúvidas que os pacientes têm nesse momento, para ajudá-lo nessa decisão que pode mudar sua vida. Descubra se a Cirurgia de Miopia dói e outras importantes informações desse procedimento. Acompanhe o nosso post!

Mito 1: Dor

Um dos maiores mitos sobre a Cirurgia de Miopia é que ela é dolorosa. Embora, em alguns casos, o estresse, a ansiedade e nervosismo de passar por um procedimento cirúrgico possa causar transtornos, a verdade é que a Cirurgia de Miopia é totalmente indolor. Em média, a cirurgia em ambos os olhos não leva mais do que alguns segundos. São cerca de 2 segundos por grau. O paciente fica na sala um total de aproximadamente 8 minutos, para tratar os dois olhos, porque o laser precisa ser alinhado e calibrado a cada procedimento.Somente gotas de colírio anestésico são usados para alcançar a analgesia ideal na cirurgia a laser, um grande indicador de que não se trata de um procedimento dolorido.A verdade sobre os efeitos colaterais da Cirurgia de Miopia a laser é que eles são gerenciáveis ​​e mínimos. Você pode deixar a clínica logo após a realização do procedimento e, geralmente, não se precisa de mais do que um dia de descanso para você retornar às suas atividades normais.

Mito 2: Repercussões a longo prazo

Outro mito da Cirurgia de Miopia é sobre a recuperação a longo prazo. A cirurgia a laser está quase completando 30 anos, de constante evolução tecnológica. Muito foi desenvolvido nos exames pré operatórios, e hoje se consegue identificar com muita segurança os bons candidatos a este tratamento. É muito importante seguir as orientações médicas para um pós-operatório de sucesso, abaixo algumas das recomendações:

  • Evitar lugares esfumaçados e nebulosos nos primeiros dias;
  • Evite nadar ou mergulhar durante pelo menos duas semanas;
  • Não esfregar os olhos vigorosamente durante as primeiras duas semanas após o procedimento.

Um mês após a cirurgia, você já poderá reiniciar todas as atividades físicas (mesmo as mais intensas) sem qualquer problema.

Mito 3: Custo inacessível

Atualmente existem vários tipos de Cirurgias de Miopia praticadas pelos médicos, e nem todas as cirurgias de refração do olho são caras. A maioria das pessoas acha que esse procedimento é inacessível. No entanto, o custo da Cirurgia de Miopia depende da clínica que você escolher, o tipo de dispositivo que o seu médico utilizará e o procedimento cirúrgico específico que você finalmente selecionar. São ainda levados em considerações detalhes específicos sobre a sua doença, como o grau existente e a existência ou não de outras doenças oftalmológicas, como o Astigmatismo.O custo é muitas vezes parecido com um par de óculos de grife e suas lentes. Também o custo de lentes de contato, mais os líquidos de desinfecção somados num período de um a dois anos, chegam bem próximo da cirurgia. Como investimento de médio prazo é superior a usar óculos ou lentes de contato.

Mito 4: Você ainda vai precisar de óculos de leitura

Não necessariamente. Por exemplo, os pacientes com mais de 40 anos de idade e portadores de Presbiopia podem passar pelo processo de monovisão, que consiste em deixar, de propósito, Miopia em um dos dois olhos para que o paciente consiga enxergar de perto."O olho dominante é totalmente corrigido para distâncias e o olho não-dominante é deixado um pouco míope, o que contribui com a visão de perto", afirma o dr. Steven Wilson, uma das maiores referências mundiais em tratamento da presbiopia.Como a maioria das pessoas não tem qualquer problema de ajuste, os médicos podem simular o procedimento, prescrevendo lentes de contato que imitam os efeitos da cirurgia. Desta forma, a pessoa poderá testar o quão bem irá se ajustar antes de se submeter ao processo.

Mito 5: Cirurgia de Miopia é arriscada e corro o risco de ficar cego

Como com qualquer cirurgia, existem alguns riscos, mas quando realizada corretamente e com as devidas precauções, a cirurgia no olho é incrivelmente segura. Nos dias de hoje o risco de uma complicação grave que tire completamente a visão de alguém é zero."Em 16.000 procedimentos realizados, apenas uma pessoa acabou com uma infecção leve, mas que rapidamente foi revertida com antibióticos", diz o Dr. Wilson. Em contrapartida, a cada semana existem inúmeros casos em consultórios oftalmológicos de pacientes com infecções da córnea induzidas pelo uso de lentes de contato.Se você tem interesse em realizar a Cirurgia de Miopia, o IOC tem à disposição uma equipe especializada em cirurgias refrativas e uma tecnologia altamente avançada pronta para atender as suas necessidades. Agende sua consulta pelo formulário abaixo e venha conhecer o que temos à sua disposição. Estamos esperando por você.

Artigos relacionados