12/1/2022

4 motivos para agendar uma consulta no oftalmologista

No items found.
agendar uma consulta no oftalmologista

A consulta com um oftalmologista para acompanhamento da saúde ocular deve estar na lista de check-up anual de toda a população. O acompanhamento constante permite que sejam identificados problemas de visão ainda no seu início. Muitas doenças oftalmológicas são assintomáticas ou trazem poucos sintomas em seus estágios iniciais, causando alteração da visão apenas em graus avançados. É o caso de doenças potencialmente graves e que levam a prejuízo irreversível da visão, como a Degeneração Macular Relacionada à Idade, a Retinopatia Diabética, o Glaucoma e o Ceratocone. Outras, apesar de totalmente tratáveis, como a Catarata, também podem ser detectadas de maneira mais precoce em um exame oftalmológico de rotina.Para te ajudar a identificar os momentos onde se deve realizar uma consulta oftalmológica, separamos quatro motivos para agendar uma consulta no oftalmologista.

1. Se você notar diferença na visão entre os olhos

Mesmo sem querer (ao coçar um dos olhos, por exemplo), você pode perceber que um dos olhos não enxergam de maneira idêntica ao outro. A verdade é que comparar a visão entre os dois olhos pode revelar muitas deficiências na visão. A diferença significativa entre a qualidade da visão entre os dois olhos pode ser o sinal de que algo está acontecendo. Essa dica é válida para todas as idades, uma vez que em cada etapa da vida, doenças oculares específicas podem se manifestar. Desde a Ambliopia - quando a visão não de se desenvolve normalmente pela falta de uso de óculos - em crianças de até seis anos, passando pelo Ceratocone em adolescentes, até o Glaucoma e a Catarata em adultos e idosos, respectivamente.

2. Se a sua visão está piorando progressivamente

Nem sempre a piora da visão é notada com facilidade. Na realidade, é comum que ela só seja percebida quando algumas atividades do dia-a-dia começam a ficar mais difíceis, como por exemplo dirigir ou ler um livro. Entretanto, se a sua visão começar a se deteriorar progressivamente de modo perceptível, é hora de agendar uma consulta no oftalmologista. Esse é um sintoma comum de várias doenças oftalmológicas variadas.

3. Se você não enxerga com a mesma nitidez e clareza de antes

É difícil alguém ter a percepção de que as cores e contrastes estão ficando menos nítidos, principalmente se forem simultaneamente nos dois olhos. Mas se você notou, é hora de agendar uma consulta no oftalmologista para avaliar estes sintomas, bem como fazer o diagnóstico e tratar as devidas causas.

4. Se você reprovou no exame do Detran

Muitas pessoas só percebem que não estão enxergando bem quando chega a hora de fazer exames para o Detran ou exames de admissão no trabalho. Tanto os motoristas iniciantes, quanto aqueles que precisam renovar a CNH, são submetidos a exames oftalmológicos e muitas vezes são reprovados com surpresa. Isso porque, se não fosse a obrigatoriedade do exame, não procurariam ajuda médica tão cedo. Por isso, se você foi reprovado no exame do Detran, agende uma consulta com um médico oftalmologista, que será capaz de avaliar a causa do prejuízo na acuidade visual, realizando o diagnóstico e tratamento pertinentes.Notou diferenças na sua visão recentemente ou é portador de uma doença como a Diabetes ou Hipertensão, que podem causar prejuízo da visão? Nesses casos, é importante realizar uma consulta oftalmológica. Você pode agendar a sua consulta no IOC através do formulário abaixo. Estamos aguardando sua visita.

Artigos relacionados