Mulheres e visão: conheça algumas particularidades da visão feminina

Atualizado em: 31 de outubro de 2017

No dia 08 de março comemoramos o especial Dia da Mulher. Esta é sempre uma oportunidade de reforçar questões importantes relacionadas à saúde da mulher, especialmente a saúde dos olhos.  Você sabia que algumas doenças oculares, por exemplo, atingem mais as mulheres do que os homens? E que elas possuem mais propensão a algumas condições visuais? Separamos alguns destes detalhes da saúde ocular feminina para você conhecer aqui no blog do Instituto de Oftalmologia de Curitiba (IOC).

Síndrome do Olho Seco é 3 vezes mais frequente nas mulheres

Segundo dados da OMS, a Síndrome do Olho Seco afeta as mulheres em uma proporção de três pra um com relação ao homem. Isso porque o Olho Seco é uma condição muito mais relacionada aos hábitos cotidianos do que a outras predisposições. Práticas como o uso de cosméticos, variações hormonais e até mesmo uso prolongado de anticoncepcionais são fatores que podem impactar na sensação de Olho Seco.

Os sintomas do Olho Seco incluem:

  • Ardência nos olhos;
  • Lacrimejamento constante ou excessivo;
  • Irritação ou vermelhidão.

Caso  perceba algum destes aspectos, é importante procurar um oftalmologia para evitar desconfortos visuais ou possíveis comprometimentos da visão.

A condição do Olho Seco é também influenciada pela menopausa: nesse período de grandes variações hormonais, várias regiões do corpo são afetadas. Mesmo que ainda não seja claro o mecanismo que envolve os níveis de hormônios com a produção de lágrimas, sabe-se que a redução dos níveis de estrogênio diminui a lubrificação dos olhos. Esse seria um dos principais fatores relacionados com o surgimento da síndrome durante a menopausa.

Um hábito feminino comum e cotidiano, o de usar maquiagem, também pode ocasionar a síndrome caso alguns cuidados não sejam tomados: a aplicação de produtos sobre os cílios, por exemplo, pode causar incômodo ou vermelhidão. Além disso, o problema pode evoluir para males como conjuntivite, alergia, lesão ocular e síndrome do olho seco. A irritação ocular ainda é importante causa de Ceratocone, que aparece com mais frequência em pessoas que têm o hábito de coçar os olhos.

Isso não significa que você precisa evitar completamente a aplicação de produtos como rímel e máscara para os cílios. Algumas medidas como a escolha de produtos de qualidade podem ajudar. A higienização dos pincéis para aplicação e a retirada completa da maquiagem com produtos específicos e testados para a área dos olhos antes de deitar também contribuem muito para a saúde da pele do rosto e também dos olhos.

Outra dica valiosa é a de nunca compartilhar sua maquiagem! Isso evita a propagação de doenças transmissíveis como a Conjuntivite infecciosa, por exemplo.


Além da atenção na hora de aplicar produtos na região dos olhos e aos sintomas de Olho Seco, é importante também observar pequenas alterações no comportamento da sua visão e dos seus olhos. O olho pode ser um dos locais de manifestação de diversas doenças sistêmicas, incluindo as doenças reumáticas que são consideradas autoimunes, ou seja causadas quando o organismo produz anticorpos que atacam algumas partes do corpo.

Uma grande quantidade destas doenças autoimunes são mais frequentes entre as mulheres, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) que afeta 9 vezes mais mulheres do que homens e tem seus primeiros sintomas geralmente entre a faixa dos 30 a 40 anos.

Portanto, é fundamental estar atenta a quaisquer sintomas de doenças nos olhos. O próprio olho seco pode ser apenas uma forma do corpo manifestar uma patologia mais ampla, como uma doença reumática.

Além disso os medicamentos que tratam as doenças reumáticas podem causar efeitos colaterais como predispor uma crise de Glaucoma de Ângulo Fechado ou colaborar para o surgimento precoce da Catarata – por isso, sempre consulte seu oftalmologista quando perceber alguma alteração nos olhos. Aproveite o Dia da Mulher para cuidar da sua saúde!

Se deseja realizar uma consulta oftalmológica de qualidade, com uma equipe experiente de oftalmologistas e tecnologia de ponta, agende sua consulta no IOC pelo formulário abaixo. Estaremos aguardando por sua visita.



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
Conectando...
Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
:
:
:
Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
:
:
Esta sessão de chat foi finalizada