12/1/2022

O medo te afasta da cirurgia ocular a laser? Saiba os principais motivos desse engano

No items found.
Instituto de Oftalmologia O medo te afasta da cirurgia ocular a laser Saiba os principais motivos desse engano

Sem exceção, todas as pessoas que têm interesse em fazer uma cirurgia ocular a laser para deixar de usar óculos (também muito conhecida como Lasik) sentem algum receio ou medo em realizar o procedimento. Esse receio é totalmente natural e a sua principal causa é a real percepção do valor da visão em nossas vidas. Então por que correr esse risco se você consegue enxergar e viver de óculos?Se você sofre de problemas oculares, mas tem medo de realizar uma cirurgia, leia este artigo, entenda o procedimento e sinta-se mais seguro para optar por este tratamento. Confira:

O medo é natural e vem do desconhecimento

O medo do procedimento é natural e pode ser facilmente superado com um pouco de informação sobre o procedimento.Poucas pessoas sabem que a cirurgia ocular a laser (ou Lasik) é a cirurgia mais realizada em todo o mundo. A tecnologia recente tornou esse procedimento extremamente seguro, com raríssimas complicações, que não são graves e nunca são capazes de deixar alguém sem visão. As raras complicações podem, na sua enorme maioria das vezes, ser corrigidas em um segundo tratamento.

De que maneira a cirurgia ocular a laser se tornou mais segura?

A Lasik (laser in situ keratomileusis) é o mais popular dos tratamentos de correção ocular a laser.O procedimento se tornou seguro pela evolução tecnológica dos aparelhos de laser e dos aparelhos diagnósticos que realizam os exames pré-operatórios, evidenciando os sinais de olhos que não devem ser operados. A empresa WaveLight AG, Alemanha, que produz o aparelho Allegretto Eye-Q Laser, a mais precisa tecnologia mundial em cirurgia ocular a laser, ao diminuir o faixo de feixe de laser, aumentar sua velocidade de disparos, seguir com o laser os movimentos involuntários do olho no momento do tratamento, ampliar a zona de tratamento para uma área maior do que o tamanho que a pupila pode alcançar à noite, passou com isso não só preservar a qualidade da visão das pessoas operadas, como melhorá-la em 30% dos tratamentos.A cirurgia é indolor e muito rápida. Para que você tenha uma ideia, o tempo de aplicação do laser é de dois segundos para cada grau tratado.O procedimento é todo computadorizado, garantindo velocidade, precisão, segurança e melhores resultados visuais. O paciente só precisa fixar o olhar na luz verde acima dos seus olhos.

Tecnologias usadas nos exames pré-operatórios e na personalização dos tratamentos

A cirurgia ocular a laser é toda computadorizada e utiliza o Allegretto Eye-Q Laser, considerado o melhor equipamento do gênero em precisão.Ele conta com tecnologias avançadas que visam o diagnóstico correto e a personalização dos tratamentos realizados pelo laser. São elas:

  • Wave Front: exame que analisa o trajeto das frentes de onda luminosas que são projetadas no interior do olho e evidenciam distorções ópticas que geram imagens menos nítidas, podendo ser corrigidas no momento da cirurgia.;
  • Topolyzer: percebe irregularidades na superfície corneana e informa o laser para que este regularize a superfície óptica da córnea, melhorando a formação de imagens;
  • Oculyzer Pentacam: tomógrafo do olho que informa com precisão dados do relevo interno da córnea aumentando a segurança nas indicações das cirurgias assim como a precisão do tratamento;
  • ORA – Ocular Response Analyzer: aparelho que mede a resistência do tecido corneano através de um impulso de ar, diminuindo o risco de modificações no formato da córnea após a cirurgia.

Benefícios do tratamento

A cirurgia ocular a laser traz muitos benefícios para quem tem problemas oculares, já que permite que a pessoa viva sem a dependência dos óculos ou lentes de contato.É um procedimento rápido, indolor, de alta precisão e que permite que o paciente volte para a casa 30 minutos após o seu tratamento, voltando a trabalhar com moderação já no dia seguinte. Muitos pacientes relatam sentir melhora na visão imediatamente e um aumento de 30% na qualidade visual se comparado à visão anterior à cirurgia.Além disso, a cirurgia ocular a laser traz poucos desconfortos no pós-operatório, rápida reabilitação visual e possibilidade de tratamento de graus elevados.Perdeu o medo de fazer a cirurgia ocular a laser? Caso tenha restado alguma dúvida, poste nos comentários e teremos prazer em ajudá-lo!

Artigos relacionados