Pós-operatório de Cirurgia Refrativa: cuidados a serem tomados

Atualizado em: 3 de maio de 2018

A Cirurgia Refrativa é amplamente utilizada no IOC para a correção de Erros de Refração como a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia. Durante as consultas que antecedem a cirurgia, muitos de nossos pacientes têm dúvidas a respeito de como é o pós-operatório da Cirurgia Refrativa através das técnicas realizadas pela nossa equipe.

A cirurgia ocular refrativa a laser LASIK tem o objetivo de corrigir os defeitos da refração: Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e inclusive a Presbiopia com o laser.

Neste artigo, descubra as respostas às 10 dúvidas mais comuns que nossos pacientes apresentam, os cuidados que deverão ser tomados durante a sua recuperação e quando você poderá voltar à sua rotina normal.

Pós-operatório da Cirurgia Refrativa

1. Como é a recuperação após a Cirurgia Refrativa?

Para os pacientes que realizam a Cirurgia Refrativa a laser utilizando a técnica LASIK (indicada para a maioria dos pacientes), é normal uma sensação de corpo estranho (como se fosse um cisco nos olhos), uma leve ardência e um lacrimejamento nas primeiras horas. O uso dos colírios diminui estes sintomas, que costumam durar algumas poucas horas e, na maioria das pessoas, desaparece por completo no dia seguinte.

O IOC também realiza a cirurgia PRK (também conhecida como Transepitelial de Superfície ou Cirurgia de Superfície) nos pacientes com indicação desse procedimento, como é o caso dos portadores de uma córnea muito fina e que, por isso, não podem realizar a confecção do flap, um processo necessário durante o LASIK. O PRK é uma técnica que possui uma recuperação mais lenta que o LASIK.

O IOC realiza o PRK de forma modificada, removendo o epitélio da córnea com o próprio laser, ao invés de removê-lo mecanicamente. Isto propicia uma recuperação com menos desconforto, permitindo remover as lentes de contato no terceiro dia, amenizando os sintomas normais do PRK.

2. Eu vou precisar de curativo?

Por ser uma técnica minimamente invasiva, a Cirurgia Refrativa a laser não requer o uso de curativos ou tampões no pós-operatório. Durante a recuperação, é colocada uma lente de contato para proteger a córnea, que será removida logo na primeira consulta do pós-operatório, realizada no dia seguinte ao procedimento.

3. Quantas consultas são realizadas no pós-operatório?

Você será reavaliado no primeiro dia de pós-operatório, onde a lente de contato protetora será removida. Em geral, novas consultas são realizadas dentro de uma semana, um mês e três meses de pós-operatório. Se outras consultas foram necessárias, seu médico irá entrar em contato.

4. Em quanto tempo estarei enxergando melhor?

A melhora da visão já é notada imediatamente após a cirurgia: você será capaz de ler seu nome na escala cirúrgica e ver as horas num relógio de parede. Porém, existirá uma grande névoa, simulando o ambiente de uma sauna úmida, que diminuirá no decorrer do dia, podendo já não ser notada no dia seguinte. A maioria dos paciente já é capaz de dirigir no dia seguinte. A visão segue melhorando nas próximas semanas, principalmente nos pacientes operados de Presbiopia, até definitivamente se estabilizar.

5. Em quanto tempo posso dirigir após o procedimento?

Em geral, nossos pacientes podem voltar a dirigir logo no dia seguinte à realização da cirurgia.

6. Quando posso voltar a trabalhar?

A maioria das pessoas que se submetem à cirurgia de refração com o LASIK voltam a trabalhar logo no dia seguinte ao procedimento sem quaisquer problemas. Porém, é recomendado que a leitura e o uso do computador sejam feitas de forma moderada nos primeiros dias, porque os olhos tendem a estar menos umedecidos.

7. E dentro de quanto tempo posso voltar a ler?

Já é possível que você leia no primeiro dia de pós-operatório. Porém, é importante não passar muitas horas na frente do computador durante os primeiros dias.

8. Posso usar maquiagem após o procedimento?

Filtros solares e cremes hidratantes podem ser usados no rosto, poupando a região dos olhos e pálpebra, já no mesmo dia. Maquiagem dos olhos, como lápis e rímel, só poderão ser usadas após uma semana.

9. Por quanto tempo duram os resultados?

Os efeitos do tratamento a laser são permanentes, mas seus olhos podem mudar com o tempo. Se alterações na visão ocorrerem com o tempo, uma nova aplicação de laser será possível, sendo tecnicamente mais simples do que na primeira cirurgia.

10. Podem surgir complicações?

A cirurgia ocular a laser vem sendo realizada há mais de 30 anos e as complicações documentadas resultantes do tratamento são mínimas. Foram relatadas queixas como ofuscamento, cicatrização tardia e brilho noturno (halos). Estas, porém, são raras e em quase todos os casos podem ser tratadas adequadamente se encontradas.

Se você tiver dúvidas ou tem interesse em realizar a cirurgia ocular refrativa, agende sua consulta com o IOC e venha conhecer nossa equipe. Estamos aguardando por você!



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
Conectando...
Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
:
:
:
Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
:
:
Esta sessão de chat foi finalizada