Pós-operatório de Cirurgia Crosslinking: como é a recuperação?

No items found.

O tratamento do Ceratocone com Crosslinking foi uma das maiores inovações recentes na Oftalmologia e na Medicina, na medida em que foi capaz de tirar inúmeros pacientes da fila do Transplante de Córnea, por ser um tratamento capaz de frear a progressão da doença e evitar que atinja seus estágios mais avançados. Neste artigo, entenda como é a recuperação da cirurgia Crosslinking e o que é importante saber para o pós-operatório deste procedimento

Pós-operatório de Crosslinking para Ceratocone

O que é o Ceratocone?

A Córnea é uma lente, e é a camada transparente mais externa do olho. A córnea normal tem seu formato arredondado como o do vidro de um relógio, e é parte importante na focalização das imagens que geram a visão.O Ceratocone surge quando a Córnea perde a sua conformação normal, devido a fraqueza em parte do seu tecido, havendo um afinamento progressivo das suas estruturas. Isso faz com que o seu formato arredondado passe a ser protruso ou “bicudo”.O maior fator de risco para o desenvolvimento e progressão do Ceratocone é o ato de coçar os olhos, algo comum principalmente entre portadores de Rinite Alérgica e atopias (alergias).A deformidade da Córnea leva ao surgimento de Astigmatismo progressivo e irregular, assim como aumento da Miopia. Isso distorce o caminho dos raios de luz que devem entrar no olho, causando visão embaçada e distorcida, atrapalhando diversas atividades diárias como ler ou dirigir.

O que é a Cirurgia de Crosslinking?

A Cirurgia de Crosslinking consiste em fortalecer as fibras do tecido da Córnea, que estão enfraquecidas no Ceratocone. Com isso, é possível evitar que a doença progrida com a piora da deformidade (que chamamos de Ectasia) e consequente piora do grau do Astigmatismo e da MiopiaA técnica consiste na aplicação de raios ultravioleta na superfície ocular após a instilação de um agente fotossensibilizante (normalmente a Riboflavina ou Vitamina A) durante alguns minutos. Esta técnica é capaz de reforçar as ligações químicas das fibras de colágeno da Córnea.O Instituto de Oftalmologia de Curitiba (IOC) foi a primeira clínica do Brasil a realizar o Crosslinking Guiado por Topografia, desde 2007. Isso permite atingir resultados ainda mais satisfatórios após o procedimento.

Crosslinking: recuperação

Para a realização do Crosslinking, precisamos remover o epitélio corneano, a primeira camada de celular da Córnea, para facilitar a absorção da Riboflavina, medicação que favorece o fortalecimento das fibras de colágeno corneano.A falta do epitélio, que se refaz totalmente em 3 a 4 dias, gera desconforto, lacrimejamento, ardência, e sensibilidade a luz. Estes sintomas estão presentes no primeiro dia, e melhoram muito após a primeiras 24hs. O repouso, uso de colírios e ambientes com pouca luz amenizam muito estes sintomas.Dentro de 4 dias os sintomas desaparecem completamente e a volta às atividades profissionais se restabelece. É possível retornar aos esportes em 15 dias.Uma lente de contato é adaptada, e funciona como curativo. Ela é removida ao 4º dia, após a reepitelização completa da Córnea.Após a cirurgia de Crosslinking, uma série de colírios serão prescritos: colírios antiinflamatórios, analgésicos, anestésicos, lubrificantes e antibióticos. Estes últimos deverão ser utilizados 3 a 4 vezes ao dia, nos primeiros dias. É preciso tomar um cuidado especial para não contaminar o frasco do colírio, higienizando a mão antes de usá-lo e evitar tocar na ponta do frasco, nem encostar no olho ao pingar.É também importante permanecer longe de áreas com muita poeira, fumaça ou com vapores químicos, que podem causar irritação ocular.

Descubra se você é um candidato ao Crosslinking

Venha fazer uma avaliação do seu Ceratocone com o IOC, pioneiro no Brasil para a realização desta técnica guiada por Topografia de Córnea. O IOC Laser Center conta com equipamentos de última geração para fazer a correta avaliação, tratamento e acompanhamento pós-operatório de Crosslinking.Agende sua consulta através do telefone (41) 3322-2020. Nossa equipe está aguardando por você!

Artigos relacionados