Pós-operatório de Cirurgia Crosslinking: como é a recuperação?

Atualizado em: 14 de novembro de 2019

O tratamento do Ceratocone com Crosslinking foi uma das maiores inovações recentes na Oftalmologia e na Medicina, na medida em que foi capaz de tirar inúmeros pacientes da fila do Transplante de Córnea, por ser um tratamento capaz de frear a progressão da doença e evitar que atinja seus estágios mais avançados. Neste artigo, entenda como é a recuperação da cirurgia Crosslinking e o que é importante saber para o pós-operatório deste procedimento

Pós-operatório de Crosslinking para Ceratocone

O que é o Ceratocone?

A Córnea é uma lente, e é a camada transparente mais externa do olho. A córnea normal tem seu formato arredondado como o do vidro de um relógio, e é parte importante na focalização das imagens que geram a visão.

O Ceratocone surge quando a Córnea perde a sua conformação normal, devido a fraqueza em parte do seu tecido, havendo um afinamento progressivo das suas estruturas. Isso faz com que o seu formato arredondado passe a ser protruso ou “bicudo”.

O maior fator de risco para o desenvolvimento e progressão do Ceratocone é o ato de coçar os olhos, algo comum principalmente entre portadores de Rinite Alérgica e atopias (alergias).

A deformidade da Córnea leva ao surgimento de Astigmatismo progressivo e irregular, assim como aumento da Miopia. Isso distorce o caminho dos raios de luz que devem entrar no olho, causando visão embaçada e distorcida, atrapalhando diversas atividades diárias como ler ou dirigir.

O que é a Cirurgia de Crosslinking?

A Cirurgia de Crosslinking consiste em fortalecer as fibras do tecido da Córnea, que estão enfraquecidas no Ceratocone. Com isso, é possível evitar que a doença progrida com a piora da deformidade (que chamamos de Ectasia) e consequente piora do grau do Astigmatismo e da Miopia

A técnica consiste na aplicação de raios ultravioleta na superfície ocular após a instilação de um agente fotossensibilizante (normalmente a Riboflavina ou Vitamina A) durante alguns minutos. Esta técnica é capaz de reforçar as ligações químicas das fibras de colágeno da Córnea.

O Instituto de Oftalmologia de Curitiba (IOC) foi a primeira clínica do Brasil a realizar o Crosslinking Guiado por Topografia, desde 2007. Isso permite atingir resultados ainda mais satisfatórios após o procedimento.

Crosslinking: recuperação

Para a realização do Crosslinking, precisamos remover o epitélio corneano, a primeira camada de celular da Córnea, para facilitar a absorção da Riboflavina, medicação que favorece o fortalecimento das fibras de colágeno corneano.

A falta do epitélio, que se refaz totalmente em 3 a 4 dias, gera desconforto, lacrimejamento, ardência, e sensibilidade a luz. Estes sintomas estão presentes no primeiro dia, e melhoram muito após a primeiras 24hs. O repouso, uso de colírios e ambientes com pouca luz amenizam muito estes sintomas.

Dentro de 4 dias os sintomas desaparecem completamente e a volta às atividades profissionais se restabelece. É possível retornar aos esportes em 15 dias.

Uma lente de contato é adaptada, e funciona como curativo. Ela é removida ao 4º dia, após a reepitelização completa da Córnea.

Após a cirurgia de Crosslinking, uma série de colírios serão prescritos: colírios antiinflamatórios, analgésicos, anestésicos, lubrificantes e antibióticos. Estes últimos deverão ser utilizados 3 a 4 vezes ao dia, nos primeiros dias. É preciso tomar um cuidado especial para não contaminar o frasco do colírio, higienizando a mão antes de usá-lo e evitar tocar na ponta do frasco, nem encostar no olho ao pingar.

É também importante permanecer longe de áreas com muita poeira, fumaça ou com vapores químicos, que podem causar irritação ocular.

Descubra se você é um candidato ao Crosslinking

Venha fazer uma avaliação do seu Ceratocone com o IOC, pioneiro no Brasil para a realização desta técnica guiada por Topografia de Córnea. O IOC Laser Center conta com equipamentos de última geração para fazer a correta avaliação, tratamento e acompanhamento pós-operatório de Crosslinking.

Agende sua consulta através do telefone (41) 3322-2020. Nossa equipe está aguardando por você!



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
Conectando...
Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
:
:
:
Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
:
:
Esta sessão de chat foi finalizada