12/1/2022

Quais são os sintomas da Catarata?

No items found.

A Catarata é um problema que afeta pessoas de todas as idades, mas é mais comum em adultos a partir dos 60 anos. A Catarata é o nome dado à perda de transparência do Cristalino, uma das duas lentes naturais do olho, juntamente com a Córnea. A Catarata senil tem evolução lenta e, por isso, nem sempre os sintomas de visão turva ou embaçada são notados facilmente. Conhecer alguns sintomas da Catarata pode lhe ajudar a saber se o problema está acontecendo com você e, por isso, preparamos esse artigo para você.

Principais sintomas da Catarata

Apesar de acometer pessoas de todas as idades (inclusive podendo ser congênita - presente desde o nascimento), com o passar dos anos as chances de apresentar a doença aumentam.Acidentes, infecções ou inflamações podem eventualmente apressar o seu aparecimento. A Catarata dificilmente pode ser vista a olho nu, a não ser nos raros casos em que ela muda a cor da pupila (a "menina dos olhos").Quando presentes, os sintomas mais comuns incluem:

  • A falta de nitidez da visão, impedindo o reconhecimento de uma fisionomia conhecida, por exemplo;
  • A dificuldade de enxergar à noite, notando sinais como borramento das luzes;
  • A perda do interesse em dirigir, especialmente à noite;
  • Dificuldade na leitura;
  • Mudança frequente do grau dos óculos, geralmente com aparecimento de Miopia na receita.

É muito comum que a maioria destes sintomas estejam presentes. Porém, são difíceis de serem notados. A causa desta dificuldade é que a Catarata tem uma evolução lenta e acomete simultaneamente os dois olhos, fazendo com que a pessoa se acostume à baixa qualidade de visão, causando uma frequente surpresa após a cirurgia do primeiro olho.Assim, observe prontamente o surgimento de qualquer um desses sintomas ou outras alterações na sua visão. Alguns sintomas de Catarata podem ser semelhantes aos sintomas de Vista Cansada, por exemplo, além de outras doenças dos olhos. Por isso, é importante realizar uma consulta oftalmológica regularmente a partir dos 40 anos ou no surgimento de qualquer sintoma ocular.

Fatores de risco

Alguns fatores de risco podem aumentar as chances do diagnóstico da Catarata. Eles incluem:

  • Idade avançada;
  • Exposição excessiva à luz do sol ou outros emissores de raios ultravioleta durante a vida, especialmente na falta de óculos de sol com filtros adequados;
  • Diabetes avançada ou de longa data;
  • Outros problemas de visão como Glaucoma e descolamento de Retina;
  • Uso de antiinflamatórios esteroides (corticoides) de longa data;
  • Histórico de Catarata na família;
  • Obesidade;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Pressão arterial descontrolada por muito tempo;
  • Tabagismo;

Como identificar a Catarata?

Frente a qualquer sintoma de Catarata, é importante buscar um profissional oftalmologista capacitado para realizar a avaliação dos seus sintomas, chegando a um diagnóstico apropriado e indicando, assim, o melhor tratamento para sua condição.O diagnóstico da Catarata é feita através do exame oftalmológico com as pupilas dilatadas.O tratamento, por sua vez, é realizado através da Cirurgia de Catarata que substitui o Cristalino opaco por uma Lente Intraocular. Este é um procedimento simples, com duração de poucos minutos, já sendo possível retornar às atividades habituais no dia seguinte à cirurgia, com algumas restrições.[arve url="https://www.youtube.com/watch?v=sfe4TBJ1igA" title="Cirurgia de Catarata e Lentes Intraoculares" description="A Catarata é a opacitifcação do Cristalino que ocorre, na maior parte das vezes, em decorrência da idade. A cirurgia de Catarata realiza a remoção do Cristalino acometido e substituição por uma Lente Intraocular." maxwidth="700" /]Se você apresenta qualquer um dos sintomas de Catarata, agende sua consulta no IOC através do formulário abaixo. Estaremos prontos para lhe atender com uma equipe de oftalmologistas experientes no diagnóstico, acompanhamento e tratamento da Catarata.

Artigos relacionados