12/1/2022

4 hábitos que vão te ajudar a cuidar da saúde dos olhos no trabalho

No items found.

Pequenos cuidados podem garantir olhos mais saudáveis e bem-estar por muito mais tempo, mesmo após longas jornadas de trabalho. Hábitos nocivos podem estar causando diversos problemas oftalmológicos sem que sejam notados. Aqueles que costumam trabalhar diante de computadores ao longo do dia são os mais afetados por problemas oculares por conta do serviço e da exposição às telas. Saiba como cuidar da saúde dos olhos sem deixar a produtividade de lado.

Escolha a posição e a tela adequada

Faça alguns ajustes no ambiente para contribuir com a saúde dos olhos. Verifique se sua tela do computador emite muito brilho ou está próxima à reflexos de luzes. Geralmente, telas de LCD não refletem tanto quanto outros materiais. Também é possível colocar uma camada antirreflexo na tela, para que a luminosidade seja diminuída e o reflexo rebatido. Outra dica é diminuir o brilho o máximo possível. Se necessário, mude o computador de local no ambiente. Feito isso, é preciso ter em mente que, para olhar para a tela com mais conforto, ela precisa estar 15 graus mais baixa do que o nível dos olhos. Quando inclinamos nossos olhos para olhar para baixo, o esforço é bem menor que o movimento contrário. Por isso, a tela deve estar nessa angulação, colaborando com o menor esforço. Ainda quanto à ergonomia, é preciso que a tela esteja 50 centímetros distante dos olhos.

Crie rotinas para colaborar com a saúde dos olhos

Crie o hábito de piscar conscientemente. Isso vai auxiliar na lubrificação dos olhos, deixando-os menos suscetíveis à vermelhidão e irritações. A sensação de olhos secos também é diminuída com o aumento do piscar. Em geral, quando estamos focados em alguma coisa, é normal que paremos de piscar com tanta frequência, esse hábito, repetido por diversas horas, pode prejudicar a saúde dos olhos.

Certifique-se se o grau dos seus óculos está ideal

Se você já faz uso de lentes e óculos, verifique o grau constantemente. Quando os óculos estão com o grau defasado, podem dificultar a leitura e trazer desconforto para os olhos ou cansaço em curto períodos de trabalho. Lentes de qualidade permitem melhor visão, como as que tem anti-reflexo por exemplo.

Cardápio da saúde dos olhos

Além de tomar todos esses cuidados no ambiente de trabalho, saiba que o que você come também pode inferir na sua saúde dos olhos. Alimentos ricos em ômega-3, os ácidos gordos, luteína, zinco e vitaminas C e E têm sido os mais cotados para figurarem a lista de benéficos à visão. Aparentemente, esses nutrientes e vitaminas fazem com que doenças dos olhos demorem a se manifestar. Manter uma dieta equilibrada também ajuda a manter os níveis de diabetes em dia, o que afasta diversas doenças oftalmológicas associadas a ele.Precisa conhecer mais dicas sobre como cuidar da saúde dos olhos? Acesse nosso blog e obtenha mais informações referentes à prevenção e outros cuidados.

Artigos relacionados