12/1/2022

Sintomas da Vista Cansada (Presbiopia) a serem notados

No items found.
Sintomas da Vista Cansada ou Presbiopia

A Presbiopia ou Vista Cansada, acontece em decorrência da idade. Assim, os sintomas da Vista Cansada começam a aparecer a partir de aproximadamente 40 anos. Durante a visita de rotina ao médico oftalmologista, após relatar as queixas de dificuldade para enxergar de perto, ele poderá realizar exames específicos para chegar ao diagnóstico.Por serem lentos e progressivos, nem sempre os sintomas da Vista Cansada são percebidos logo no início da condição. Isso porque o paciente pode se acostumar com a perda da visão e se adaptar à nova realidade sem que ele mesmo tome consciência disso. É somente quando um fato marcante acontece, como a dificuldade que impossibilita a leitura do jornal, por exemplo, que o paciente procura ajuda médica. Por isso, o acompanhamento frequente com o médico oftalmologista é fundamental. Descubra neste artigo quais os sintomas da Vista Cansada que você deve evitar.

"Braços curtos para a leitura"

O principal sintoma da Vista Cansada é a diminuição da acuidade visual para perto. Popularmente, diz-se que os braços ficaram curtos para a leitura. Na realidade, essa expressão mostra a dificuldade do paciente em focar objetos próximos: ele passa a posicionar estes objetos a uma distância cada vez maior para ter conforto durante a visão. Usar o telefone celular, ler um livro ou até consultar o cardápio do restaurante passam a ser tarefas mais difíceis que o normal sem o uso de óculos ou lentes de contato.Na Presbiopia, existe um enrijecimento de uma das lentes naturais do olho: o Cristalino. Nesse caso, o sistema de acomodação visual gradualmente torna-se ineficiente. É por isso que a focalização começa a falhar e a solução no início é compensar aumentando a distância entre os olhos e o objeto.

Outros sintomas de Vista Cansada

Além da dificuldade para enxergar de perto e a necessidade de afastar cada vez mais os objetos para leitura, a Vista Cansada pode causar como sintomas adicionais:

  • Dor ao redor dos olhos;
  • Ardência;
  • Vermelhidão e lacrimejamento;
  • Fadiga ocular;
  • Dores de cabeça.

Em alguns casos, o paciente pode também experimentar turvação visual que não melhora em função da posição do objeto da visão.Além disso, assim como outros Erros de Refração, os sintomas de Presbiopia ou Vista Cansada tornam-se piores à noite ou em situações com menor intensidade luminosa pois, nestes casos, a pupila torna-se mais dilatada (processo chamado de midríase), o que reduz a chamada profundidade de campo, reduzindo a nitidez de objetos próximos.

Diferença dos sintomas da Vista Cansada e da vista fatigada

A Presbiopia é conhecida popularmente como Vista Cansada. Porém, essa condição oftalmológica é diferente de estar com os olhos fatigados depois de muito trabalho, muita leitura ou muito esforço na realização de tarefas que demandem a visão de perto. Além da dificuldade para enxergar, alguns incômodos como ardência, vermelhidão e lacrimejamento também podem acontecer. Ao contrário da Presbiopia, a visão fatigada atinge pessoas de todas as idades e pode ser evitada com pequenas pausas no trabalho, por exemplo, para descansar os olhos.Ninguém gosta de ficar de uma hora para a outra dependente de óculos para perto. Além do seu uso ser muito chato, eles também interferem na vaidade, porque a sua necessidade demonstra que os anos estão passando e pode dificultar cuidados como o uso de maquiagem.Por isso, ficar livre dos óculos para realizar as atividades diárias que demandem a visão de perto, como ler um livro, um cardápio, uma tabela nutricional, praticar exercícios físicos ou fazer a maquiagem pode aumentar em muito a qualidade de vida do paciente portador de Presbiopia.Para isso, existe a cirurgia para correção de Presbiopia a laser: uma técnica segura, eficiente e rápida para resolver a Presbiopia e, assim, eliminar os sintomas da Vista Cansada. Agende sua consulta no IOC através do formulário abaixo e venha conhecer a tecnologia e equipe altamente capacitada que dispomos para realizar desde o diagnóstico até o tratamento da Presbiopia e de outras doenças oftalmológicas. Estamos esperando por você!

Artigos relacionados