12/1/2022

Topografia de Córnea

No items found.

A Topografia de Córnea ou Topografia Corneana é um dos exames mais importantes na Oftalmologia, sendo fundamental para a diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças oculares.

Topografia de Córnea

Para que serve a Topografia Corneana?

Os principais usos da Topografia de Córnea incluem:

A avaliação de candidatos à cirurgia ocular refrativa a laser.

Todos os portadores de Erros de Refração, antes de serem submetidos à cirurgia, passam por uma avaliação pré-operatória através da Topografia de Córnea e uma série de outros exames. Através do topógrafo, podem ser avaliados os padrões e formatos da Córnea de cada paciente. Os dados coletados irão guiar, futuramente, os parâmetros do laser que irá guiar a cirurgia.A Topografia também é útil no pós-operatório da cirurgia refrativa, podendo avaliar os resultados da ablação a laser, o grau efetivo tratado e o grau residual.

Diagnóstico do Ceratocone

Com o exame, é também possível detectar o Ceratocone, doença em que há o afinamento da Córnea, a primeira lente dos olhos, que passa a apresentar o formato de cone. Esta é, inclusive, uma contraindicação à cirurgia refrativa a laser.Através da Topografia de Córnea é possível realizar o diagnóstico do Ceratocone em estágios iniciais, o que não é possível com exames mais simples como a Lâmpada de Fenda ou a Ceratometria.O exame também é extremamente útil para monitorar a progressão da doença e para guiar o tratamento com Crosslinking (um dos mais inovadores tratamentos para Ceratocone), bem como na prescrição mais adequada de lentes de contato para estes pacientes.

Outras aplicações:

  • Avaliação tanto pré- como pós-operatória da Cirurgia de Catarata.
  • Avaliação de pacientes com Astigmatismo, Miopia, Hipermetropia e Presbiopia.
  • Estudo de pacientes que serão submetidos a um Transplante de Córnea.
Exemplo de resultado de topografia corneana

A Topografia de Córnea no IOC

Sabendo da importância de inovações tecnológicas na área da Oftalmologia, o IOC foi a primeira clínica das três Américas a utilizar o Topolyzer, um moderno topógrafo, nos tratamentos avançados de topografia guiada para toda a Córnea. Utilizamos essa tecnologia desde 2004 em nossos pacientes.Através do Topolyzer, são captadas o reflexo de 22 mil pontos na superfície corneana, gerando mapas dessa superfície. A informação contida nesses mapas é então transmitida ao laser que fará a cirurgia. Assim, ele poderá dispensar mais energia para determinadas regiões da Córnea, regularizando sua superfície. A técnica é especialmente utilizada em pacientes com irregularidades grandes da Córnea, para pacientes que realizaram cirurgia com bisturi de diamante, para avaliação de cicatrizes da córnea após traumas, Astigmatismo irregular, Ceratocone e outros defeitos da visão.Em 2006, o IOC também adquiriu o Topógrafo Oculyzer guiado por Pentacam, mais uma inovação na área da Topografia Corneana. O Pentacam Oculyzer complementa as informações colhidas pelo Topolyzer e é útil especialmente em pacientes com deficiência na produção de lágrimas (síndrome do olho seco) e no diagnóstico precoce da Catarata. Com o Oculyzer, são mapeados 25 mil pontos na Córnea, informações estas utilizadas para a confecção de um modelo 3D do olho. Esses dados podem então ser analisados pelo cirurgião e transmitidos ao laser, para guiar o procedimento cirúrgico.As cirurgias guiadas pelo Pentacam Oculyzer são um grande diferencial do IOC.Além disso, fomos a primeira clínica do Brasil, desde 2007, a utilizar a Topografia de Córnea para guiar o tratamento do Ceratocone através do Crosslinking.

Preço do Exame de Topografia Corneana

O exame de Topografia da Córnea é coberto pelo convênio e, para os pacientes que não têm plano de saúde, o IOC cobra o valor de R$250,00 para os dois olhos.Se você tem indicação para realização da Topografia de Córnea ou apresenta qualquer tipo de doença oftalmológica, o IOC tem uma equipe de oftalmologistas experientes pronta para te atender e uma longa experiência na realização da Topografia. Agende sua consulta pelo formulário abaixo e venha conhecer o que temos a lhe oferecer. Estamos aguardando por você!

Artigos relacionados