Visão Embaçada após Cirurgia Refrativa

Atualizado em: 17 de agosto de 2018

A Cirurgia Refrativa a Laser é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros e realizados no mundo todo. Apesar de ser um procedimento prático, rápido, seguro e indolor, nos primeiros dias de pós-operatório um leve desconforto e visão embaçada após a Cirurgia Refrativa surgirão. Neste artigo, saiba mais sobre esse fenômeno.

A visão embaçada que surge após uma cirurgia refrativa tem diversas causas. Neste artigo, iremos explorá-las e dar mais detalhes sobre seus tratamentos.

Como a Cirurgia Refrativa é realizada?

Existem diversas técnicas de Cirurgia Ocular Refrativa disponíveis. Todas as técnicas irão modificar de um modo ou de outro a curvatura da Córnea (que é uma lente), feita por disparos de excimer laser ou pelo laser de femtossegundo.

No caso do LASIK, é criado o chamado flap: uma fina aba da Córnea, que é colocada de lado para a correção do grau pelo laser nos tecidos corneanos mais internos. Já na modalidade de cirurgia PRK, a porção superficial da Córnea é raspada, também com o laser, dispensando a necessidade de criação do flap.

Portanto, o LASIK e o PRK oferecem meios diferentes de se chegar à área da Córnea na qual incidirá o laser para realizar a correção necessária do grau.

Por que ocorre a Visão Embaçada no pós-operatório?

Por conta do procedimento, é comum uma sensação de desconforto nos primeiros dias de pós-operatório, que incluem sensação de corpo estranho (areia) nos olhos e halos de luz, bem como visão embaçada. Isso é natural do processo de recuperação da Córnea após a cirurgia.

No caso do LASIK, a sensação de corpo estranho termina em 24 horas na maioria dos casos, durando no máximo 36 horas. No PRK, como é necessária a reepitelização do tecido corneano, a sensação de corpo estranho pode durar em torno de 72 horas.

A visão embaçada, tanto no LASIK como no PRK, se dá por conta do edema (inchaço) natural do tecido corneano após uma manipulação cirúrgica. No LASIK, este edema regride 90% dentro das primeiras 24 horas. Os halos na visão são causados por este edema e, por isso, não estarão presentes a partir do 2º dia de pós-operatório.

A cirurgia dura alguns segundos. O tempo total na sala cirúrgica (desde entrada, posicionamento, calibração e ajuste do laser para cada olho) dura em torno de apenas 8 minutos.

Logo após o procedimento, você já sentirá uma melhora significativa da visão. Assim, a visão embaçada que ocorre após a Cirurgia Refrativa não é relacionada ao grau que foi tratado e sim ao próprio procedimento cirúrgico. Essa visão embaçada será menor dentro de 24 horas e no sétimo dia de pós-operatório a sua resolução já é significativa.

No dia seguinte ao procedimento, a visão já é boa o suficiente para dirigir. 90% dos pacientes operados têm visão 20/20 (perfeita) logo no primeiro dia de pós-operatório.

Após os primeiros meses de pós-operatório da Cirurgia Refrativa, os resultados definitivos já poderão ser sentidos.

Como reduzir o desconforto pós-operatório?

É importante tomar os cuidados prescritos pelo seu oftalmologista no pós-operatório para o máximo conforto e recuperação. Você deverá aplicar os colírios receitados, no tempo correto, bem como evitar atividades físicas intensas e esportes aquáticos ou piscina nos primeiros 15 dias de pós-operatório, bem como outros cuidados que você pode ver em nosso artigo completo sobre o pós-operatório de Cirurgia Refrativa.

As causas de visão embaçada que persistem no pós-operatório podem ser devidos a um resíduo refracional não totalmente corrigido durante o procedimento; por irregularidades no relevo topográfico medido através dos exames; por posicionamento inadequado do flap ou crescimento epitelial na interface (casos raros), ou ainda por sintomas de olho seco.

VisuMax SMILE: a nova cirurgia refrativa ocular minimamente invasiva

O IOC traz à disposição dos seus pacientes a terceira revolução da Cirurgia Refrativa a Laser, sucedendo o LASIK e o PRK. A grande novidade trazida pelo VisuMax SMILE é a correção do grau utilizando um laser de femtossegundo que age através da Córnea intacta.

Assim, não é necessário confeccionar o flap do LASIK ou realizar a remoção da camada superficial da Córnea (epitélio) como ocorre no PRK. Isso transforma o  VisuMax SMILE na primeira modalidade de Cirurgia Refrativa Ocular minimamente invasiva do mundo.

O resultado prático é um pós-operatório com ainda menos desconforto, menos visão embaçada, menos sintomas de olho seco e redução das raras complicações de um flap como o deslocamento no primeiro dia ou crescimento de células epiteliais na sua interface. As chances de infecção pós-operatórias (que já são baixíssimas com as técnicas LASIK e PRK) ficam menores ainda se forem aplicados os bons cuidados recomendados no pós-operatório, por ser uma cirurgia com menor quantidade de manipulação, através de uma microincisão.

Como saber qual o tipo de Cirurgia Refrativa ideal para o seu caso?

No IOC, você tem à disposição o Laser Center: um andar exclusivamente criado para atender somente os pacientes da Cirurgia Ocular a Laser. Você terá uma equipe de atendentes, técnicas e médicos oftalmologistas especializados na avaliação pré-operatória, tratamento e seguimento pós-operatório.

Nesse local, o seu caso será avaliado com cuidado pela equipe através de uma série de exames pré-operatórios, para indicar qual técnica de Cirurgia Refrativa é a mais benéfica para os seus olhos.

Já realizou sua Cirurgia Refrativa e está com a visão embaçada?

Agende uma consulta no IOC e tenha o seu caso avaliado por um de nossos experientes oftalmologistas. Basta preencher o formulário abaixo e entraremos em contato com você rapidamente.



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
Conectando...
Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
:
:
:
Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
:
:
Esta sessão de chat foi finalizada