Visão Embaçada após Cirurgia Refrativa

No items found.

A Cirurgia Refrativa a Laser é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros e realizados no mundo todo. Apesar de ser um procedimento prático, rápido, seguro e indolor, nos primeiros dias de pós-operatório um leve desconforto e visão embaçada após a Cirurgia Refrativa surgirão. Neste artigo, saiba mais sobre esse fenômeno.

A visão embaçada que surge após uma cirurgia refrativa tem diversas causas. Neste artigo, iremos explorá-las e dar mais detalhes sobre seus tratamentos.

Como a Cirurgia Refrativa é realizada?

Existem diversas técnicas de Cirurgia Ocular Refrativa disponíveis. Todas as técnicas irão modificar de um modo ou de outro a curvatura da Córnea (que é uma lente), feita por disparos de excimer laser ou pelo laser de femtossegundo.No caso do LASIK, é criado o chamado flap: uma fina aba da Córnea, que é colocada de lado para a correção do grau pelo laser nos tecidos corneanos mais internos. Já na modalidade de cirurgia PRK, a porção superficial da Córnea é raspada, também com o laser, dispensando a necessidade de criação do flap.Portanto, o LASIK e o PRK oferecem meios diferentes de se chegar à área da Córnea na qual incidirá o laser para realizar a correção necessária do grau.

Por que ocorre a Visão Embaçada no pós-operatório?

Por conta do procedimento, é comum uma sensação de desconforto nos primeiros dias de pós-operatório, que incluem sensação de corpo estranho (areia) nos olhos e halos de luz, bem como visão embaçada. Isso é natural do processo de recuperação da Córnea após a cirurgia.No caso do LASIK, a sensação de corpo estranho termina em 24 horas na maioria dos casos, durando no máximo 36 horas. No PRK, como é necessária a reepitelização do tecido corneano, a sensação de corpo estranho pode durar em torno de 72 horas.A visão embaçada, tanto no LASIK como no PRK, se dá por conta do edema (inchaço) natural do tecido corneano após uma manipulação cirúrgica. No LASIK, este edema regride 90% dentro das primeiras 24 horas. Os halos na visão são causados por este edema e, por isso, não estarão presentes a partir do 2º dia de pós-operatório.A cirurgia dura alguns segundos. O tempo total na sala cirúrgica (desde entrada, posicionamento, calibração e ajuste do laser para cada olho) dura em torno de apenas 8 minutos.Logo após o procedimento, você já sentirá uma melhora significativa da visão. Assim, a visão embaçada que ocorre após a Cirurgia Refrativa não é relacionada ao grau que foi tratado e sim ao próprio procedimento cirúrgico. Essa visão embaçada será menor dentro de 24 horas e no sétimo dia de pós-operatório a sua resolução já é significativa.No dia seguinte ao procedimento, a visão já é boa o suficiente para dirigir. 90% dos pacientes operados têm visão 20/20 (perfeita) logo no primeiro dia de pós-operatório.Após os primeiros meses de pós-operatório da Cirurgia Refrativa, os resultados definitivos já poderão ser sentidos.

Como reduzir o desconforto pós-operatório?

É importante tomar os cuidados prescritos pelo seu oftalmologista no pós-operatório para o máximo conforto e recuperação. Você deverá aplicar os colírios receitados, no tempo correto, bem como evitar atividades físicas intensas e esportes aquáticos ou piscina nos primeiros 15 dias de pós-operatório, bem como outros cuidados que você pode ver em nosso artigo completo sobre o pós-operatório de Cirurgia Refrativa.As causas de visão embaçada que persistem no pós-operatório podem ser devidos a um resíduo refracional não totalmente corrigido durante o procedimento; por irregularidades no relevo topográfico medido através dos exames; por posicionamento inadequado do flap ou crescimento epitelial na interface (casos raros), ou ainda por sintomas de olho seco.

VisuMax SMILE: a nova cirurgia refrativa ocular minimamente invasiva

O IOC traz à disposição dos seus pacientes a terceira revolução da Cirurgia Refrativa a Laser, sucedendo o LASIK e o PRK. A grande novidade trazida pelo VisuMax SMILE é a correção do grau utilizando um laser de femtossegundo que age através da Córnea intacta.Assim, não é necessário confeccionar o flap do LASIK ou realizar a remoção da camada superficial da Córnea (epitélio) como ocorre no PRK. Isso transforma o VisuMax SMILE na primeira modalidade de Cirurgia Refrativa Ocular minimamente invasiva do mundo.O resultado prático é um pós-operatório com ainda menos desconforto, menos visão embaçada, menos sintomas de olho seco e redução das raras complicações de um flap como o deslocamento no primeiro dia ou crescimento de células epiteliais na sua interface. As chances de infecção pós-operatórias (que já são baixíssimas com as técnicas LASIK e PRK) ficam menores ainda se forem aplicados os bons cuidados recomendados no pós-operatório, por ser uma cirurgia com menor quantidade de manipulação, através de uma microincisão.

Como saber qual o tipo de Cirurgia Refrativa ideal para o seu caso?

No IOC, você tem à disposição o Laser Center: um andar exclusivamente criado para atender somente os pacientes da Cirurgia Ocular a Laser. Você terá uma equipe de atendentes, técnicas e médicos oftalmologistas especializados na avaliação pré-operatória, tratamento e seguimento pós-operatório.Nesse local, o seu caso será avaliado com cuidado pela equipe através de uma série de exames pré-operatórios, para indicar qual técnica de Cirurgia Refrativa é a mais benéfica para os seus olhos.

Já realizou sua Cirurgia Refrativa e está com a visão embaçada?

Agende uma consulta no IOC e tenha o seu caso avaliado por um de nossos experientes oftalmologistas. Basta preencher o formulário abaixo e entraremos em contato com você rapidamente.

Artigos relacionados