Cirurgia Refrativa Ocular a Laser

Tire aqui todas as suas dúvidas sobre a Cirurgia Refrativa Ocular a Laser, o que ela é, quais suas indicações, que técnicas podem ser utilizadas, bem como outras informações sobre pré e pós-operatório e como o procedimento é realizado.

O que é a Cirurgia Refrativa?

A chamada Cirurgia Refrativa é uma das cirurgias oculares mais conhecidas e realizadas no mundo. Como o próprio nome já nos diz, ela é utilizada para a correção dos chamados Erros de Refração oculares, um grupo que incluem quatro distúrbios: a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e a Presbiopia.

Vantagens

  • Liberdade para a prática de atividades na água (natação, mergulho, praia).
  • Fim do sofrimento para se maquiar enquanto está com os óculos.
  • Melhoria na auto-estima e jovialidade.
  • Economia na compra de armações, lentes de óculos e lentes de contato.
  • Não se preocupar mais com a perda dos óculos ou a necessidade de ter mais de um óculos espalhados pelos locais que frequenta.
  • Usar apenas um óculos no cinema 3D.
  • Diminuição de incômodos do uso de lentes de contato como olhos vermelhos, secos e ardência ocular.

Quais as técnicas de Cirurgia Refrativa disponíveis no IOC?

O IOC tem um histórico de pioneirismo em Cirurgia Corretiva a Laser. Utilizamos a mais precisa tecnologia para as várias modalidades de Cirurgia Corretiva a Laser. Uma avaliação criteriosa pré-operatória irá determinar qual o tratamento ideal para cada paciente, buscando-se a melhor qualidade de visão para as atividades de cada um.

Cirurgia LASIK

A técnica LASIK é a Cirurgia Ocular a Laser mais realizada no mundo. Desenvolvida na década de 90, ainda é altamente utilizada pela sua precisão, segurança, praticidade e mínimo desconforto pós-operatório e benefícios duradouros.

No procedimento LASIK, uma fina membrana da córnea (flap) é confeccionada para expor a área que irá receber a ablação do laser. O flap pode ser confeccionado por um aparelho mecânico de alta precisão denominado Microcerátomo ou feito pelo moderno laser de femtossegundo.

Uma vez confeccionado o flap, o Excimer Laser fará a ablação da córnea remodelando o seu formato para a correção do grau existente. Utilizamos o Excimer Laser WaveLight Allegretto Eye-Q, que corrige cada grau em aproximadamente 2 segundos.

Cirurgia PRK

A técnica PRK, também conhecida por Cirurgia Transepitelial de Superfície, é um método avançado de correção do grau totalmente a laser e sem cortes. Ou seja, diferente do LASIK, não requer a confecção de um flap através do uso do microcerátomo.

No modelo de Cirurgia Refrativa PRK, o laser é responsável por remover a porção anterior da Córnea (epitélio) com grande precisão e regularidade. Em seguida, uma nova aplicação a laser é realizada na porção mais interna da Córnea (estroma) para corrigir o grau.

Contoura

A inovadora técnica Contoura para Correção de Grau é o nome dado ao LASIK guiado por Topografia de Córnea. Através do Contoura, até 40% dos pacientes operados terão uma visão superior àquela que tinham com o uso dos seus óculos.

Na Topografia de Córnea, sutis imperfeições no sistema óptico podem ser identificadas na avaliação pré-operatória, que não são descobertas no momento da avaliação do grau dos óculos.  Assim, mesmo que o paciente tenha graus iguais em ambos os olhos, cada olho será operado de maneira distinta, respeitando até mesmo as variações mais sutis.

Com a Cirurgia Contoura, alguns defeitos de Refração antes considerados inoperáveis, como sequelas de cirurgias antigas que utilizavam o bisturi de diamante, agora podem ser corrigidos.

VisuMax SMILE

O IOC traz à disposição dos seus pacientes a terceira revolução da Cirurgia Refrativa a Laser, sucedendo o LASIK e o PRK. A grande novidade trazida pelo VisuMax SMILE é a correção do grau utilizando um laser de femtossegundo que age através da Córnea intacta.

Assim, não é necessário confeccionar o flap do LASIK ou realizar a remoção da camada superficial da Córnea (epitélio) como ocorre no PRK. Isso transforma o  VisuMax SMILE na primeira modalidade de Cirurgia Refrativa Ocular minimamente invasiva do mundo.

O resultado prático é um pós-operatório com ainda menos desconforto, menos sintomas de olho seco e redução das raras complicações de um flap como o deslocamento no primeiro dia ou crescimento de células epiteliais na sua interface. As chances de infecção pós-operatórias (que já são baixíssimas com as técnicas LASIK e PRK) ficam menores ainda, por ser uma cirurgia com menor quantidade de manipulação, através de uma microincisão.

Femto-LASIK

A tecnologia do laser de femtossegundo existente no novo Laser VisuMax pode ser utilizado em substituição ao microcerátomo para a realização do flap no método de Cirurgia Refrativa LASIK. O flap ou aba, é uma fina camada da superfície da Córnea que precisa ser levantada para a aplicação do laser que irá corrigir o grau. Este flap pode ser criado de forma mecânica por um aparelho de alta precisão chamado Microcerátomo, ou feito pelo novo Laser de Femtossegundo. O laser traz algumas vantagens sobre o Microcerátomo, em termos de tecnologia e precisão. O que se nota são flaps ainda mais regulares e com uma previsibilidade de resultados superior.

PresbyLASIK

A técnica PresbyLASIK, é a nova alternativa de tratamento para portadores de Presbiopia. Essa inovadora técnica permite que pacientes tratados para Presbiopia possam enxergar bem em todas as distâncias após o procedimento, sem a necessidade do uso de óculos, sejam eles bifocais ou multifocais.

LASIK guiado por Topografia

Nenhum olho é igual ao outro: nem mesmo na mesma pessoa. Utilizando as informações colhidas no pré-operatório pelas máquinas Wavefront Analyzer, Topolyzer e Oculyzer Pentacam, dados da Topografia de Córnea são enviados ao laser que realizará a cirurgia pela técnica LASIK (no IOC, o Excimer Laser Allegretto Eye-Q 400 Hz). Com isso, a área de aplicação do laser (área de ablação) é personalizada de acordo com as irregularidades presentes na córnea, pela presença de aberrações ópticas e pelo tamanho da pupila de cada paciente. O resultado é uma cirurgia altamente personalizada para cada olho operado.

Tire suas dúvidas sobre Cirurgia Refrativa

A sessão abaixo apresenta respostas às dúvidas mais frequentes que encontramos dos pacientes interessados em se submeter a uma Cirurgia Refrativa. Elucide suas questões de maneira prática e rápida.

Vamos agendar
a sua consulta?





Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
Conectando...
Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
:
:
:
Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
:
:
Esta sessão de chat foi finalizada