Tempo de ruptura do filme lacrimal. É o teste utilizado para verificar a estabilidade do filme lacrimal, normalmente se rompe entre os 15 e os 40 segundos.
O globo ocular é provido de um sistema restritivo de permeabilidade, isto é, nele existem barreiras entre o sangue e os fluidos oculares. As barreiras são diferentes para os segmentos anterior e posterior.
Mede o comprimento do eixo axial do globo ocular, no sentido ântero-posterior. É utilizada para o cálculo do poder da lente intraocular numa cirurgia de catarata.
Exame ocular do paciente através de um microscópio óptico com aumentos variáveis do tamanho da imagem.
Inflamação aguda ou crônica, conhecida popularmente como “caspas dos cílios”, que ocorre na epiderme do bordo livre palpebral, na linha dos cílios. É frequente e recidivante.
Excesso de pele na região da pálpebra superior. Tem caráter hereditário, ocorrendo após episódios de edema palpebral na infância.
Presença de espasmos nas pálpebras.
Má formação que acomete o desenvolvimento das pálpebras, caracterizando-se pelo estreitamento da abertura dos olhos, ptose (pálpebras caídas) e epicanto invertido (pele da pálpebra inferior voltada para cima).
Cirurgia plástica que consiste na remoção do excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras, tanto na inferior quanto na superior, ou a correção de ambas.
Ocorre quando a pupila bloqueia a passagem do humor aquoso, criando uma pressão diferencial suficiente para empurrar a íris para frente.
Ou hidroftalmia, malformação congênita caracterizada por uma distensão do globo ocular, devida ao aumento da pressão intraocular.
O furo/buraco estenopeico é usado no exame de refração ocular, nas armações de prova ou no Greens, para verificar se o olho examinado oferece possibilidade de melhora na acuidade visual.