Hipermetropia

Dificuldade para enxergar de perto

O que é a Hipermetropia?

A Hipermetropia (ou Hiperopia) é um dos Erros de Refração do olho humano.

Ela é caracterizada por uma dificuldade para enxergar de perto, enquanto os objetos distantes permanecem nítidos. Algumas pessoas podem não perceber o problema, especialmente nos estágios iniciais e nos jovens. Já nos portadores de Hipermetropia mais severa, tanto a visão de perto como a de longe pode não ter nitidez.

O que causa a Hipermetropia?

O olho hipermétrope é menor do que um olho de tamanho normal. Por isso, o foco das imagens acontece atrás da Retina, o que resulta no sintoma da visão embaçada para perto.

O caminho da luz dos objetos que irão gerar nossa visão passam pelas duas lentes naturais do olho: a Córnea (mais externa) e o Cristalino (mais interno). Para que a visão dos objetos seja nítida, a focalização dos raios de luz deve coincidir exatamente com a Retina. Os olhos hipermétropes são mais curtos e por isto as imagens se focalizam atrás da Retina.

Quando isso não acontece, surgem os Erros de Refração, como é o caso da Hipermetropia.

Quem é afetado?

Em torno de 5 a 10% da população é afetada pela Hipermetropia. Ela pode surgir tanto na infância como em adultos. Aqueles que apresentam parentes de primeiro grau com o problema, têm maiores chances de desenvolver essa alteração.

Quais são os sintomas?

Geralmente, crianças e adultos conseguem tolerar até +3.00 D (“três graus”) de Hipermetropia sem a necessidade de uso de óculos.

Isso é diferente da Miopia (dificuldade para enxergar de longe), onde alterações menores como -2.00 D (“dois graus”) já podem atrapalhar significativamente a visão.

Além da dificuldade para enxergar de perto, portadores de Hipermetropia também podem apresentar outros sintomas:

  • Dores de cabeça;
  • Fadiga ocular (chamada tecnicamente de Astenopia);
  • Dor ocular.

A falta de tratamento traz consequências?

A Hipermetropia, quando em graus avançados nas crianças, pode trazer prejuízos à visão a longo prazo. Devido à dificuldade para enxergar de perto, ela pode levar ao esforço excessivo para focar objetos próximos.

O resultado pode ser o desenvolvimento do Estrabismo que, em casos avançados e sem tratamento, pode levar ao surgimento da Ambliopia ou “Olho Preguiçoso”, que afeta 3-5% das crianças e pode atrapalhar o pleno desenvolvimento da visão se não tratada.

Quais são as formas de tratamento da Hipermetropia?

Óculos de grau

É o tipo de tratamento mais difundido e usado para correção da Hipermetropia. Recomendado a todas as idades, especialmente para Hipermetropias acima de três graus. Nas crianças, evita o desenvolvimento de Estrabismo e consequente Ambliopia.

Lentes de contato

As lentes de contato são alternativas aos óculos, especialmente para quem não deseja utilizá-los devido a questões estéticas ou por perder os óculos. Requer atenção e higiene especiais para evitar problemas oculares.

Cirurgia Refrativa

A Cirurgia Refrativa a Laser é o único tratamento definitivo da Hipermetropia. O IOC oferece a mais moderna tecnologia de correção ocular a laser, contando com as modalidades LASIK, PRK, Contoura e Cirurgia guiada por topografia para corrigir sua Hipermetropia.

Quais as vantagens da Cirurgia Refrativa?

Único tratamento definitivo para Hipermetropia

Alternativa ao uso de óculos e lentes de contato

Independência dos óculos para tarefas de perto, como a leitura

Rápido retorno às atividades como esportes de contato e aquáticos

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório da Cirurgia Refrativa varia de acordo com a técnica empregada.

Na técnica LASIK, é normal uma sensação de corpo estranho, leve ardência e lacrimejamento nas primeiras horas. O uso dos colírios diminui estes sintomas, que duram poucas horas e desaparecem por completo, na maioria das pessoas, no dia seguinte ao procedimento.

Já a técnica PRK, indicada para pacientes portadores de uma Córnea muito fina (o que contraindica a técnica LASIK), a recuperação é um pouco mais lenta, mas em torno de 5 dias os sintomas desaparecem.

Ao passar pelo IOC, nossa equipe experiente se encarregará de realizar os exames pré-operatórios com tecnologia de ponta e recomendar as melhores opções de tratamento refrativo para o seu caso.

Vamos agendar
a sua consulta?