Cirurgia PRK

Cirurgia ocular a laser sem cortes

Cirurgia de Superfície

A cirurgia PRK, assim como a técnica LASIK, é uma das várias tecnologias disponíveis no IOC para a realização da cirurgia refrativa ocular a laser, capaz de corrigir o grau de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e também a Presbiopia. Neste artigo, conheça os detalhes desta cirurgia, como ela é realizada, quais os cuidados pós-operatórios e como ela pode ser personalizada.

O que é a cirurgia PRK?

PRK é a sigla em inglês para Photorefractive Keratectomy ou, em português, Ceratectomia Fotorrefrativa. Esta cirurgia, assim como a LASIK e todas as modalidades de Cirurgia Refrativa, é utilizada para corrigir o grau dos Erros de Refração, podendo o paciente submetido à cirurgia dispensar o uso de óculos após o procedimento.

O PRK ou Cirurgia Transepitelial corrige o grau sem a necessidade da criação de um flap. O Laser é aplicado diretamente sobre o epitélio para em seguida corrigir o grau. O epitélio removido pelo laser se regenera em 4 dias, período que pode ser acompanhado de certo desconforto.

Indicações da cirurgia PRK

A cirurgia PRK ou Transepitelial entrega a mesma qualidade de visão que os outros tratamentos, o que muda é a técnica de acesso à Córnea. É uma alternativa a cirurgia LASIK, principalmente nos portadores de córneas mais finas.

Como funciona o método PRK?

Este procedimento difere da técnica LASIK pela ausência de um flap para tratamento da Córnea pelo laser. Não existe um corte da camada mais superficial da Córnea para exposição da área de tratamento: o próprio laser irá remover a primeira camada de células da Córnea, e na sequência corrige o grau planejado.

É um procedimento realizado 100% pelo laser. Da mesma forma é feito por anestesia só de gotas de colírio, é indolor, e a aplicação do laser também é muito rápida: apenas de dois segundos por grau.

Pós-operatório da cirurgia PRK

A melhora na qualidade de visão já é notada logo após a cirurgia, mas melhora muito após o quarto dia, quando é realizada a remoção da lente de contato terapêutica adaptada ao término da cirurgia.

O paciente operado pelo PRK terá desconforto maior nas primeiras 24 hs, com melhora progressiva até o terceiro dia, quando a epitelização de toda córnea acontece por completo.

O desconforto acontece pela sensação de corpo estranho, lacrimejamento, ardência e sensibilidade a luz, sintomas estes que tem melhora de 90% nas primeiras 24 hs.

Uma lente de contato também será colocada nos olhos submetidos à cirurgia de PRK, para que o processo de reepitelização (reconstrução da camada mais superficial da Córnea que foi removida antes da ablação) ocorra de maneira uniforme e adequada.

Alguns cuidados serão importantes após a cirurgia PRK:

  • Evitar coçar os olhos;
  • Utilizar os colírios de antiinflamatórios e antibióticos prescritos pelo Oftalmologista;
  • Evitar o uso de maquiagem nas primeiras duas semanas após o procedimento, para reduzir o risco de infecções oculares;
  • Utilizar as lentes de contato terapêutica nos primeiros quatro dias até a reepitelização completa da Córnea, sem removê-las.
  • Evitar esportes aquáticos, uso de piscinas e exercícios intensos nos primeiros 15 dias de pós-operatório.

Cirurgia PRK personalizada

Cada olho é único: mesmo os olhos de uma mesma pessoa são diferentes entre si, cada um com suas características.

Por isso, no IOC, nós realizamos a cirurgia PRK personalizada: através de detalhados exames como a topografia da Córnea, realizados na avaliação pré-operatória, informações importantes sobre o relevo da sua Córnea em diferentes pontos são captados e estes dados são repassados ao laser, que irá realizar a ablação para corrigir o grau necessário.

Os resultados da cirurgia PRK personalizada pela topografia são muito superiores ao procedimento padronizado, resultando em uma melhor qualidade da visão após o procedimento.

Deseja saber se você tem indicação para realização da cirurgia refrativa ocular a laser, seja pelo método PRK, seja pelo LASIK ou outros métodos? Agende sua consulta no IOC através do formulário abaixo e venha fazer uma avaliação. Estaremos esperando pela sua visita.

Conheça outros Procedimentos do IOC:

Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar