Astigmatismo

Dificuldade para enxergar de perto e de longe

O que é o Astigmatismo?

O Astigmatismo é um dos Erros de Refração que podem estar presentes no olho humano. É o nome dado ao surgimento de imperfeições na curvatura da Córnea (lente mais externa do olho) ou do Cristalino (a lente mais interna do olho).

Para que nossa visão seja nítida, os raios de luz devem chegar até a Retina de maneira uniforme. Quando surgem imperfeições nas lentes do olho humano, eles atingem a Retina em diferentes pontos, causando visão borrada tanto para perto como para longe. Pessoas de todas as idades podem ser afetadas, e estima-se que pelo menos 30% da população seja portadora desta condição.

Imagine que, para ter uma visão nítida, o seu olho deve ter a superfície dessas lentes de modo regular, como uma bola de futebol. Se existe um eixo mais curvo do que outro (como numa bola de futebol americano), os raios de luz vão dobrar-se e atingir a Retina em pontos diferentes. Observe a imagem abaixo para entender melhor:

Entenda aqui mais sobre ela e as diversas modalidades de tratamento que temos disponíveis.

O Astigmatismo tem causa?

A visão borrada do Astigmatismo é causada por irregularidades na superfície das lentes do olho humano: a Córnea e o Cristalino.

Ainda não se sabe o que faz com que o olho humano possa apresentar estas variações, nem por que algumas pessoas desenvolvem irregularidades na superfície da Córnea ou do Cristalino, enquanto outras não.

O que se sabe é que pessoas que têm parentes de primeiro grau portadores de Astigmatismo têm uma chance aumentada de desenvolver o distúrbio.

Um mito muito comum é achar que o Astigmatismo pode piorar ao “forçar a vista” com a leitura em um ambiente pouco iluminado ou sentar muito próximo da televisão. Isso não é verdade.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma do Astigmatismo é a visão borrada para objetos tanto de perto como de longe. Portadores desta condição também podem apresentar:

  • Fadiga ocular
  • Dores de cabeça
  • Estrabismo (“ficar vesgo”) para tentar enxergar corretamente
  • Visão dupla
  • Desconforto ocular

Além disso, é comum que o Estrabismo também se associe a outros Erros de Refração, como a Miopia ou a Hipermetropia.

A maior parte dos portadores de Astigmatismo possuem grau entre 0,5 a 0,7 Dioptrias. Quando apenas o Astigmatismo está presente (sem Hipermetropia ou Miopia), os sintomas tendem a surgir a partir de 1,5 grau e indicam o uso de lentes corretivas ou tratamento definitivo.

Óculos de grau

O tratamento mais comum para correção do Astigmatismo é o uso de óculos. As lentes para o Astigmatismo apresentam um grau adicional, o chamado “grau cilíndrico”, juntamente com o eixo onde ocorre o Astigmatismo (que vai de 0 a 180º).

Lentes de contato

As lentes de contato tóricas ou rígidas também são uma segunda opção para tratar o Astigmatismo. Assim como na prescrição para óculos de grau, é necessário especificar o grau cilíndrico e o eixo do Astigmatismo para um uso correto das lentes de contato. Nestes casos, elas costumam ter um preço superior às lentes de contato apenas para Miopia ou Hipermetropia isoladas.

Cirurgia Refrativa

O Astigmatismo pode ser tratado através da Cirurgia Refrativa, o único tratamento capaz de corrigir definitivamente o Astigmatismo, acompanhado ou não de Miopia ou Hipermetropia. Para isso, dispomos das técnicas e equipamentos mais avançados na área, desde o LASIK e o PRK até o VisuMax SMILE, a mais moderna tecnologia de Cirurgia Ocular a Laser minimamente invasiva.

Quais as vantagens da Cirurgia Refrativa?

Único tratamento definitivo para Astigmatismo

Alternativa ao uso de óculos e lentes de contato

Independência dos óculos para tarefas de perto, como a leitura

Rápido retorno às atividades como esportes de contato e aquáticos

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório da Cirurgia Refrativa varia de acordo com a técnica empregada.

Na técnica LASIK, é normal uma sensação de corpo estranho, leve ardência e lacrimejamento nas primeiras horas. O uso dos colírios diminui estes sintomas, que duram poucas horas e desaparecem por completo, na maioria das pessoas, no dia seguinte ao procedimento.

Já a técnica PRK, indicada para pacientes portadores de uma Córnea muito fina (o que contraindica a técnica LASIK), a recuperação é um pouco mais lenta, mas em torno de 5 dias os sintomas desaparecem.

A novidade no IOC, desde 2018, é a disponibilidade do VisuMax SMILE, nova tecnologia da Zeiss com laser de femtossegundo e primeira modalidade de Cirurgia Refrativa minimamente invasiva. Ela é capaz de realizar a correção do grau de Astigmatismo através de através de uma microincisão de aproximadamente 2 mm, proporciona menos desconforto no pós-operatório e permite um retorno mais rápido às atividades diárias, em comparação com outros procedimentos.

Entre em contato com o IOC para agendar sua avaliação. A partir dela, você poderá saber se é um candidato à Cirurgia Refrativa e quais as modalidades de tratamento que melhor se encaixam às suas necessidades.



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
Conectando...
Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
:
:
:
Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
:
:
Esta sessão de chat foi finalizada