Miopia

Dificuldade para enxergar de longe

O que é a Miopia?

A Miopia é um dos diferentes tipos de Erros de Refração do olho humano. Ela tem como principal sintoma a dificuldade para enxergar objetos à distância, enquanto que a visão de perto está intacta.

A Miopia é o problema ocular mais comum: estima-se que 1,5 bilhão de pessoas ao redor do mundo tenham o problema, cujos sintomas iniciais costumam surgir na infância. Nesta página do IOC, venha conhecer mais sobre este distúrbio de Refração e como o seu tratamento é realizado.

O que causa a Miopia?

Na Miopia, o olho costuma ter um tamanho maior do que o de um olho normal. Por conta desta alteração, as imagens são focadas à frente da Retina. Isso leva a uma visão embaçada para objetos à distância. Essencialmente, a Miopia é uma condição contrária à Hipermetropia, outro distúrbio de Refração onde existe dificuldade para enxergar objetos de perto, por conta de um olho menor que o normal.

Em casos menos comuns, o Cristalino (a lente interna do olho) pode ter uma potência maior do que o esperado.

O caminho da luz dos objetos que irão gerar nossa visão passam pelas duas lentes naturais do olho: a Córnea (mais externa) e o Cristalino (mais interno). Para que a visão dos objetos seja nítida, a focalização dos raios de luz deve coincidir exatamente com a Retina. Os olhos míopes, portanto, são mais curtos e por isto as imagens se focalizam na frente da Retina.

Hoje, sabemos que a causa da Miopia é multifatorial. Parece que pessoas que ocupam a maior parte do tempo com atividades que utilizam a visão para perto apresentam maior risco de desenvolver esta condição. Além disso, a Miopia têm se tornado cada vez mais comum. Isso levou alguns estudiosos a considerarem que as consequências da urbanização, como o aumento do tempo gasto em casa, nos computadores e celulares, têm contribuído para o aumento do número de casos de Miopia.

Quem é afetado?

Em torno de 1,5 bilhão da população do mundo é afetada pela Miopia. Fatores de risco incluem mais tempo ocupando-se com atividades que requerem a visão de perto, pouco tempo gasto fora de casa e pouca exposição solar. Além disso, quem tem parentes de primeiro grau míopes também tem chance aumentada de desenvolver a doença.
A maior parte dos portadores de Miopia tem um distúrbio leve: aproximadamente 2 em cada 3 míopes terão menos de 2 Dioptrias (“graus”) de Miopia e 95% dos pacientes apresentam menos de 6 graus.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma da Miopia é a dificuldade para enxergar de longe. Isso pode vir associado a dores de cabeça e fadiga ocular.

Pacientes portadores de alguma complicação devido ao alto grau de Miopia (casos mais raros) podem apresentar ainda distorções visuais decorrentes de algum acometimento na Retina.

Existem complicações?

A presença de graus avançados da condição é chamada de Miopia patológica ou degenerativa, que pode trazer danos adicionais à visão. A Miopia de alto grau pode levar ao Descolamento de Retina, Glaucoma e a Degeneração Macular, a longo prazo.

Algumas destas condições, em raros casos, podem levar à cegueira. Estas são situações de exceção e podem ser prevenidas com sucesso quando a Miopia patológica é detectada a tempo, o que ocorre na imensa maioria dos pacientes.

A Miopia também pode aumentar o risco de desenvolver Catarata.

Como a Miopia é tratada?

Óculos de grau

Este é o tratamento mais comum e simples para corrigir a Miopia. Ele é recomendado para todas as idades e é o tratamento de escolha para crianças, até que possam ser cogitados outros tratamentos. Através de uma avaliação oftalmológica simples, os óculos já podem ser prescritos e começarem a ser utilizados.

Lentes de contato

São as alternativas mais comuns aos óculos para o tratamento da Miopia. A partir da adolescência, quando atingem maturidade para lidar com as lentes elas podem ser indicadas. Os usuários devem evitar descuidos com higiene, que podem acarretar problemas adicionais à visão como o surgimento de infecções.

Cirurgia Refrativa

O tratamento definitivo da Miopia é realizada através da Cirurgia Refrativa a Laser. O IOC é pioneiro em trazer novas tecnologias de Cirurgia Refrativa para o Brasil. Hoje, oferece a seus pacientes diversas modalidades de correção do grau, como  os tradicionais LASIK e PRK. Desde 2018, oferece também a mais nova evolução da Cirurgia Refrativa: o VisuMax SMILE.

Quais as vantagens da Cirurgia Refrativa?

Única correção definitiva da Miopia

Abandone os óculos e as lentes de contato

Independência dos óculos para o seu dia-a-dia

Rápido retorno às atividades como esportes de contato e aquáticos

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório da Cirurgia Refrativa varia de acordo com a técnica empregada.

Na técnica LASIK, é normal uma sensação de corpo estranho, leve ardência e lacrimejamento nas primeiras horas. O uso dos colírios diminui estes sintomas, que duram poucas horas e desaparecem por completo, na maioria das pessoas, no dia seguinte ao procedimento.

Já a técnica PRK, indicada para pacientes portadores de uma Córnea muito fina (o que contraindica a técnica LASIK), a recuperação é um pouco mais lenta, mas em torno de 5 dias os sintomas desaparecem.

O IOC mantém sua tradição de trazer novas tecnologias de Cirurgia Refrativa com pioneirismo à sua clínica. Desde 2018, oferecemos aos nossos pacientes a terceira evolução da Cirurgia Refrativa: o VisuMax SMILE. Capaz de realizar a correção do grau através de uma Córnea intacta, criando uma lentícula no seu interior e removendo através de uma mínima incisão de aproximadamente 2 mm, proporcionando menos desconforto no pós-operatório e permite um retorno mais rápido às atividades diárias, em comparação com outros procedimentos. Pacientes com alta Miopia ou com baixas curvaturas de Córnea que não podem ser operados por outras técnicas de laser são os grandes beneficiários da cirurgia SMILE.

Agende sua consulta hoje no IOC e venha ver se você é um candidato ao VisuMax e à Cirurgia Refrativa.



Vamos agendar
a sua consulta?

(41) 3322-2020

clique para ligar

Entre em contato

Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Dúvidas? Converse conosco ao vivo
Seja bem-vindo(a) ao IOC. Como posso lhe ajudar?
Conectando...
Nenhum dos nossos operadores estão disponíveis no momento. Deixe sua mensagem abaixo e responderemos por email assim que possível.
Nossos operadores estão ocupados. Por favor, tente novamente mais tarde
:
:
:
Você tem uma dúvida? Escreva para a gente!
:
:
Esta sessão de chat foi finalizada